Finados

(adaptado do texto do Pr Fábio dos Santos)

"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro..." (I Tess 4:16) - NVI.

Segundo a Enciclopédia Online Wikpédia, o Dia
dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao Dia de Todos-os-Santos.

Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.

No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.

O Brasil por ser um país predominantemente católico, adotou essa data como feriado nacional segundo as leis n°10.607/02 e n° 662/49.

Os protestantes e evangélicos não recomendam a oração pelos mortos por que essa doutrina é desprovida de apoio Bíblico. Já os católicos afirmam haver respaldo no Livro de II Macabeus 12,43-46, mas a canonicidade desse livro não é reconhecida pela maioria das religiões cristãs.

É durante o estado de vida, que o ser humano é convidado a aceitar a salvação pela fé em Cristo Jesus (Gal 2:16; Atos 4:12; I João 5:11-12) e aguardar o dia da gloriosa ressurreição onde Deus chamará os que dormem para devolver-lhes a vida (I Tess 4:16-17, I Cor 15:51-54). Mas não há nada que se possa fazer para ajudar alguém a aceitar essa verdade, depois de descer a sepultura.

O motivo é que para alguém ser salvo, é necessário crer em Jesus, pois sem Jesus somos pecadores perdidos (Rom 3:23; 6:23); confessar sua condição pecaminosa (I João 1:9; Miq 7:18,19) e arrepender-se dos seus pecados (Atos 3:19; I João 1:9). Porém os mortos estão inconscientes, “não sabem coisa alguma”, não pensam, nem agem (Eclesiastes 9:5, 6 e 10; Salmo 146:4). Como pode então, um morto, crer, confessar e arrepender-se em seu estado mortal?

O apóstolo João declarou em Apocalipse 14:13 - Felizes (Bem Aventurados) são os mortos que descansaram no Senhor... ou seja; durante o estado "vivo" (Racional), tomaram a decisão por aceitar o plano da salvação. A felicidade é creditada pelo fato de que um dia Deus devolverá a vida a estas pessoas e por isso, a morte é comparada para estes, como um sono.

Embora muitos no dia 02 de novembro, tenham vertido lágrimas diante dos túmulos pela ausência afetiva e pessoal de um familiar ou amigo falecido, a Bíblia não nos deixou sem esperança. A morte não será um fim em si mesma para aqueles que morreram em Cristo. Resta uma esperança a estas pessoas e a todos que crêem.

“Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e o que é mortal se revista da imortalidade... Então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Corintios 15:51-55).

É preciso valorizar mais os vivos e não os mortos. Os vivos podem tomar a decisão por Jesus enquanto são vivos, mas os mortos já estão com o destino selados pelas escolhas que fizeram em vida. Isso não que dizer que que as boas lembranças de um falecido devam ser esquecidas. Assim como contamos lindas histórias de personagens bíblicos já falecidos, creio que existam milhares de pessoas que deixaram um bom legado e cujo testemunho ainda soa como exemplo de vida.

Certa vez uma mulher me contou que o seu esposo nunca a presenteou com flores e rosas, mas que no dia de finados, os parentes já falecidos, recebiam homenagens que ela nunca recebera durante os longos anos de vida conjugal. Essa mulher clamava por socorro: "Eu estou viva e preciso de atenção".

Olhe ao seu redor e verás pessoas carentes de bons relacionamentos, apoio, carinho, amor, atenção, mas principalmente, de encorajamento, para "Buscarem o Senhor enquanto se pode achar..." (Isa 55:6).

Concentre os seus esforços por aqueles que ainda estão debaixo do sol (os vivos) e que almejamos encontrá-los um dia no céu. Hoje mesmo, leve a estas pessoas um presente. Pode até ser uma flor, uma rosa, mas não se esqueça do principal, o melhor presente, Aquele que é a ressurreição e a vida - Cristo Jesus.

REFLEXÃO: "... depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre" (I Tess 4:17) - NVI.

Fonte: www.nistocremos.net

O senhor nos eleva acima das crises

(adaptado do texto de "provai e vede")

Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hebreus 4:16)

Persival e Vera Lautert foram convidados pela Missão Paulista do Vale para participarem do Programa 40 Madrugadas de Intimidade com Deus. Decidiram que às 5h iriam levantar para orarem por uma pessoa especial e sempre neste horário Deus os despertava, nunca foi necessário o uso de despertador. Como eram novos na cidade, o grupo de amigos era pequeno e decidiram orar por Mércia Mendes, vizinha de apartamento.

Mércia estava passando por um problema muito grave. Seu esposo trabalhava numa empresa de aviação por 14 anos e com a crise aérea que estava acontecendo ele perderia o trabalho.
- Deus, fala conosco! Meu marido precisa de outra empresa para trabalhar, mostra-nos qual é a saída! - suplicava ela.

No mesmo instante ouve Vera abrir a janela e dizer: Mércia, aqui em casa, estamos orando por você, por 40 madrugadas você é a pessoa que escolhemos para orar.

Ah! Foi uma resposta imediata pensou Mércia e lhe respondeu: Muito obrigada! Estou precisando mesmo, e quando receber a bênção vou te contar.

Fiquei tão feliz – conta ela- Alguém está orando por mim! Tem alguém que acorda de madrugada e se importa comigo! Ela poderia ter escolhido uma pessoa de sua família, ou mesmo uma pessoa de sua igreja, mas escolheu a minha família! Isto me deu uma tranquilidade muito grande. “Deus está nesse negócio, a resposta vai chegar logo.”

E assim, todas as madrugadas eles oravam e Mércia ouvia os passos do casal se dirigindo a sala para conversarem com Deus, pois moravam no apartamento superior ao dela.
Os filhos estavam preocupados porque o papai perderia o emprego, entretanto a mamãe os encorajava: “Não se preocupem, ali em cima eles estão orando por nós.

Antes mesmo de dez dias de oração o marido chegou muito feliz, havia recebido o convite de três empresas para trabalhar, sendo uma delas no exterior.

A empresa que ele trabalhava fez o acerto de tudo o que ele tinha direito e após uma semana já estava trabalhando em outra organização.

A oração faz a diferença; devemos buscar mais a Deus, Ele continua operando milagres – diz Vera.

REFLEXÃO: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7)
.

A saúde que provém da fé

“Ele disse: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara” (Êxodo 15:26).

O Pr. Matias Morais, distrital de Jd. Lilah – SP, nos conta estas duas lindas experiências como prova de que Deus é fiel conosco, quando cumprimos o que Ele nos ordenou.

Em 1999 fui pastor distrital de Jd. Vaz de Lima, região do Capão Redondo, SP. Conheci a irmã Elizabete Pereira dos Santos que há vários anos sofria de enxaqueca, o que prejudicava seu desempenho profissional e também como dona-de-casa. Tinha passado em consulta por vários médicos que constataram através de exames não haver nenhum problema físico ou orgânico que causasse a doença.

Certa tarde, ao visitá-la, perguntei se desejava experimentar modificar alguns hábitos alimentares, assegurando-lhe obter melhor qualidade de vida. Ao aceitar o desafio, sugeri as seguintes modificações: evitar gorduras animais e frituras, bolos, excesso de açúcar, não comer fora de hora, refeição da noite bem leve, consumir bastante água.

Ela levou a sério e colocou em prática essas orientações. Em pouco tempo a enxaqueca desapareceu. Hoje goza de boa saúde trabalha numa das escolas da rede adventista.

Coincidentemente, a irmã de Elizabete também tinha um problema de saúde bem mais grave. Aos doze anos de idade Miriam Pereira dos Santos começou a ter movimentos involuntários, provavelmente seqüelas do parto traumático e com 18 anos usava cadeira de rodas. Quando conheci a Miriam ela estava com 30 anos e totalmente dependente da cadeira de rodas e da família. Embora tivesse acompanhamento médico não lhe davam esperança do quadro se modificar.

Mas apesar de suas limitações, sempre tinha um sorriso no rosto. Fez sessões de fisioterapia por um ano na Clínica do UNASP-SP em 2001, obtendo certa melhora. Mas só no final de 2004 ela decidiu seguir a dieta ideal, recomendada por Deus no Espírito de Profecia e passou a fazer exercícios.

Faz sete meses que Miriam vai à igreja a pé, feliz e confiante, e dá testemunho da fidelidade do Senhor em curar as enfermidades daqueles que obedecem aos Seus ensinos.

Como pastor distrital, procuro sempre apresentar a reforma de saúde por onde passo e tenho observado quão grandes maravilhas Deus opera quando seguimos Suas orientações. “A fé é um conquistador mais poderoso do que a morte. Se o doente puder ser levado a fixar com fé os olhos no poderoso Médico, verá maravilhosos resultados. Ela trará vida ao corpo e à alma” (A Ciência do Bom Viver, p. 62).

REFLEXÃO: “Deus deseja que alcancemos a norma de perfeição que o dom de Cristo nos tornou possível. Ele nos convida a fazer nossa escolha do direito, para nos ligarmos com os instrumentos celestes, adotarmos princípios que hão de restaurar em nós a imagem divina. Na palavra escrita e no grande livro da natureza, Ele revelou os princípios da vida. É nossa obra obter conhecimento desses princípios e, pela obediência, cooperar com Ele na restauração da saúde do corpo bem como da alma. Os homens precisam saber que as bênçãos da obediência, em sua plenitude eles só podem fruir à medida que receberem a graça de Cristo. É Sua graça que dá ao homem poder para obedecer às leis de Deus. É isso que o habilita a quebrar as cadeias do mau hábito. Esse é o único poder que pode colocá-lo e conservá-lo firme no caminho do direito” (A Ciência do Bom Viver, p. 114.4).
.
.

Os três espíritos imundos

(adaptado do texto do Pr. Gilson Medeiros)

"Então, vi sair da boca do dragão, da boca
da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso" (Apoc. 16:13-14).

Ontem foi o dia da "padroeira do Brasil". Em todo o país, milhares de pessoas prestaram suas homenagens àquela que é considerada a "Mãe de Deus e de todos os brasileiros".

Além de Maria, mãe de Jesus, dezenas de outros personagens são considerados como "santos" pelos católicos. Aqui no Nordeste, por exemplo, dois dos mais conhecidos são o Frei Damião e o Padre Cícero. Mas existem outros... alguns ainda não reconhecidos oficialmente pela Sé Católica, mas já consagrados pela crendice popular.

Em um telejornal aqui de minha cidade, hoje pela manhã, uma católica foi entrevistada para dar testemunho sobre sua fé um determinado "santo" local. Segundo a senhora, tudo que ela pede a este santo ela alcança (as "graças", como eles dizem!), e ela explicou da seguinte maneira a fé que ela tem no "santo": "Eu tenho muita fé no Padre Ibiapina, porque tudo que pedimos a ele, ele pede a Nossa Senhora, e ela intecede por nós junto a Jesus".

Na crendice popular, incentivada pela teologia romana, os "santos" são pessoas especiais que viveram entre nós, e hoje, após morrerem, ocupam uma posição de destaque no Céu, e têm "autoridade moral" para intercederem em favor dos suplicantes.

A base para este tipo de absurdo está exatamente na doutrina de que a alma é imortal, e de que ela continua viva (no Céu, no Purgatório ou no Inferno) logo após a morte.

Imortalidade da alma

Esta talvez tenha sido a falácia mais bem divulgada em toda a História da Humanidade: "É certo que não morrereis..." (Gên. 3:4).

Isso me fez lembrar que, assim como o sábado e outros temas proféticos de maior "empolgação" por parte de muitos Adventistas, não podemos relaxar na pregação de que a alma morre sim, segundo a Bíblia, e de que todos os que já morreram, com exceção de alguns que a próprio Bíblia menciona, estão dormindo nas sepulturas, aguardando o dia da ressurreição.

Os Adventistas são um dos poucos grupos religiosos mundiais (um outro são os Testemunhas de Jeová) que mantém esta fé bíblica. Praticamente todos os demais cristãos e não-cristãos crêem na imortalidade da alma de alguma maneira.

O reflexo de tal crença anti-bíblica aflora em momentos como os que descrevi acima, quando as pessoas recorrem aos "mortos" para solucionarem problemas que estes não poderão resolver.

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento" (Ecles. 9:5).

Naquela união diabólica descrita no Apocalipse, um dos "espíritos imundos" representa exatamente estes ensinos espiritualistas da imortalidade da alma. Como bem profetizou Ellen White, a guarda do domingo e a imortalidade da alma serão a "ponte" que ligará todas as religiões sob o Cetro Romano, culminando com a apostasia final.

Portanto, tanto quanto pregarmos sobre a guarda do sábado, decreto dominical, marca da besta, volta de Jesus, etc., não devemos esquecer de pregar sobre a MORTALIDADE DA ALMA, e sobre a RESSURREIÇÃO dos verdadeiros SANTOS, por ocasião da volta de Jesus.

REFLEXÃO: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (I Tessal. 4:16-18).



A Palavra do Senhor

(por Marcio)

"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam" (II Sam 22:31).

Sem dúvida nenhuma, o grande Best Seller da história deste mundo é indiscutivelmente a BÍBLIA SAGRADA. Ela é incomparável em sabedoria, força e poder. Aos que sabiamente a estudam com perseverança em comunhão com o Espírito Santo de Deus, fonte de VIDA.

Ano após ano, continua a liderar o ranking dos livros mais vendidos do planeta. Tantas são as publicações, que alguns especialistas dizem que a soma dos outros nove (dos "10 mais"), não conseguem atingir o número de cópias distribuídas do Livro de Deus. Já foi traduzida para mais de 2.400 idiomas. Total ou em parte, o Livro Sagrado está disponível em quase 100% dos idiomas falados.

Contudo, nenhum outro livro da história sofreu tamanha oposição - seja por governos, críticos ou opositores religiosos. Durante muito tempo, em muitas épocas e pontos deste mundo, parte da perseguição e eliminação dos cristãos consistiu justamente no confisco e queima da maior quantidade de bíblias possíveis. Muitos precisaram escondê-las das formas mais criativas; alguns outros precisaram até enterrá-las para preservá-las. Mas pela graça de Deus e Sua vontade, as duas testemunhas (o antigo e o novo testamento) continuam a demonstrar ao mundo, o caráter do Criador de todas as coisas.

Atualmente, a história não poderia ser diferente: Uma mulher da Coréia do Norte chamada Ri Hyon Ok, de 33 anos, mãe de três filhos, foi executada publicamente no dia 16 de Junho de 2009... seu crime? Distribuir a Bíblia Sagrada entre os seus! Por mais que ela tenha sido acusada de outros crimes também, não tenho dúvida que o dragão instigou seus opositores a agirem de tal forma, justamente porque era serva do Senhor, e não por outro motivo.

Martinho Lutero certa vez exclamou: "...Oh, se Deus me permitisse ter minha própria Bíblia"! Essa foi a vontade de muitos numa época em que somente os bispos de Roma se auto proclamavam ser os "únicos detentores da interpretação bíblica", sendo assim, a leitura pelos demais se tornara proibida. Estes foram dias em que as pessoas davam tudo o que possuíam pelo privilégio de repartir o "maná do céu" para se alimentarem do conhecimento de Deus.

Por estas e tantas outras indagações, fico pensando o quão abençoados somos por tê-la (pelo menos por enquanto) em nossas prateleiras nas mais diversas variedades: grande, pequena, de capa dura, de capa flexível, de letra grande, média, pequena, NVI, VARC, ARA... enfim, temos ao nosso total e completo dispor a PALAVRA de Deus na linguagem dos homens... a mesma Palavra poderosa que criou tudo o que há na terra; os céus, os planetas, as galáxias e todo o universo.

Hoje, este livro pode ser obtido por menos de R$ 3,00 na sua abundância de versões pela SBB, pelo menos na realidade do nosso país. Contudo, quão negligenciada é a Palavra de Deus mesmo no meio cristão evangélico e infelizmente também no meio cristão adventista. O povo que um dia fora conhecido como "o povo da Bíblia", hoje é mais lembrado como o "povo que não toma café e não come carne de porco"... ahh que tristeza! O desconhecimento de Deus, da Sua grandeza, da Sua majestade, da Sua graça e também do Sua justiça no próprio seio da igreja é tremendo. Não é a toa que está escrito: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mat. 22:29).

"A mera leitura da Bíblia, no entanto, não produzirá o resultado designado pelo Céu; ela deve ser estudada e nutrida no coração. A Escritura não tem recebido a cuidadosa atenção que merece. Não tem sido honrada acima de todos os outros livros na educação das crianças e dos jovens. Os alunos consagram anos a adquirir educação. Estudam vários autores, e familiarizam-se com a ciência e a filosofia mediante os livros que encerram os resultados das pesquisas humanas; mas o Livro que provém do divino Mestre, tem sido grandemente negligenciado. Não se lhe discerne o valor; seus tesouros permanecem ocultos." (Conselhos Professores, Pais e Estudantes p.423)

"É apropriado e correto ler a Bíblia; mas o vosso dever não termina aí; pois deveis examinar as suas páginas por vós mesmos. O conhecimento de Deus não é obtido sem esforço mental, sem oração por sabedoria a fim de poderdes separar o genuíno grão da verdade da palha com que os homens e Satanás têm deturpado as doutrinas verdadeiras. Satanás e sua confederação de agentes humanos têm procurado misturar a palha do erro com o trigo da verdade. Devemos buscar diligentemente o tesouro escondido e pedir sabedoria do Céu a fim de separar as invenções humanas das ordens divinas. O Espírito Santo auxiliará o que procura grandes e preciosas verdades relacionadas com o plano da redenção. Quisera impressionar a todos com o fato de que a leitura casual das Escrituras não é o suficiente. Precisamos examiná-las, e isto significa fazer tudo o que é abrangido por essa palavra. Assim como o mineiro explora ansiosamente a terra para descobrir os veios de ouro, deveis examinar a Palavra de Deus em busca do tesouro escondido que Satanás há tanto tempo tem procurado ocultar aos homens. O Senhor diz: 'Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina.'" João 7:17. (Fundamentos da Educação Cristã p. 307).

Esta geração muito provavelmente terá o privilégio de ouvir o "som da última trombeta". Jesus está voltando e a história deste mundo está chegando ao fim! E isto não é mais uma exclusividade da Bíblia, as notícias seculares estão "pregando" o mesmo. A pergunta é: Você conhece a Deus o suficiente para estar pronto para o grande dia?

REFLEXÃO: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento” (Prov. 2:1-6).
.
Vale a pena assistir: http://mejvideos.blogspot.com/2009/11/cristaos-perseguidos.html

NOTA: Na última oportunidade que tive de falar sobre este mesmo assunto com os irmãos da minha congregação, lancei o "desafio" desta magnífica leitura no espaço de 90 dias.

Foi um momento maravilhoso, onde depois de assumirmos um COMPROMISSO ajoelhados diante do "Autor do Livro", iniciamos esta jornada que requer de nós apenas um investimento de mais ou menos 45 minutos por dia.

Por isto, quero deixar aqui a todos os leitores deste blog o mesmo programa que sugere esta "urgência" de CONHECERMOS A DEUS. Clique no link abaixo, faça o download do programa, siga as orientações de leitura do Pr Jorge Mário de Oliveira e "Medite em Jesus"!


http://www.paulistana.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=784&Itemid=423
Related Posts with Thumbnails