Estudo 4 Livro de Daniel - "Prova de Fogo"

ATÉ BONS AMIGOS BRIGAM FEIO - MEDITAÇÃO DIÁRIA 26-03-2015

"[Paulo e Barnabé] Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram". Atos 15:39, NVI

Eles pareciam a equipe evangelística perfeita, mas problemas podem surgir até mesmo entre bons amigos cristãos. Foi isso o que aconteceu quando Paulo e Barnabé entraram em conflito em relação à adequação de Marcos ao ministério. O resultado foi que ambos seguiram caminhos separados, no que parece ter sido um desentendimento. Entretanto, Deus os abençoou apesar do problema. Ele tinha então duas equipes evangelísticas, em vez de uma só.

O registro dessa desavença me lembra de outra que ameaçou separar dois líderes guardadores do sábado, em 1850. A questão foi a “pequena revista” da visão de Dorchester. Depois da visão, Ellen White disse ao marido – talvez de maneira pessoal – que ele deveria publicar um periódico que acabaria se tornando como “raios de luz clareando o mundo inteiro”.

No entanto, Bates tinha uma opinião diferente quanto ao assunto. Ele tinha certeza de que o periódico de Tiago estava usando dinheiro que deveria ir para o evangelismo. White, por sua vez, achava que eram desperdiçados recursos em outras áreas que poderiam e deveriam ser empregados no custeio da publicação.

Tiago escreveu: “O irmão Bates me escreveu uma carta que me colocou lá embaixo. […] Eu já estava sob forte pressão por causa do fardo que sentia em relação à revista.” No entanto, a carta de Bates piorou as coisas: “o fardo ficou cada vez mais pesado sobre mim” e “decidi deixá-lo para sempre”. “Penso” que a revista “acabará. […] Acho que darei um tempo em tudo por agora.”

A batalha prosseguiu ao longo da maior parte de 1850 e ameaçava destruir o adventismo do sétimo dia. O diabo nunca dorme, amigos. Depois de anos de luta e sacrifício, Bates e Tiago White finalmente tinham uma mensagem para pregar e havia chegado a hora de fazer isso. O movimento não vacilou diante da personalidade pertinaz dos dois líderes. Em seu papel de mediadora dos dois, Ellen White temia que eles acabassem destruindo tudo aquilo que amavam. A boa notícia é que Deus os ajudou a lidar um com o outro e a resolver as diferenças.

As coisas não mudaram muito. A igreja do século 21 continua repleta de personalidades fortes, de indivíduos cheios de opinião própria. E o diabo ainda tenta causar divisão, mas Deus prossegue em Sua iniciativa de conciliar. Nós precisamos estar abertos ao impacto enternecedor de Seu Espírito.


George Knight "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails