JUSTIÇA

(Adaptado a partir do texto do Pr Alejandro Bullon)

"És rei poderoso que ama a justiça; Tu firmas a eqüidade, executas o juízo e a justiça em Jacó." (Sal. 99:4)

Está triste porque alguém cometeu uma injustiça contra você? Está cansado das injustiças do nosso dia a dia? Pense no conselho bíblico de hoje.

Vivemos num mundo de injustiças. Volta e meia você se depara com situações que revoltam o seu espírito. O justo aparentemente perde; o injusto ganha. O falso e mentiroso progride, e o que ama a verdade não se destaca. A lei protege os bandidos, e os mocinhos são condenados. Os juízes erram. Nem tanto por incapacidade, mas pela fragilidade das leis humanas. Quem tem dinheiro paga advogados espertos, detêm a aparente vitória, já que a lei humana é capaz de burlar a justiça.

Essa cultura de injustiça que permeia nossa cultura nos torna, de alguma forma, também injustos. Queremos fazer justiça com nossas próprias mãos; queremos resolver as coisas da nossa maneira e não pelo ângulo divino.

As pessoas acabam se envolvendo nesta cultura de obtenção de vantagens ilícitas, por viverem em meio a esta prática podre. Quem já não se vê viu tentando driblar, pelo menos “de leve”, as normas estabelecidas para a convivência sadia da sociedade?

O poder torna as pessoas mais injustas. Alguém disse: “Se você quer conhecer de verdade uma pessoa, entregue-lhe o poder.” E é verdade. O poder confunde, ofusca a visão, distorce o caráter. Ou, talvez, cria as condições para que a verdadeira personalidade se revele.

No texto de hoje, o salmista menciona Deus como fonte de poder, justiça e eqüidade. Deus é a fonte de justiça verdadeira. É impossível exercer justiça sem o temor de Deus. Inútil querer praticar a justiça, separado de Deus.

Distante de Deus, o poder torna a pessoa injusta, abusiva e arbitrária. Qualquer poder que não provém de Deus é destrutivo e subjugador. O verdadeiro líder não é aquele que exerce poder sobre seus liderados. Mas aquele que administra o poder para fazer felizes as pessoas. Estas o seguem voluntariamente, não por temor.

Foi assim que Jesus conquistou o coração da humanidade. O fato de ser Deus lhe daria direito a obrigar todo o mundo a segui-Lo, mas Ele morreu como servo. E, com a Sua morte, conquistou multidões. De um punhado de seguidores, na hora da Sua morte, nasceram os milhões que hoje O seguem espontaneamente.

Para que serve o poder nas mãos? Que tipo de líder é você? Para onde vai? O que pretende? Quais são os objetivos de sua vida?

Antes de iniciar suas atividades hoje, diga a Deus em seu coração: “És rei poderoso que ama a justiça; Tu firmas a equidade, executas o juízo e a justiça em Jacó”.

REFLEXÃO: “Estes são os que viveram no reino de Deus: aquele que anda em justiça, e fala com retidão; aquele que rejeita o ganho da opressão; que sacode as mãos para não receber peitas; o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal.” (Isaías 33:15)

ANOS MULTIPLICADOS

(Adaptado a partir do texto do pr Alejandro Bullon)

"Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida" (Prov. 4:10)

Allan saiu naquela manhã do consultório médico sentindo-se morto-vivo. Correu desesperado em direção à praia e sentou-se na areia, contemplando o mar. Por sua mente desfilavam cenas grotescas da vida desregrada que tinha vivido, sem limites, sem privações, inconsequente e cega aos mandamentos divinos. "Ah, se pudesse voltar atrás no tempo" disse, escolheria outro rumo. O pior de tudo era que ele conhecia os princípios estabelecidos por Deus para uma vida longa e saudável, mas não lhes deu importância. Achava que a juventude seria eterna. Cometeu abominações aos olhos divinos. Deu rédeas soltas aos desejos mais loucos de seu coração, não deu ouvidos e abandonou seus pais, até aquele dia em que o médico lhe deu a notícia fatal. “Você está com Aids.”

Esta vida é cheia de dor. O sofrimento, a doença e a morte não são exclusividade de gente que rejeitou os conselhos divinos. Também os justos adoecem e até morrem. Mas, na maioria dos casos, a enfermidade é conseqüência de ter-se quebrado as leis da própria natureza, ou melhor, do "Pai natureza".

Se você colocar fumaça num pulmão criado para receber oxigênio, mais cedo ou mais tarde a natureza irá cobrar o preço. Igualmente acontece com as bebidas alcoólicas, drogas e outros vícios. Não há corpo que resista. É como se você desejasse que o motor de seu carro durasse muito tempo sem trocar o óleo no seu devido tempo. Nada funciona bem quando você desobedece às instruções. E as instruções do homem encontram-se há muito tempo no manual, a maior carta de amor escrita por Alguém, a bíblia.

É lá justamente que encontramos o pensamento de hoje. “Aceita as minhas palavras e se te multiplicarão os anos de vida.” O texto não diz: “te multiplicarei”, mas “se te multiplicarão”. Por quê? Porque embora a vida pertença a Deus e Ele a dá a quem Ele quiser, a qualidade e a dimensão da vida dependem da obediência aos princípios estabelecidos por Ele. Simples assim: Somos frutos das nossas decisões. O livre arbítrio foi dado porque Deus nos ama. Já imaginou se todos as pessoas o obedecessem apenas por temor? Seríamos como robozinhos. Mas não, Ele nos criou com capacidade de escolhas: Amá-lo ou não; obedecê-Lo ou não; enfim, o destino é traçado único e exclusivamete por você, pelas decisões que tomar. Mas como Criador, Ele melhor do que ninguém, sabe o que é bom ou não, para mim e para você. Não seja insensato, escute-O!

Sentado em frente ao mar, Allan chorou, clamou, se humilhou e pediu perdão a Deus pelas escolhas que definiram sua vida até ali. Naquele momento ele reconheceu que a melhor escolha a fazer era entregar sua vida Àquele que sabe quais são as melhores escolhas. Conheci o Allan anos depois, administrando da melhor maneira sua enfermidade, mas vivendo uma vida completamente diferente, com Cristo.

Os conselhos divinos nunca têm como propósito cortar a liberdade de ninguém, pelo contrário, Suas instruções nos libertam, nos trazem mais felicidade, multiplicam nossos dias. Deus só quer que você viva da melhor maneira possível enquanto estiver por aqui, pronto para um dia encontrá-Lo para viver para sempre, sem dor, sem doenças, sofrimentos e muito menos morte. Ele quer que você hoje, tenha uma vida plena como resultado da obediência a Seus princípios.

REFLEXÃO: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Josué 1:8)

INSENSATEZ

(Adaptado a partir do texto do pr Alejandro Bullon)

"O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos" (Prov. 12:15)

No livro de Provérbios, insensato é antônimo de sábio. Uma pessoa sábia é aquela que vive em comunhão diária com a Pessoa Sabedoria, que é Jesus. De suas horas de meditação na palavra de Deus provém a capacidade de discernir o bem e o mal, e o poder para escolher e praticar o bem. O resultado é uma vida feliz e produtiva.

O insensato vive o contrário. Ele acha que a vida é sua, e que não precisa de ninguém para ser feliz. Ele se fecha nos seus próprios conceitos, tem sua própria escala de valores e seus objetivos de vida muito particulares. As pessoas à sua volta sabem que algo anda mal com ele, porque vive se machucando e magoando os que o rodeiam. Ele não é feliz, por mais que proclame sê-lo. A busca desesperada de seu coração por um pouco de paz o leva constantemente a tomar atitudes prepotentes, soberbas e, por vezes, ridículas. Mas ele não percebe. “Aos seus próprios olhos parece reto”, diz Salomão. Ele enxerga pelo seu ângulo humano que tudo que faz é correto e não merece correção.

Genericamente, é aquela pessoa que não suporta outras opiniões, que quase nunca deixa os outros se expressarem e quando deixa, não presta atenção no que foi dito. Aguentá-lo por perto é quase uma arte, pois sua fisionomia é quase sempre foto da capa da "Exame" ou da "Caras".

A característica que mais se destaca na vida do insensato está descrita na expressão: “Aos seus próprios olhos.” Ele acha que é dono da verdade, dono do mundo. No seu entender, todos estão errados. Ele sobe na montanha da suficiência própria e dali contempla os outros como se eles fossem cordeirinhos pastando no vale da ignorância.

Essa atitude machuca o insensato sem que perceba, porque o mundo não é uma “ilha”. Ninguém vive sozinho. Todos precisamos de todos. Não no sentido de “usar” as outras pessoas, mas de ouvi-las. Muitas vezes, podem vir idéias revolucionárias até de uma criança de três anos. Ouvi alguém dizer que todos somos anjos de uma só asa. Precisamos de outra para voar.

Podemos ser insensatos, todos os dias, em todos os lugares: no lar, na empresa, na loja, na rua, na escola. A grande pergunta é: “Sou um deles”? Como saber? Fácil! Antes de sair hoje de casa, pergunte-se: “Já me aconselhei com Deus”? "Tive uma boa conversa com Ele"? "Hoje farei o que 'eu acho' ou o que 'Deus acha'"? Com Deus, ninguém discute. Diante dEle, não há argumentos que valham. Diante de Sua palavra, você só tem dois caminhos: ser humilde e aceitar seu conselho ou rejeitá-lo, orgulhosamente. Não se engane: Você pode ser uma pessoa inteligente, mas sábia, somente se temer a Deus!

REFLEXÃO: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução” (Prov 1:7)
Related Posts with Thumbnails