"NÃO" - Uma benção disfarçada II

(adaptado do texto de Gary Ogden)

"... Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice, contudo, NÃO SEJA O QUE EU QUERO, MAS SIM O QUE TU QUERES" (Marcos 14:36) - NVI

Jesus era um homem de oração e freqüentemente fazia súplica a seu Pai em favor de outros. No jardim do Getsêmani, poucas horas antes de sua morte, encontramo-lo orando por Si mesmo, mostrando-nos que não é errado descarregarmos nossas mais profundas inquietações, ansiedades e angústias sobre um carinhoso Pai Celestial.

Nosso Senhor, além de ser divino era um ser humano. Nossas mentes frágeis não podem compreender como pode existir um tal ser nem como esta dupla natureza se encaixou em sua vida. Simplesmente acreditamos que é assim. Uma das peças de evidência que Jesus foi realmente humano foi aquele choro angustiado na tranqüila noite no Getsêmani que lemos acima: "Aba, Pai... afasta de mim este cálice". Quando Ele enfrentava a horrível perspectiva da crucifixão, Ele chorou profundamente e orou fervorosamente para que não precisasse beber o cálice amargo do sofrimento. Sua humanidade, naquela cena, deveria ficar impressa definitivamente em nossos corações.

Quando Ele orou, reconheceu que todas as coisas são possíveis para o Pai, entretanto sua atitude foi: "Contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres". Ele reconheceu que na boa providência de Deus não pode haver modo de escapar da crucifixão, entretanto, em sua humanidade, Ele anseia pela possibilidade remota. Ele repetiu a oração três vezes e não foram vãs repetições. Seu coração estava profundamente perturbado, e seu pedido em lágrimas encheram o silêncio da noite.

Como Deus respondeu à oração? Conquanto não haja afirmação definitiva, sabemos qual foi a resposta de Deus. Sua resposta foi: "Não, Filho, não pode escapar desta experiência horrível. Tem que beber o cálice até o fim." É possível que a resposta tenha vindo quando "lhe apareceu um anjo do céu que o confortava" (Lucas 22:43). Embora Deus amasse seu Filho unigênito, Ele não O pouparia deste grande trauma. O plano da eternidade para a redenção do homem estava em jogo e não poderia haver nenhum ponto de retorno agora. Pelo bem-estar do mundo, Deus disse "NÃO" a Jesus naquela noite fatídica. Por incrível que pareça, devemos ser MUITO GRATOS por este "NÃO".

Porque Deus disse não e porque Jesus aceitou esta resposta, temos o perdão de nossos pecados e a esperança de vida eterna no céu. Terá Deus jamais respondido negativamente a uma oração que tivesse um impacto maior sobre o mundo? Ao dizer "NÃO" ao seu Filho, Ele estava dizendo "SIM" a nós!

Jesus reconheceu o que precisamos vir a saber verdadeiramente: Deus, o Pai, sabe o que é melhor. Toda a nossa existência é dependente de Deus, Ele é o nosso Criador, sabe o que é melhor para cada um dos seus filhos e Amparo e temos que confiar que ele agirá em nosso melhor interesse. "Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" (Romanos 8:32). As "todas as coisas" a que a passagem se refere são bênçãos espirituais e os privilégios de sermos filhos dEle. Deus deixou seu Filho morrer, esperou e viu tudo acontecer, para que você e eu pudéssemos herdar a vida eterna. Isto mostra o quão sério é Deus quando falamos de salvação.

Isso também me faz lembrar que, algumas vezes, Deus pode ter que me dizer "não". Há provações e aflições que preferiria não experimentar. Eu peço ao Pai para afastá-las, mas algumas vezes Ele diz "não". Esta foi a resposta ao pedido de Paulo para a remoção do espinho de sua carne (2 Coríntios 12:9).

Deus não somente disse não a Jesus e a Paulo. Um anjo veio para confortar Jesus, e Paulo ouviu de certo modo estas palavras confortantes: "A minha graça te basta". Como um anjo confortador, estas preciosas palavras nos ajudam a aceitar o "não" de Deus com dignidade e coragem. O que posso fazer senão ir avante quando Deus, em sua infinita sabedoria, dá uma resposta negativa a minhas ardentes orações?

Foi isto que Jesus fez. Ele se levantou de sua posição de oração, estendeu suas mãos para serem atadas e pregadas, e completou a tarefa que seu Pai lhe havia dado para fazer. Obrigado, Jesus, por nos mostrar como aceitar o "não" de Deus com dignidade e graça.

REFLEXÃO: "Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como Ele morreu, disse: 'Realmente este homem era o FILHO DE DEUS' " (Marcos 15:39) - NVI

"NÃO" - Uma benção disfarçada

(adaptado do texto de Paulo R. Barbosa)

"e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho" (At 16:7-10)

Muitas vezes, com certeza, já ouvimos, de algum amigo, a frase: "Eu espero que você consiga exatamente o que quer". Será que já paramos para refletir sobre ela? Estamos, constantemente, desejando coisas de que não necessitamos ou que não são boas para nós."Nossos olhos são maiores do que nossos estômagos". O "não" de Deus frequentemente é uma bênção disfarçada e pode levar a uma missão maior, como o apóstolo Paulo descobriu ao receber o chamado do homem da Macedônia.

Como reagimos ao ouvir um "não" em nossas pretensões? Fechamos o semblante? Murmuramos por mais um fracasso? Deixamos transparecer nosso mau-humor culpando a todos pela nossa frustração?

Muitas vezes esse "não" tem sabor de vitória. Ele pode valer muito mais do que um "sim". Ele pode ser o primeiro passo para uma grande conquista. Quando o "não" vem do Senhor, devemos sorrir e cantar porque Ele terá algo maior e mais grandioso para nós. Basta apenas que confiemos nEle, que saibamos compreender o que realmente deseja e aguardar as maravilhas que seguirão a esse "não" abençoado.

O segredo para uma vida abundante e feliz é esperar sempre a vontade de Deus. Se vivermos dessa maneira, tanto o "sim" como o"não" terão o mesmo valor e trarão o mesmo regozijo para o nossocoração.

Você murmura quando Deus responde "não" ou agradece a Ele por mostrar-lhe que seu propósito estava equivocado?

REFLEXÃO: "... Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice, contudo, NÃO SEJA O QUE EU QUERO, MAS SIM O QUE TU QUERES" (Marcos 14:36) - NVI
Related Posts with Thumbnails