Ativos... em Que?

(Pr. Paulo R. Barbosa)

"... e tu, sê uma bênção" (Gênesis 12:2)

Um menino, em conversa com seu tio, pergunta: "Tio Carlos, quantos membros existem em sua igreja?" "Vinte", respondeu o tio. "E todos são ativos?" perguntou novamente o menino. O tio concluiu: "Sim, são muito... muito ativos -- dez deles estão sempre criando confusão e os outros dez estão me deixando de cabelos brancos."

A nossa anedota, que serve de ilustração para esta pequena reflexão, nos leva a pensar sobre o nosso comportamento, não apenas na Congregação que nos reunimos como em todos os relacionamentos que temos com as demais pessoas. O que pensam de nós as pessoas com quem moramos? E os amigos do trabalho ou da escola? E as pessoas com quem convivemos no
dia a dia?

Muitas vezes somos conhecidos como alguém "que só cria problemas e transtornos". E não são raras as vezes que todos se afastam de nós para evitar aborrecimentos. Dizemos que somos luz mas estamos sempre apagados. O Senhor espera que sejamos como o "sal da terra" mas somos insípidos, desagradáveis, antipáticos.

E se isso é verdade em nossas vidas, está na hora de haver uma mudança! Somos escolhidos de Deus; fomos enviados para abençoar a todos; estamos no mundo para animar os corações,
para sorrir para os desalentados, para semear fé onde há desesperança.

Precisamos, sim, ser ativos na obra de Deus. Mas, não como as figuras de nossa historieta. Devemos ser ativos no amor, na compreensão, na humildade, na simpatia, no propósito de
fortalecer as almas dos aflitos e angustiados.

É necessário que sejamos ativos, não apenas na igreja, como em tudo na vida. É isso o que o Senhor espera de nós. É isso que esperamos ser para Ele.

Você tem sido ativo? Em que?

REFLEXÃO: “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração” Salmos 119:2

Fonte: Site do Paulo

“Fantástico” e a pregação espírita

(adaptado do texto de Michelson Borges)

“Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:31)

Fazia tempo que eu não assistia ao programa de TV “Fantástico”. Ontem me lembrei por que. Quando liguei a TV, depois de voltar da igreja (geralmente evito fazer isso, para não desfazer a boa impressão do culto), estava passando uma reportagem apresentada pelo Dr. Drauzio Varella. No bom estilo do jornalismo investigativo e utilizando o método científico, o médico procurou desmascarar um químico apresentado como irresponsável praticante da fitoterapia. Até aí, vá lá. Essa é uma das funções do bom jornalismo e da ciência. Mas a reportagem que veio a seguir me deixou, mais uma vez, estarrecido com filosofia explícita proclamada pela maior emissora de TV do Brasil. Durante longuíssimos minutos (para os padrões televisivos), o programa exibiu uma reportagem sobre o espiritismo e Chico Xavier, praticamente assumindo como fato a ideia da reencarnação e a mediunidade do espírita hoje reverenciado em nosso país e no mundo. Apresentaram testemunhos de pessoas que se dizem beneficiadas pelas mensagens do médium e praticamente afirmaram que o mestre de Chico (Emanuel) já está reencarnado, em São Paulo.

A Globo, com suas novelas e matérias favoráveis ao espiritismo, faz algo parecido com o que a Record faz em relação à Igreja Universal. Cada uma tem sua filosofia/religião declarada. Mas se esquecem de a concessão que possuem é pública e de que o canal não deveria ser utilizado para proselitismo tão aberto.

O fato é que estamos vivendo no tempo em que “o espiritismo [...] está mudando a sua forma, e, ocultando alguns de seus mais reprováveis aspectos, reveste-se de aparência cristã. Mas as suas declarações pela tribuna e pela imprensa têm estado perante o público durante muitos anos, e nelas o seu verdadeiro caráter se acha revelado. Estes ensinos não podem ser negados nem encobertos” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 558). “Satanás tem há muito estado a preparar-se para um esforço final a fim de enganar o mundo. O fundamento de sua obra foi posto na declaração feita a Eva no Éden: ‘Certamente não morrereis.’ ‘No dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal’ (Gn 3:4, 5). Pouco a pouco ele tem preparado o caminho para a sua obra-mestra de engano: o desenvolvimento do espiritismo. Até agora não logrou realizar completamente seus desígnios; mas estes serão atingidos no fim dos últimos tempos” (Ibid., p. 561).

Essa intensa propaganda espírita na TV e no cinema não é outra coisa senão o esforço do mal profetizado há mais de cem anos. É evidência incontestável de que o fim se aproxima. Basta lembrar que há apenas 60 anos o espiritismo era crime no Brasil... Hoje o país se curva ante o poder sedutor dessa doutrina que afasta as pessoas de Jesus e as aproxima dos “espíritos”.

Oremos e trabalhemos pelos espíritas sinceros, para que vejam a verdadeira luz (Salmo 119:105).

Saiba o que acontece com o ser humano depois da morte: clique aqui e aqui.

REFLEXÃO: "E, como aos homens está ordenado morrerem UMA VEZ, vindo depois disso o juízo..." (Hebreus 9:27)

Fonte: Criacionismo, via Eventos Finais

Satanás tirou-lhe a vida... e Deus a restituiu!

(adaptado do texto do Pr. Rubens M. Scheffel)

"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12)

Em outubro de 1979, quando o Pastor Malton Braff era presidente da Missão da África Ocidental, com sede em Dacar, no Senegal, ocorreu um fato extraordinário na cidade de Zinguinchor, interior daquele país. O ocorrido é totalmente digno de crédito, porque foi presenciado por inúmeras pessoas e acompanhado pelo Pastor Albert Sadio, homem consagrado e experiente.

Kinta era uma moça natural da Guiné-Bissau. Um dia resolveu fixar residência no Senegal, onde conheceu um rapaz chamado Orlando, de quem se tornou namorada. Ambos entraram em contato com os adventistas e passaram a receber estudos bíblicos do Pastor Sadio.

Quando ainda morava na Guiné-Bissau, Kinta convivera com um homem, o qual abandonara ao vir para o Senegal. O ex-amante, inconformado com a situação, sabendo que Kinta estava noiva e aceitara o cristianismo, contratou o maior feiticeiro da Guiné-Bissau para matá-la.

O feiticeiro localizou a jovem, que estava hospedada em uma residência familiar na cidade de Zinguinchor, e apresentando-se como tio de Kinta, foi logo recebido com muita alegria. Na África as famílias são muito numerosas e, por essa razão, o feiticeiro se fez passar por tio de Kinta sem despertar qualquer suspeita. Poucos minutos depois, parentes e amigos da jovem, moradores das redondezas, estavam reunidos naquela casa para comemorar a chegada do suposto parente.

Por volta das onze horas da noite, o feiticeiro, que por diversas vezes tentara ficar a sós com a moça e não conseguira, convidou-a para entrar (estavam no quintal, em virtude do calor), dizendo-lhe que trazia uma encomenda especial para ela. Os demais também a acompanharam para dentro da casa.

O feiticeiro chamou Kinta a um canto e olhou fixamente nos olhos dela. A moça caiu imediatamente para trás. Seguiu-se uma grande confusão, o que permitiu a fuga do feiticeiro. Ninguém teve dúvida de que aquilo era obra de feitiçaria.

Orlando e os demais tentaram, por todos os meios conhecidos, reanimar a jovem, que, no entanto, permanecia imóvel, pálida, sem respirar e sem pulso. Logo seus músculos se enrijeceram, indicando que nada mais havia a ser feito por ela senão prepará-la para o sepultamento.

Logo pela manhã, no dia seguinte, o noivo da moça dirigiu-se à casa do pastor Sadio, relatou-lhe os acontecimentos da noite anterior e solicitou-lhe que dirigisse a cerimônia fúnebre.

“Não posso compreender!”, disse o Pastor Sadio. “Justamente no momento em que a vitória parecia ser de Cristo, Satanás parece ter ganho a batalha.” Tomando sua Bíblia, o pastor Sadio acompanhou Orlando até a casa onde o corpo estava sendo velado.

Ali chegando, pediu que todos se retirassem da sala, e, fechando a porta, colocou-se de joelhos ao lado do esquife. Orou fervorosamente pedindo que se operasse um milagre. Ele sentiu, ao orar, que Deus poderia fazer com que Kinta voltasse a viver.

Após a oração, o pastor Sadio levantou-se, resoluto, e repetiu três vezes: “Kinta, em nome de Jesus, levanta-te!” Ao pronunciar a frase pela terceira vez, a moça abriu os olhos e levantou a cabeça. O pastor a ajudou a levantar-se e a reanimou. Vendo que ela já estava em condições normais de vida, embora um pouco fraca, abriu a porta e apresentou-a à pequena multidão do lado de fora.

O povo recuou, assustado. Este era um fato novo para eles. Já haviam presenciado muitas mortes causadas pela feitiçaria, mas era a primeira vez que testemunhavam uma ressurreição. A notícia espalhou-se rapidamente.

O pastor permaneceu ainda algum tempo em companhia daquelas pessoas, regozijando-se com o milagre que Deus operara. Ao sair, pediu ao noivo da moça que o avisasse tão logo soubesse do paradeiro do bruxo, pois desejava encontrar-se com ele. Naquele mesmo dia o feiticeiro foi localizado, e Orlando foi buscar o pastor. Sabendo do duelo espiritual que estava para ser travado, muitos habitantes da cidade acorreram ao local do encontro.

Ao chegar perante o feiticeiro, o pastor Sadio tomou-lhe a mão, fê-lo levantar-se e lhe disse com firmeza: “Conheces o poder de Cristo? Se tens mais poder que Cristo, poderás matar-me, como fizeste àquela moça.”

E assim dizendo, ambos fixaram os olhos um no outro por diversos minutos. O pastor Sadio viu como que faíscas nos olhos do feiticeiro, mas este por fim soltou-se da mão do pastor e caiu ao solo sem forças, enquanto confessava: “Contra esse Poder eu não tenho poder!”

Após o milagre, muitos se mostraram interessados em conhecer melhor o cristianismo. Hoje as portas estão abertas à pregação do evangelho naquela cidade, e os recém-conversos foram confirmados na fé.

REFLEXÃO: "Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, Eu te mando, levanta-te!" (Marcos 5:41)

Fonte: MM 2010


Com Deus, o impossível é sempre possível

(adaptado do texto de Pat Robertson)

"Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23)

Uma noite, no início de Maio de 1979, Barbara Burak ouviu seu filho de nove anos de idade, Paul Júnior, chamar-lhe em pânico: "Não posso ver... e minha cabeça dói!" Ele vinha sofrendo de uma infecção no ouvido, e agora sua condição se tornara ainda pior. Soluçando, o jovem disse à mãe que agora não estava conseguindo focar os seus olhos.

Este evento marcou o início de seu "calvário". Dentro de vinte e quatro horas, Barbara e Paul Júnior correram para um hospital em Miami. Por causa de um diagnóstico de encefalite, uma inflamação do cérebro causada por lesão ou infecção, o menino estava em estado crítico e conforme os médicos não se esperava que sobrevivesse.

Os irmãos da igreja começaram uma corrente de oração continuamente todos os dias. "Tivemos pessoas orando em todo o país", lembra Bárbara. Naturalmente, teria sido mais fácil simplesmente desistir e cair no desespero. Mas na medida em que Deus está sobre a causa, os fiéis Burak's não sabiam o significado da palavra impossível.

Paul Júnior permaneceu em coma durante quatro dias e depois ficou semi-comatoso por mais quinze longos dias. Sua condição oscilava muito. Às vezes parecia que havia esperança, outras vezes, o caso se tornava impossível de crer. Bárbara não estava suportando ver seu filho sofrer daquela maneira, e assim ela foi sozinha para falar com Deus através da oração. Ela disse ao Senhor que ela não estava perdendo a sua fé, mas ressaltou que Ele tinha poder para ajudá-la e dar-lhe forças para passar por esta provação. "o Senhor precisa ajudar esse menino!" pedia. "O Senhor não pode deixá-lo sair daqui como um vegetal!"

A resposta definitiva a esta oração veio logo na manhã seguinte, quando um EEG (instrumento utilizado para medir e registrar a tensão eléctrica produzida pelos neurônios no cérebro) apresentou resultados normais. Mas... os tempos difíceis ainda permaneceram. Um exame cerebral no dia seguinte mostrou o que o médico descreveu como "dano cerebral definitiva."

Contudo, quando o pai do garoto ouviu este relatório, a sua fé na capacidade de Deus para superar o impossível parecia crescer ainda mais forte. Ele disse: "O Senhor o manteve vivo todo esse tempo. Ele o trouxe até aqui. Ele vai fazer um milagre, e Ele não faz o trabalho pela metade." Quanto ao diagnóstico de lesão cerebral, disse categoricamente: "Eu não vou aceitar isso!"

Estas não eram palavras ocas. Daquele ponto em diante, quando seu pai tomou tal posição inabalável de fé, Paul Júnior começou a se recuperar. Sua melhoria confundiu os médicos, e o rapaz sabia qual era a fonte de sua ajuda: Ele disse para quem quisesse ouvir "que era Jesus quem estava curando-o".

Finalmente, ele se recuperou totalmente, a despeito da previsão do médico que ele sairia dali como deficiente mental.

A neurologista infantil confirmou que ele estava completamente curado, e desde a sua liberação do hospital, ele se manteve como um aluno "A" na classe da escola.

Em suma, a lição destes pais e dos amigos fiéis, é que devemos crer que qualquer anomalia física vista como "impossível" diante dos homens, pode se tornar "possível" diante de Deus. Na verdade, o primeiro passo na luta contra QUALQUER "problema" impossível, é reconhecer que com Deus tudo é possível.

REFLEXÃO: “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lucas 18:27)

Related Posts with Thumbnails