Digno de ser louvado

(Pr Alejandro Bullon)

"Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses" (Salmo 96:4)

Sua atitude diante de Deus e seu modo de adorá-Lo é proporcional ao tamanho do seu Deus. Neste salmo, o autor contrasta o Deus "grande e mui digno de ser louvado" com os deuses criados pelo ser humano.

Se você fabricou seu próprio Deus, é lógico que, no momento de adorá-Lo, sua preocupação será apenas com você e seus sentimentos. Por mais que você chame de Deus o objeto que suas mãos ou sua mente fabricaram, inconscientemente você se sentirá superior. Esse tipo de Deus está a seu serviço. O centro de sua adoração é você, e não Ele.

É impressionante a quantidade de vezes que os salmos enaltecem e destacam a grandiosidade de Deus. Parece que os ensinamentos desse livro se projetam diretamente para os tempos em que vivemos, onde, para muitos, Deus não passa de uma simples "idéia". Assombrou-me a entrevista de um destacado professor universitário que nasceu e cresceu na igreja. "Deus é uma idéia positiva", afirmou ele, diante das câmeras de televisão: "Se tivesse que dar hoje uma educação para meus filhos, lhes ensinaria a confiar em Deus. Não como o Deus que os cristãos ensinam. Apenas como uma ideia positiva que faz muito bem."
Sabe por que o ser humano chega a essa conclusão? Por causa do desejo de libertinagem, que ele confunde com liberdade. "Não quero um deus que me escravize." "Eu já superei essa etapa", diz, tentando se libertar de qualquer princípio orientador que vá contra seu instinto.
O caminho da felicidade é estabelecido por um Deus "digno de ser louvado", e "mais temível que todos os deuses" (Sl 96:4). Esse temor não nasce do medo e sim da reverência, do reconhecimento de que não sou uma partícula independente, perdida no Universo. Tenho uma origem certa e um destino glorioso. Meu princípio e meu fim se encontram no Deus eterno, que um dia me criou por amor.
Por mais que os desafios que você enfrenta hoje sejam grandes, por mais que você sinta que não tem forças para resistir às provações da vida, não desanime nem desmaie. Não desista, nem esmoreça, "porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses".

REFLEXÃO: "Exaltar-te-ei, ó Deus meu, e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. Todos os dias te bendirei, e louvarei o teu nome para todo o sempre. GRANDE É O SENHOR E MUI DIGNO DE SER LOUVADO; a sua grandeza é insondável. Uma geração louvará a outra geração as tuas obras, e anunciará os teus poderosos feitos. Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade, e nas tuas maravilhas" (Salmo 145:1-5).
Related Posts with Thumbnails