O OLHO DE DEUS

(Adaptado do texto de H. Dennis Fischer)

"Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração" (II Crôn. 16:9)

O telescópio espacial Hubble tirou fotos da nebulosa Helix. Alguns astrônomos descrevem-na como "um túnel de gases reluzentes de trilhões de milhas de comprimento". Ela está a 650 anos luz do nosso sistema. No seu centro está uma estrela em extinção que emite poeira e gases que se estendem ao longo da sua borda exterior. Fotos como esta, fazem parecer a íris azul de um olho humano completo, até com pálpebras. Por causa destas características, alguns a apelidaram de "O olho de Deus". Opiniões a parte, a imagem transmite a beleza de mais uma das obras do Deus do universo.

Embora essa nebulosa não seja, num sentido literal, o olho de Deus, as escrituras dizem que Deus está observando as nossas vidas, conforme lemos acima nas palavras do profeta Hananias.
.
Essa proclamação, do olho de Deus que tudo vê, foi pronunciada porque o rei Asa, para garantir sua segurança militar, buscara apoio de um outro rei. Parece que este rei se esqueceu que foi o Senhor Deus que lhe havia dado no passado vitórias sobre os seus inimigos, e não simplesmente soldados (14:11-12). Essa deslealdade espiritual não passou despercebida de Deus, que preferencialmente, tem prazer em derramar bençãos ao povo que produz atos de obediência a Ele.

Embora ainda não possamos ver os olhos de Deus, podemos estar seguros de que Ele sempre nos vê. Muitos e muitos seres humanos, mais do que naquela época, até mesmo aqueles que são professos tementes a Deus, cometem o mesmo erro que Adão e Eva no jardim do Éden - tentam se esconder de Deus quando cometem algum tipo de desobediência (Gênesis 3:9-10). Neste jogo, quase que infantil de esconde esconde, o homem tenta se esquivar da sua própria desgraça, da sua própria morte, enganado-se a si mesmo, "jogando sua sujeira embaixo do tapete", se esquecendo como fez o rei Davi ao adulterar (II Samuel 11:4), que Deus não perde a atenção em sequer um mínimo detalhe de nossas vidas.

Você tem consciência de que está fazendo algo que desagrada ao Senhor? Aquela voz que de vez em quando você ouve, que te chama a pensar lá no seu íntimo, que gostamos de chamar de intuição (Espírito Santo) lhe fala a mente nestas ocasiões? Você tem acariciado algum pecado de estimação? Saiba que Deus não deixará de amá-lo por causa disso, porque Deus ama o pecador. Mas saiba também que Deus odeia o pecado e que algum dia, um dia não muito distante, Deus destruirá aqueles que não querem se livrar deste "vírus", porque o vírus só se torna doença, quando está com alguém.

REFLEXÃO: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons" (Provérbios 15:3)

O TEMPO DE DEUS

(por Marcio)

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (II Pedro 3:8)

Blaise Pascal, filósofo religioso, físico e matemático do século XVII, que influenciou homens importantes do cristianismo moderno, como Charles e John Wesley, disse certa vez acerca dos mistérios da existência: "Quando considero a brevidade da minha vida, engolida pela eternidade antes e depois, o pequeno espaço que preencho e que sou capaz de enxergar, tragado na imensidão infinita de espaços sobre os quais sou ignorante, e que não me conhecem, fico assustado e atônito por estar aqui... Quem me colocou aqui? Por ordem e instrução de quem este tempo e lugar me foram alocados?

Muitas são as idéias que brotam deste texto, mas meditando sobre algumas destas palavras escritas já há tanto tempo, lembrei do sermão do pastor Acílio A. Filho. Se não me engano, falava deste mesmo assunto, e no decorrer do "partir do pão", fez a seguinte pergunta para a congregação: "Se eu traçasse neste quadro branco uma linha simbolizando o tempo, e nesta linha desenhasse uma pingo, que simbolizasse o homem, onde estaria Deus? Naquele momento vi pessoas pensativas, interrogando seus próprios pensamentos. Algumas disseram: "No começo da linha". Outras indagaram: No começo e no final da linha". Outro ainda disse: "Ele é a linha". Depois de ouví-los, sem mais demora exclamou: "Queridos, Deus não se sujeita ao tempo, mas o tempo se sujeita a Deus ... 'Deus é o quadro'!"

Deus está acima da nossa concepção de tempo. Ele não se encaixa na linha do tempo, o tempo sim se condiciona à vontade de Deus. Porque o que chamamos de "tempo", também foi criado por Ele. As vezes até temos a sensação de que Deus está esperando impacientemente o desdobramento das atividades para o fim deste mundo. Pensamos que Ele deve ser muito paciente em determinados assuntos, mas é porque temos nossa maneira de enxergarmos o tempo, por isso pensamos assim. Trata-se de uma sensação humana. Mas esquecemos que mesmo sem que o mundo tenha acabado, Ele já deixou escrito tudo o que acontecerá, porque enxerga o que nós seres humanos não podemos sequer imaginar; Ele é Onisciente (Salmo 147:5).

Deus é Eterno. Ele nunca nasceu. Os minutos, as horas, os dias, os meses e os anos, não passam para Ele como passam para nós, pois Ele está "fora" do tempo. O passado e o futuro não O afetam, pois para Ele, tudo pode ser visto como se fosse o presente. Como seres finitos, conseguimos ainda entender o significado de infinito (sem fim), mas como entender o Eterno? Está escrito: "Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR." (Jeremias 23:23-24). Deus não se limita a qualquer parte do universo, mas está presente com todo o seu poder em cada lugar do espaço e em cada momento do tempo. Ele é Onipresente (Salmo 139:7-12).

Deus, pela sua Onipotência (Jeremias 32:27), levou muitos dos seus servos profetas em visão ao futuro, como foi o caso do apóstolo João, que de tantas, viu a "Nova Jerusalém", a cidade Santa reservada aos escolhidos do Senhor.

Outro ponto interessante a respeito deste tema, é que Ele deseja que aprendamos a confiar nEle, sendo pacientes. Foi o caso do seu servo Abrãao. Ele recebeu durante várias vezes a promessa de que teria um filho. Muitos anos foram necessários para que a promessa fosse cumprida, tudo para que Deus o preparasse para ser o "pai de muitas nações". Não é a toa que foi chamado do "pai da fé". Nunca devemos esquecer nos momentos de aflição, de que o nosso tempo e o tempo dEle, são extremamente diferentes!

Através destas poucas palavras, na brevidade de tempo na qual as estamos lendo, podemos refletir melhor um pouco mais da grandeza do nosso Deus. Ele sempre esteve e sempre estará no controle de tudo, do meu, do seu e do próprio tempo dEle, contudo, devemos aprender a aguardar, da mesma forma que Abrãao: “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apocalipse 14:12).

Nosso Deus é perfeito, infinito em poder. Ele é o comandante do Universo. Por isso é que teremos que gastar nossos dias sem fim (se assim fizermos por merecer) conhecendo-O na sua plenitude! Por isso queridos, Deus aguarda, NO TEMPO DELE, ENQUANTO HÁ TEMPO, a sua decisão para a eternidade!

REFLEXÃO: "Quem ouve a palavra de Deus com atenção encontra a felicidade; bem-aventurado quem confia e espera no Senhor" (Provérbio 16:20)

Related Posts with Thumbnails