PECADO

(por Marcio)

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rom 6:23)

Ontem pensamos juntos e talvez você tenha chegado a mesma conclusão que eu: a humanidade sofre de desordem moral. Prometi que escreveria sobre a Lei Moral áurea criada por Deus, conhecida como "Os Dez Mandamentos", mas antes de falar sobre ela, creio ser importante entendermos mais sobre um assunto que já vimos algumas vezes - O Pecado.

Sim, esta é uma palavra antiga que chega a ser considerada por muitos como algo descabido, antiquado, arcaico e até ridículo de se proferir ou escrever. Manipulada por outros para zombar da vontade de Deus.

Esta palavra nos milênios que nos antecederam, foi pela maioria extremamente respeitada. Se alguém soubesse que um querido seu estava em pecado, sua tristeza era aparente, já que sabia que a derrota seria uma consequência natural naquela vida.

O som deste termo soava muito forte aos ouvidos, da mesma maneira que hoje trememos quando ouvimos que um querido está com câncer ou aids... mas infelizmente, pela soberba do homem, o que antes era considerado o "Pit Bull" da deficiência humana, hoje é visto apenas como um "Poodle Toy" que podemos criar e brincar!

O pecado é como uma pequena ferida, que se alimentada, cresce, se torna purulenta, prolifera e mata! É uma mancha que Deus não vê a hora de limpá-la; exterminá-la de uma vez por toda da história da eternidade. Isso mesmo, Deus odeia o pecado e não o pecador!

Mas afinal de contas, o que é pecado? Se perguntarmos por aí, inclusive a alguns líderes espirituais, ouviremos algo como: "Ah, pecado é fazer aquilo que não é certo" ou "pecado é ir contra a vontade de Deus" ou ainda "pecado é ir contra a bíblia." Ok, estão todas certas! Mas a definição perfeita está na própria bíblia: "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei" (I João 3:4). Percebe? Pecado é quebrar as regras que foram constituídas por amor e proteção a eu e você. É não cumprir seus mandamentos. É ir contra o código moral que protege a sua integridade . É não seguir o manual de instrução que Deus deixou a seus filhos para que "haja sempre bom funcionamento da máquina". É trazer infortúnios, infelicidades, extraviar os caminhos pelo simples ato de não considerar que Deus te ama, te criou, te conhece e sabe exatamente com todas as minúscias o que é melhor para você.

Certa vez falava sobre os dez mandamentos para alguém e este me disse: "Pecado não é desobedecer os dez mandamentos, mas sim a bíblia"! Em seguida perguntei: "Ok, mas os mandamentos estão dentro de que livro?"

Pense sobre isto! Esta verdade que o mundo trata como obsoleta, é tão atual como o próprio Jesus; que é o nome mais procurado pelos sites de busca do mundo todo.

REFLEXÃO: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9)

VIVER COM OU SEM LEI?

(por Marcio)

"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, ATÉ O FIM DO TEMPO; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará" (Daniel 12:4)

Apesar das maravilhas da tecnologia, das invenções ilimitadas e do avanço da ciência, o homem cada vez mais parece ir de encontro a um único destino: sua destruição e também do planeta.

Com o decorrer do século vinte, a humanidade sentiu que as chagas do mundo seriam curadas pelo aumento da "sabedoria", que foi multiplicada como jamais se viu nos cinquenta e nove séculos anteriores. Acreditou-se que o homem baniria de uma vez por todas a pobreza, a injustiça, a doença e que o mundo se tornaria cada vez melhor. Mas será que é isto que vemos? O homem está se tornando cada vez melhor?

Com tanta informação e tantos avanços incríveis na compreensão do Universo, como é possível que temas como fome, racismo, intolerância, corrupção, roubo, assassinato, guerra, opressão e tirania ainda dominem o cenário mundial?

A resposta é simples: os grandes problemas da atualidade não são de ordem científica, tecnológica, mas sim, de ordem MORAL! Por ex.: Uma pessoa morre a cada 3 segundos no mundo de fome não porque não exista quantidade suficiente de alimentos, mas porque a distribuição é negligenciada pelos grandes líderes que buscam apenas seus próprios interesses. O número de assaltos são cada vez maiores não porque não exista dinheiro para todos, mas sim porque a distribuição de renda, principalmente nos países capitalistas, é demasiadamente injusta (dentre outras coisas). E o que dizer então da facilidade que o homem mata outro hoje em dia; que uma neta mata os avós; que os pais matam os filhos... será porque desejam "enxugar" a população ou porque aprenderam e tomaram gosto nos filmes, novelas, games e noticiários que isto não passa de um fato comum, onde morrer por nada faz parte da lei da selva (dentre outras coisas)? O que era incomum, agora é extremamente comum: divórcio; homossexualismo; pedofilia; lascívia; aborto, estupro, ingratidão aos pais... enfim, a cultura baseada em experiências egoístas e humanas, toma cada vez mais espaço do que antes fora considerado IMORAL. Infelizmente, vivemos o século do "eu" posso tudo!

A verdade é que as pessoas estão cada vez mais sem direção. Vivemos num mundo onde o importante é ser "feliz"; mesmo que isso seja moralmente errado. "Faça o que tiver vontade", "faça o que quiser" porque afinal de contas "o mal é relativo". Os valores, a família, a honra a Deus estão dia após dia sendo deixados numa gaveta cheia de pó.

Os ateus que me desculpem, mas como muitas outras coisas, o mundo não saberia o que é moral se o Deus do Universo não tivesse resumido, ditado e escrito com suas próprias Mãos tal código. O nome destas instruções: "Os Dez Mandamentos"! Diferente das leis humanas (que são milhares), Deus apenas nos deixou dez grandes instruções. Princípios eternos que valem para todos os tempos, todas as épocas, e que se fossem obedecidos, acabariam com todas as tormentas da humanidade... sim, todas! As próximas meditações serão sobre estes mandamentos. Meu desejo sincero, é que eu e você possamos resgatar estas regras e que possam fazer parte da nossa vida; que elas possam ser muito mais do que um monte de letrinhas junto a um papel amarelo, duro e ressecado que enfeitam nossas estantes.

REFLEXÃO: "Sabe, porém, isto: que NOS ÚLTIMOS DIAS sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" (II Tim. 3:1-4).
Related Posts with Thumbnails