OS DONS ESPIRITUAIS E A BÍBLIA 3 - Meditação Diária 25-02-2015

"Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom. (1Tess. 5:19-21, NTLH)

Como é fácil desprezar qualquer pessoa que afirme ter o dom de profecia; afinal, temos a Bíblia. Além disso, várias pessoas com problemas mentais e questionáveis em vários aspectos fizeram tal declaração ao longo da história. À luz dos fatos, é natural duvidar ou até mesmo desprezar.

No entanto, o conselho da Bíblia sobre o assunto é este: “Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias” (1Ts 5:19-21, NTLH).


Desprezar quem afirma ter o dom de profecia não é uma alternativa para os cristãos. Em vez disso, as Escrituras exigem que tais pessoas sejam “examinadas” ou testadas.

Além de nos pedir para avaliá-las, a Bíblia sugere algumas formas de fazê-lo. Uma aparece no Sermão do Monte, no qual Jesus nos ordena: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. […] Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mt 7:15-17).

Aplicando o texto ao aspirante a profeta, é preciso avaliar os resultados dos princípios que ele advoga e observar se a vida dele reflete a vontade divina.

Outra passagem se encontra em 1 João 4: “Provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus” (v. 1-3).

Devemos nos perguntar: Qual é o testemunho do candidato a profeta a respeito de Jesus? Isaías 8:20 apresenta um terceiro teste: os ensinos da pessoa estão em conformidade com a Bíblia?

Todos esses critérios são importantes, mas o mais crucial é se os profetas apontam para si mesmos e para a própria mensagem ou para Jesus e a Bíblia.

Os primeiros adventistas foram obrigados a usar a Bíblia para avaliar as declarações feitas pela jovem Ellen Harmon e por outros no fim dos anos 1840. E nem sempre era fácil tomar uma decisão. Continua a ser uma tarefa difícil.

Ajuda-nos hoje, ó Pai, a nos tornarmos estudantes zelosos de Tua Palavra a fim de podermos avaliar melhor todas as coisas espirituais.


George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails