Estudo 5 Livro de Daniel - "Do Palácio ao Pasto"

HINOS PARA O POVO PECULIAR DE DEUS - MEDITAÇÃO DIÁRIA 27-03-2015

"E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro". Apocalipse 15:3

Quando um movimento cristão começa a tomar forma definida, em geral, desenvolve o próprio hinário. Tiago White se lançou nessa tarefa para o adventismo do sétimo dia, publicando, em 1849, “Hinos Para o Povo Peculiar de Deus, que Guarda os Mandamentos de Deus e a Fé de Jesus”.

É claro que hinos e hinários nunca são neutros. Eles refletem a mensagem mais importante para aqueles que escrevem os cânticos e os compilam. Muitas pessoas aceitaram a doutrina cristã ortodoxa cantando, o mesmo se deu em relação à mensagem adventista no século 19.

Tiago White sabia do poder da música. Ele também reconhecia sua função doutrinária. Assim, não causa espanto descobrir que o primeiro hino da antologia de Tiago se chamava “Santo Sábado”. A mensagem do cântico fala por si só.

A pura e infalível Palavra de Deus, / Fonte sempre segura,/ Seus estatutos, seus preceitos e suas leis / São escritos para a mente pura.

No paraíso […] / A Palavra seria guia garantido. / E se desta lei ele fugisse, / Seu passo por certo acabaria pervertido.

O santo sábado ali foi feito / E Deus o escolheu santificar; / Para nosso Deus obedecer, / Devemos esta ordem praticar.

Tempos depois, quando Moisés vivia, / Esta lei foi ratificada. / E todos quantos seguem a santa Palavra / Podem agora ter a vida santificada.

Ainda mais tarde […] / Ouvimos o profeta dizer: / Atentai, não tema reprovação, […] / Quem ao sábado resolve obedecer.

Pois assim disse o Deus todo-poderoso / Aos que verdadeiramente descansam: / Cavalgarão nos altos da Terra / E entre os salvos serão sustentados.

Aqui estão os perseverantes / Que guardam puros os mandamentos.

Na cidade santa entrarão / Se até o fim se mantiverem atentos. / Então sigamos este caminho, /

Até quando para Canaã voltarmos. / Lá andaremos em ruas de ouro / E naquele descanso permaneceremos.

Uma vez que o hinário de Tiago só trazia a letra, você precisa imaginar como o hino era cantado. No entanto, o poema não deixa dúvidas quanto à mensagem.

George Knight "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails