Anima-te!

(adaptado do texto de Vilson F. Martins)

"Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos" (I Tessalonicenses 5:14)

Preocupado com uma onda de desânimo que tem atingido muitas vidas, nos é salutar escrever a respeito!

O desânimo não é de todo mal. O verbo "ser" e "estar" têm tudo a ver, não somente com o "desânimo", mas com a maioria das influências; então dizer: Eu "estou" desanimado é totalmente diferente de: Eu "SOU" desanimado. "Estar" é um estado que pode ser passageiro, enquanto que "ser" é assumir definitivamente tal situação.

O desânimo, assim como, por exemplo, a dor é importante na vida do ser humano. A dor é uma defesa do organismo que aponta para algo que não está de acordo no corpo, e assim o "proprietário" procura se inteirar do que está errado. O desânimo é uma defesa pessoal que aponta para algo que não vai bem a nível de alma, portanto, o desânimo em si não é ruim. Permanecer nele é que é complicado!

Os planos de Deus para nós não são estáticos, ou seja, eles não deixam de existir porque nós os frustramos em parte de nossa caminhada quando cometemos algum vacilo. Podemos dizer que parte do plano de Deus para nós - por um tempo - se torna inoperante, entretanto, na medida em que nos dispomos a Ele, Ele se dispõe a recomeçar a ação do Seu plano em nossas vidas. É evidente que em nossa trajetória de vida muitas vezes deixamos de pedir a orientação do Senhor para tomarmos nossas decisões próprias. Outras vezes Ele nos orienta, mas por causa de nossa estupidez, agimos de modo prepotente simplesmente ignorando Sua doce e amável voz que nos adverte do iminente perigo. Outras vezes somos tão simplistas que não interpretamos a vontade dEle adequadamente. Em vista dessas situações que podem nos ocorrer, tudo que o inimigo de nossas almas deseja é que permaneçamos nos lamentando e sendo vítimas de nosso fracasso, onde o que mais se evidencia é o nosso pecado, matéria prima na mão do acusador. Ora, se não houvesse necessidade de perdão, não teríamos pecado.

Está escrito em I João 1:9 que Deus perdoa TODOS os pecados. Qualquer um pode errar. Não deve, mas pode. Qualquer um pode deixar de ver a vontade de Deus em alguma decisão ou atitude. Qualquer um pode cegamente ser guiado por sentimentos e pelo coração e assim assumir posições que irão resultar em ruína a si mesmo. Mas como é fantástico o fato de termos um Deus amoroso, misericordioso, compreensivo. Ele é Pai e como tal se compadece e espera que o abatido O procure e clame por Ele. "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias" - Salmo 34:6.

Há um texto em Jeremias que causa um frenesi em nossa alma, e nosso coração se acelera quando meditamos na profundidade dele, e diz: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito; pensamentos de paz...". Jeremias 29:11. As incertezas de um amanhã sem esperança se levantaram e a alma se inquietou a tal ponto de ser dominada pela ansiedade. Creia que Ele não só planeja nosso bem espiritual, mas também nossa vida material, nossa casa, nossa família, nosso trabalho, nosso futuro. Se assim não fora, Filipenses 4:19 seria uma farsa. Tenho uma tarefa para todos os que se encontram desanimados. Leiam todos os dias o Salmo 119 (todo ele).

Posso lhe garantir que você sairá do desânimo, pois Deus falará contigo, em o Nome do Senhor Jesus. Amém e Amém!

REFLEXÃO: "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filipenses 4:19)

Related Posts with Thumbnails