A OBRA DE ARTE DE DEUS

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (Efésios 2:10).

Conta-se que antes de começar um importante trabalho, o grande escultor, pintor, arquiteto e poeta Michelangelo viajou para as pedreiras da cidade de Carrara, situada a noroeste da Itália, e escolheu pessoalmente o bloco de mármore no qual iria realizar uma obra de arte. Enquanto supervisionava pessoalmente o trabalhoso transporte do bloco branco até seu estúdio, projetava em sua mente os contornos da estátua que seu cinzel iria esculpir.

Séculos antes, em sua epístola aos fiéis de Éfeso, o apóstolo Paulo escreveu uma poderosa passagem concernente à obra criadora de Deus na vida do cristão: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos BOAS OBRAS, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (Efésios 2:10). Significativamente, a palavra grega originial para "criação" é poieo. Este termo se refere à criação de um ARTISTA TALENTOSO. Em realidade, a frase-chave nessa passagem poderia ser traduzida como: "Nós somos o poema de Deus; nós somos a obra de arte de Deus".

Não existe ninguém como você. Bem no início, os seres humanos foram trazidos à existência mediante um ato criativo de Deus - não como resultado de uma fortuita interação de forças naturais. Cada um de nós é inigualável e, apesar de nossa condição pecaminosa, ainda portamos a imagem dAquele que nos fez. Quando vamos a Deus em busca de perdão e de uma vida mediante Jesus, Ele nos recria, transformando nossa vontade, afeições e própósitos. Essa miraculosa mudança é graciosamente oferecida e, de modo semelhante, tem de ser livremente aceita. Assim como Deus nos estende Sua misericordiosa mão, precisamos apegar-nos a ela a fim de sermos erguidos.

Deus preparou as boas obras para fazermos. Uma vez que experimentemos o novo nascimento em Cristo, somos capacitados a fazer o bem. Paulo se expressa com meridiana clareza explicando que nossas boas obras não são MEIOS de conseguirmos a salvação, mas o RESULTADO natural de havermos sido salvos. Como a roseira produz rosas e a macieira maçãs, as ações altruístas são uma consequência natural da vida de um cristão renascido. O Artista-Mestre nos recriou com um propósito - para planejar e agir em benefício de outrem. E Deus é quem proporciona oportunidades e nos motiva a usar nossos talentos, habilidades e dons para esse fim.

Podemos escolher fazer o bem. Em tudo isso, Deus respeita nossa individualidade e vontade. Ele não Se impõe e nem impinge Seus planos sobre nós, mas graciosamente convida-nos a nos tornarmos Suas mãos e pés - Seus instrumentos de misericórdia ao mundo. O Espírito Santo nos move à ação. Nossas palavras positivas podem transformar a tensa atmosfera de um escritório.

Nosso interesse pode transformar a exacerbada competitividade de uma sala de aula ou de trabalho. Nossas ações de amor podem transformar e reunir amigos e famílias separadas. Realmente, "o mais forte argumento em prol do evangelho é um cristão que sabe amar e é amável" (EGW, A Ciência do Bom Viver, 470).

O Artista-Mestre já agiu. A cena está montada. Diariamente, as oportunidades de fazer o bem acham-se disponíveis ao nosso redor. Meu desejo é que você e eu, optemos diariamente a agir como o Deus encarnado agiu; fazendo o bem a todos que cruzarem os nossos caminhos!

REFLEXÃO: "E formou o Senhor Deus o homem do PÓ DA TERRA, e SOPROU em suas narinas o FÔLEGO DE VIDA; e o homem FOI FEITO ALMA vivente." (Gênesis 2:7)

(Por Huberto M. Rasi - Diálogo Universitário 2/vol 16/2004)

O Grãozinho de Mostarda

(adaptado do texto de Margaret Tito)

"Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta" (Tiago 2:17) - NTLH

Eu não conseguia dormir. Muitos pensamentos desagradáveis me circulavam pela mente. Sentia-me sozinha. Meus filhos estavam em diferentes posições de responsabilidade e programas de estudo, e meu esposo cumpria seu itinerário costumeiro. Fechei os olhos e fiquei deitada por longo tempo. Pensamentos amedrontadores me atacaram, e o sono ficou muito distante. Eu pensava: E se... meu filho não for cauteloso ao dirigir para seu local de trabalho... Minha filha não cuidar de sua gripe e febre, e piorar... Meu caçula não conseguir um lugar apropriado onde ficar? E se meu esposo dormir demais, por estar cansado, e perder a próxima conexão do trem? Pensamentos que não acabavam mais. Orei: Senhor, dá-me sossego mental para que eu possa dormir. Mas não recebi nem sono nem paz.

A manhã chegou, com suas atividades de rotina. Levantei-me com o corpo pesado e a mente mais ainda. A primeira coisa foi telefonar para meus filhos. Durante o curso da conversa, expressei a eles minhas preocupações. Ouviram pacientemente e tentaram me consolar com palavras ternas e animadoras. O comentário do meu filho mais novo me deixou parada: “Mamãe, a senhora tem tantas bênçãos pelas quais ser agradecida, e não tem suficiente fé e confiança em Deus.” Como era verdade! Foi necessário que meu filho, mais jovem relativamente a anos de experiência, me ensinasse aquela grande lição. Foi um pensamento revitalizador para mim.

Sim, sou grata para com Deus, de modo que Lhe expressei gratidão por uma vida matrimonial feliz, com um esposo carinhoso e compreensivo, e por três filhos queridos. Manifestei gratidão por meus pais e irmãos solidários, pelos parentes por afinidade muito prestativos, que me aceitam como parte da família. Agradeci a Deus os vizinhos e colegas cordiais. E agradeci a Deus a própria vida que me é concedida.

Além disso, entendi que, se tivesse uma fé pequenina como um grão de mostarda, poderia ter dormido como uma montanha. De agora em diante, dentro da minha possibilidade, deixarei minha montanha de preocupações com o Senhor e pedirei aquela fé como uma sementinha de mostarda.

Sabe de uma coisa? Desde aquela noite, tenho dormido com aquele grãozinho de mostarda da minha fé, e dormido bem – como uma montanha!

REFLEXÃO: "... Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá, e ele irá. Nada lhes será impossível...' " (Mateus 17:20) - NVI

Fonte: www.maravilhosojesus.com.br

Related Posts with Thumbnails