Esperança para os que sofrem

(por Günther Wallauer)

"E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz" (Mateus 27:32)
.
Imagine a cena. Um homem coberto de feridas, escoriações, cortes, sangue e ainda por cima, carregando uma pesada cruz. E ali se encontrava Simão olhando espantado para o que estava diante de seus olhos quando de repente ele está carregando aquela mesma cruz, aliviando o sofrimento de Jesus. Que grande privilégio foi o de Simão de levar essa cruz e de ter assim uma parte com Jesus em seus sofrimentos.

Hoje nós temos também o mesmo privilégio de Simão. Só que não carregamos uma cruz. Mas, podemos aliviar o sofrimento de pessoas curvadas pela enfermidade, pelo abandono, pela falta de oportunidades, atingidas pelos desastres naturais, pelo desemprego, pela pobreza. Quanto sofrimento existe ao nosso redor. Basta abrir os olhos, basta querer ver.

E, é nosso privilégio, como cristãos, como filhos de Deus, como herdeiros da promessa, de estender as mãos e sermos agentes de transformação na vida de uma pessoa.

Podemos aliviar o sofrimento de alguém quando participamos de atividades solidárias em nossa comunidade cristã, em nossa igreja."Mutirão de Natal", projeto "Vida por Vidas", "Quebrando o Silencio", ensinar uma pessoa a ler e escrever, compartilhar minhas roupas, calçados, adotar uma criança pobre, plantar uma árvore, oferecer um trabalho, convidar alguém para o almoço de sábado, ensinar uma mãe a preparar alimentos saudáveis para sua família, compartilhar a fé com alguém, doar de seu tempo e talentos. E poderíamos continuar a lista.

Ação solidária. Hoje estou ajudando alguém, amanhã eu poderei estar sendo ajudado. Ação solidária. A igreja trabalhando pelo próximo, pregando o evangelho prático, pregando esperança.

E um dia nós vamos escutar daquele mesmo homem que não conseguiu levar sua própria cruz. Ouviremos do próprio Salvador: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:40).

Sim, eu e você podemos ter o mesmo privilégio de Simão Cirineu. Podemos levar a cruz de Cristo.

Related Posts with Thumbnails