Egito ou Deserto?

(adaptado do texto da JOVEM Priscila Miranda)

"Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver [...]. Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem [...] E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros [...] E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios" (Êxodo 14:10-29)

“Antes escravos no Egito do que morrermos no deserto” (verso 12)

Nesta passagem bíblica, os israelitas tinham saído do Egito pela mão poderosa de Deus e agora estavam no deserto, bem em frente ao Mar Vermelho, perseguidos pelos egípcios.

Neste contexto, vale dizer que Deus continua tirando seus filhos do Egito (mundo) e nos libertando da escravidão (pecado). Mas existe um preço, uma escolha a ser feita por nós. Esta escolha é o DESERTO. Não há como chegarmos à Terra Prometida (o cumprimento da vontade de Deus, a eternidade com Cristo) sem antes passarmos pelo deserto. "O deserto", é o momento em nossa vida que só poderemos recorrer ao Senhor - o mundo nos rejeitará, nos perseguirá, contudo, Deus permite que isto aconteça para nos moldar e nos transformar, para tornar-nos aptos para servi-Lo e dispostos a entregar verdadeiramente nossas vidas pelo Seu Reino.

“Não tenham medo” (verso 13)

Não tenham medo de renunciar a uma vida cristã cômoda, não tenham medo da rejeição dos outros, não tenham medo da perseguição deste mundo, NÃO TENHAM MEDO! Deus é quem guerreia por nós, quem nos livra, quem nos consola, o único que está sempre por perto para nos ajudar. Esta frase é encontrada na Bíblia 365 vezes... é como se Deus quisesse nos lembrar de nos apoiarmos nEle todos os dias do ano!

“Sigam avante” (verso 15)

Esta é a ordem de Deus, não importa quão difícil possa parecer enfrentar o deserto, a perseguição, o “mar”, a renunciar a nós mesmos, nossas vontades, até mesmo projetos de vida, para cumprir a vontade de Deus. Embora pareça que você não vai conseguir, que você não vai ser capaz de enfrentar tudo isto, o Senhor diz: SIGA AVANTE! Sabe por quê? Porque você não estará sozinho, Deus sempre estará por perto, você só precisa se dispor… seguir a Cristo de perto, não parar… Ele pelejará por nós e nEle já somos mais que vencedores!!!

“Tudo para a Glória de Deus” (verso 18)

Tudo isto acontece para que o Nome do Senhor possa ser glorificado através de nós. No “Egito” não podemos glorificar a Deus! Enquanto somos “escravos” da nossa própria natureza humana, das nossas vontades, quando somos escravos deste mundo e de tudo o que existe nele, não podemos glorificar ao Senhor! Quando permitimos que o Senhor nos liberte de tudo isso, quando aceitamos o trabalhar de Deus em nós, quando escolhemos dizer não pra nós mesmos e sim para Deus, mesmo que isto signifique ir para o deserto, aí sim, através de nós, Deus manifestará Seu poder e a Sua Glória e então seremos capazes de “viver para a Glória de Deus”.

“Deus já está lutando por nós” (verso 25)

Quando decidimos e escolhemos este caminho, Deus imediatamente já estará lutando por nós! As perseguições virão, as lutas, o deserto… O inferno não fica contente quando você se coloca na posição de Deus, de soldado do Exército do Altíssimo, mas o braço forte do Senhor é quem nos livra, pelo Seu poder, pelo Seu amor e para a Sua Glória! Para isto que fomos criados, chamados por Deus para sermos canais da Sua Glória e do Seu poder a este mundo!

Mas para isto precisamos fazer esta escolha… Escolha o deserto! Escolha a renúncia! Escolha a companhia de Deus, Liberte-se!

Deus quer nos usar para impactar esta geração! Mas antes precisamos obedecê-Lo, nos esvaziarmos de nós mesmos, permitirmos que Ele viva em nós e nos transforme conforme a Sua Vontade.

O deserto é preço que precisamos pagar… Jesus já pagou o maior preço! Ele não desceu da Sua Glória, viveu nesta terra, sofreu até a morte para que vivêssemos uma vida “comum”, de freqüentar a igreja nos finais de semana pensando que isto é suficiente, Ele morreu para que pudéssemos viver não uma vida como todas as outras, mas a Sua própria vida, andando como Ele andou, fazendo o que Ele fazia, pensando como Ele pensaria, seguindo seus passos verdadeiramente.

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais enxergamos o quanto somos indignos, o quanto precisamos da Sua Graça e Misericórdia, e é perto de Deus que o nosso coração se quebranta e podemos abrir nossas vidas para receber o trabalhar das Mãos do Oleiro, o agir do Pai em nós.

Escolha este “caminho estreito”, não seja apenas ouvinte ou “participante” do evangelho, mas viva esta Palavra, viva esta Vida que Deus tem para você!

REFLEXÃO: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça” (Isaías 59:2)
Related Posts with Thumbnails