
"Quem nos separará do amor de Deus? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo ou espada? Porque eu estou bem certo de que nem a morte nem a vida nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus", que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:38-39)
Quando o imperador Nero reinava em Roma, os cristãos já eram numerosos. O tirano se entregava a todos os vícios e não vacilava diante de nenhum crime. No ano de 64 Roma foi incendiada. O rumor público era que o imperador havia causado essa tragédia somente para poder admirar o espetáculo.
Ele subiu ao alto de uma colina, tocando sua lira, para contemplar de lá a cidade em chamas. Para afastar a fúria do povo, Nero culpou os cristãos e desencadeou contra eles uma cruel perseguição.
Eles eram pendurados, crucificados, atirados ao Rio Tiber, dentro de sacos fechados. Alguns untados com resina e atados a postes. Serviam de tochas vivas para iluminar uma festa oferecida ao povo nos jardins imperiais.
Próximo do martírio, o apóstolo Paulo, confirmava a sua fé. "Sei em que tenho crido" e também: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (II Timóteo 1:12 - 4:7).
Ao pensar nos sofrimentos desses mártires, envergonhamo-nos de nossas queixas a respeito das dificuldades e dos problemas que tenho de enfrentar. O que elas são comparadas ao que sofreram os mártires? E se Deus os fortaleceu para que pudessem resistir, não dará também a nós Sua ajuda para suportar as provas de modo que Ele seja glorificado por meio delas?
Por isso, de agora diante, pense bem, antes de murmurar e reclamar da vida. Os mártires na chacina de Nero, morreram louvando a Deus. Mas eu e você, não precisamos estar para morrer para louvar ao Todo Poderoso. Louve pela sua vida que Deus lhe deu. Louve pelo presente de poder ser o que é e estar gozando da alegria e da paz de Deus. Louve ao Senhor pela dádiva de poder falar do amor de Deus e morar num país livre e democrático. Muitos países não gozam deste privilégio. Louve a Deus em todo o tempo e em todo lugar.
REFLEXÃO: “E sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas” (Lucas 21:17-19)