Perseguição

(adaptado do texto de Nilma Coimbra)

"Quem nos separará do amor de Deus? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo ou espada? Porque eu estou bem certo de que nem a morte nem a vida nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus", que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:38-39)

Quando o imperador Nero reinava em Roma, os cristãos já eram numerosos. O tirano se entregava a todos os vícios e não vacilava diante de nenhum crime. No ano de 64 Roma foi incendiada. O rumor público era que o imperador havia causado essa tragédia somente para poder admirar o espetáculo.

Ele subiu ao alto de uma colina, tocando sua lira, para contemplar de lá a cidade em chamas. Para afastar a fúria do povo, Nero culpou os cristãos e desencadeou contra eles uma cruel perseguição.

Eles eram pendurados, crucificados, atirados ao Rio Tiber, dentro de sacos fechados. Alguns untados com resina e atados a postes. Serviam de tochas vivas para iluminar uma festa oferecida ao povo nos jardins imperiais.

Próximo do martírio, o apóstolo Paulo, confirmava a sua fé. "Sei em que tenho crido" e também: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (II Timóteo 1:12 - 4:7).

Ao pensar nos sofrimentos desses mártires, envergonhamo-nos de nossas queixas a respeito das dificuldades e dos problemas que tenho de enfrentar. O que elas são comparadas ao que sofreram os mártires? E se Deus os fortaleceu para que pudessem resistir, não dará também a nós Sua ajuda para suportar as provas de modo que Ele seja glorificado por meio delas?

Por isso, de agora diante, pense bem, antes de murmurar e reclamar da vida. Os mártires na chacina de Nero, morreram louvando a Deus. Mas eu e você, não precisamos estar para morrer para louvar ao Todo Poderoso. Louve pela sua vida que Deus lhe deu. Louve pelo presente de poder ser o que é e estar gozando da alegria e da paz de Deus. Louve ao Senhor pela dádiva de poder falar do amor de Deus e morar num país livre e democrático. Muitos países não gozam deste privilégio. Louve a Deus em todo o tempo e em todo lugar.

REFLEXÃO: “E sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas” (Lucas 21:17-19)

Related Posts with Thumbnails