Testemunho incrível - Sr. Rosalino Bozo

Mercado Loma Linda: coração da alimentação adventista na Califórnia

Na pequena cidade de Loma Linda (Califórnia), na região do 2º grupo de seres humanos mais longevos e saudáveis do planeta (Adventistas do Sétimo Dia), considerada uma "Blue Zone" - local com uma quantidade significativa de pessoas que ultrapassam os 100 anos de existência com uma vida ativa -, existe um supermercado como em qualquer outra cidade. No entanto, este centro comercial é diferente de todos os outros que seguem o mesmo conceito de varejo, porque nele você não encontrará:

- Açougue;
- Pescados;
- Refrigerantes*;
- Açúcar** (lá é considerado uma toxina);
- Alimentos refinados;
- Bebidas alcoólicas;
- Cigarros
- Laticínios e etc.


Mas você encontrará facilmente:

- Prateleiras e mais prateleiras de frascos de vitaminas / minerais / proteínas e similares: veganas / naturais (para o brasileiro isto é um absurdo, sobretudo para as autoridades que legislam sobre estes tipos de produtos);
- As mais variadas formas de alimentos naturais, frescos e integrais (Nozes, Quinuas, Castanhas e etc);
- Água mineral (diversas) com Ph de 7,5 a 9,5 !!
- Quiosque interno com sucos frescos para consumo imediato;
- Leite de arroz / soja...;
- Frutos Secos e etc.

Vale dizer que nesta cidade as pessoas praticam atividade física constantemente, bem como a sua fé. Notei também que em lugares públicos muitas das árvores são frutíferas e não somente ornamentais. Isso se faz presente também no quintal de algumas casas.

O zelo e cuidado pela saúde é tão levado a sério, que recentemente houve "uma guerra" entre os cidadãos e as autoridades locais contra a implantação da primeira rede de Fast-Foods no local (Mc Donald's), mas infelizmente, como em qualquer outra lugar do planeta, "a corda estourou do lado mais fraco".

Outra coisa interessante, é que este é o primeiro supermercado que conheço que não abre aos sábados***. Deus seja louvado! Certamente Ele é ainda mais lembrado neste dia por este ato.

No mínimo interessante a relação Longevidade x Saúde x Alimentação x Descanso x Exercícios x Fé, não acha?

*O PH do refrigerante é de apenas 2,7 a 3,5... isto é altamente oxidante. A velocidade de envelhecimento é maior, não só externamente, mas sobretudo internamente; diminuindo a vida / capacidade dos órgãos.

** Considerada por muitos a droga mais perigosa (creio consumida) do nosso tempo: Veja aqui

*** Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia DESCANSOU; por isso o Senhor ABENÇOOU o dia do sábado, e o SANTIFICOU. (Exodo 20:11)

A essência da oração - Pr. Chaguri

Comentários Lição 02 – “Céu” na Terra (Prof. Sikberto Marks)

05 a 12 de Outubro de 2013

Verso para memorizar: “Os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz Ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte” (Heb. 8:5).

Introdução de sábado à tarde
O foco do estudo dessa semana é a relação de DEUS com os homens, em especial, na condição de pecadores. Vemos que o santuário é um meio de relacionamento entre a divindade e os seres humanos, uma maneira de DEUS estar presente entre nós.
Nem sempre a presença de DEUS foi por meio de um templo. Estudaremos que futuramente também o encontro de DEUS com os homens não será num templo, como já foi antes de ocorrer a desgraça do pecado.
O antigo Tabernáculo foi o meio, um tanto restrito e limitado, de DEUS morar entre os homens pecadores. E a ele os homens iam para pedir perdão de seus pecados, mas isso também não é o normal no governo de DEUS. Houve uma exceção aqui na Terra, coisa que não acontece nos outros mundos. Porque aqui somos pecadores é que temos que nos encontrar com DEUS num determinado lugar, onde se diz ser Sua habitação. Nos tempos de Moisés, até a destruição do primeiro templo, o de Salomão, DEUS habitava entre Seu povo, de modo miraculoso, no lugar santíssimo, sobre a arca do concerto, onde se encontravam os Dez Mandamentos da aliança. Era o chamado Shequiná, uma luz sobrenatural que emanava da presença de DEUS, em forma de espírito. Não se podia ver a DEUS, mas se podia ver a Sua luz.
O pecado destruiu a possibilidade de relacionamento natural entre DEUS e os homens. Por isso, DEUS mesmo providenciou maneiras um tanto precárias de manter esse relacionamento – antigamente o templo, hoje em dia, a igreja. É precário porque não O vemos, não O ouvimos; é algo um tanto distante, separado, isolado. Mas é mais que nada, e é a maneira para que seja restabelecido o relacionamento original, que Adão e Eva mantiveram nos anos em que não haviam pecado.

  1. 1.      Primeiro dia: O primeiro “santuário” na Terra
O primeiro santuário na Terra não era um prédio. Nem havia necessidade de ser. Era a própria presença de DEUS na Terra. Ele andava pelo Jardim, junto com Adão e Eva. Faziam o por de sol juntos, cantavam juntos. Era uma presença natural, pois todos ali eram santos, não havia o agente separador do pecado. Adão e Eva deviam guardar e cultivar o Jardim do Éden, assim como fizeram, mais tarde, os levitas com o tabernáculo, e como hoje devem fazer os diáconos. Querubins guardaram a entrada do Jardim, outros, de ouro, simbolicamente guardavam o local do shequiná no templo.
O Jardim do Éden era comparado, pelos antigos, como o lugar santíssimo no templo. A Nova Jerusalém outra vez será comparada a esse lugar. Ou seja, DEUS está ali, habita ali e Se relaciona com as criaturas, bem ali, embora em espírito, possa estar em todos os lugares. Por isso a Nova Jerusalém, comparável ao templo, é dimensionada no Apocalipse como tendo um formato cúbico, pois assim eram as dimensões do lugar santíssimo no Tabernáculo.
A história da redenção é o retorno ao relacionamento natural, direto, entre DEUS e Suas criaturas. Na fase intermediária entre o Jardim do Éden e a Nova Jerusalém, DEUS tem providenciado maneiras alternativas, menos diretas, dEle estar entre nós, e de nós nos relacionarmos com Ele.

  1. 2.      Segunda: Cópia do modelo
O tabernáculo que Moisés ergueu foi copiado de um modelo celeste, que DEUS mostrou a esse Moisés, em cima do monte Sinai. Ali Moisés teve uma visão detalhada desse templo. Pelo visto, aquele, o celeste, era real, e esse da Terra, tanto o de Moisés quanto o de Salomão, e também o segundo templo, e ainda, o templo reformado por Herodes, eram apenas cópias.
O templo sempre foi símbolo da presença de DEUS entre Seu povo. Neles sempre houve dois lugares, o santo e o santíssimo. Até hoje ainda é assim, pois, no lugar onde o povo se assenta, é considerado como o lugar santo, e onde está o púlpito, o santíssimo. Certamente esses lugares não são hoje devidamente respeitados, ocorrendo ali até representações teatrais e outras coisas piores que isso.
Com sinceridade, não posso afirmar, e não sei, se sempre havia santuário no Céu, ou se ele também foi providenciado para que Moisés fizesse uma cópia e depois JESUS ministrasse por nós. A questão se levanta porque na Nova Jerusalém não haverá templo, ela mesma será como o lugar santíssimo, pois DEUS habitará nela. É uma questão interessante para nos abrir curiosidade, e saberemos quando pudermos falar com JESUS. Embora seja interessante, a questão não é ponto de salvação, portanto, não necessitamos desvendar a sua verdade.
“O santuário do Céu, no qual Jesus ministra em nosso favor, é o grande original, de que o santuário construído por Moisés foi uma cópia. Assim como no santuário terrestre havia dois compartimentos, o santo e o santíssimo, existem dois lugares santos no santuário celestial. A arca contendo a lei de Deus, o altar de incenso e outros instrumentos, que se encontravam no santuário de baixo, também têm sua parte correspondente no santuário de cima. Em santa visão, foi permitido ao apóstolo João penetrar no Céu, e ele contemplou ali o castiçal e o altar de incenso e quando “abriu-se no céu o templo de Deus”, contemplou também “a arca do Seu concerto”. Apoc. 11:19” (História da Redenção, 377).

  1. 3.      Terça: Jesus como santuário
O santuário ou tabernáculo de Moisés foi erguido para que DEUS estivesse entre o povo, e para que o povo pudesse ir até lá e pedir perdão reatando relacionamentos. Também ao redor dele o povo se reunia para grandes solenidades de louvor a DEUS. Era um lugar de relacionamento entre DEUS e Suas criaturas.
JESUS substituiu o templo. Não substituiu apenas o sistema de sacrifícios, mas o templo todo. Ele, que é a verdade, o caminho e a vida, também era o pão da vida como o maná e os pães da proposição. Ele era a luz do mundo como o candelabro. Era o cordeiro de DEUS, como o cordeiro do sacrifício diário. Ele veio para servir, como era o serviço no santuário. Ele foi a vítima inocente, como eram inocentes os cordeiros mortos no santuário. Ele substituiu tudo no templo; Ele é o templo, figurativamente falando. JESUS foi o grande sacrifício.

  1. 4.      Quarta: A igreja como santuário
A igreja de CRISTO, hoje a Igreja Adventista do Sétimo Dia, é a sucessora do Templo. Só ela que ainda mantém todas as verdades bíblicas. Ela representa DEUS conosco, o meio de nos relacionarmos com o Criador. Atualmente o nosso corpo, assim como o de CRISTO, é o santuário do ESPÍRITO SANTO. Entendemos isso como o poder de orientação do ESPÍRITO SANTO em nossa vida, nos fazendo ver as coisas que ao natural não veríamos jamais.
Nós somos os representantes de DEUS na Terra. Devemos levar as outras pessoas a se relacionarem com DEUS. É a nossa incumbência, dada por JESUS.
Darei um testemunho sobre isso. Não aprecio dar testemunho próprio, pois não é nosso hábito; afinal, quando entre nós um testemunha de si mesmo, não pega bem. Infelizmente!
Há décadas fui ordenado ancião, e cumpri com essa ordenação de duas maneiras. Uma, estudando e dando instruções sobre a vontade de DEUS, aos meus irmãos na fé. Outra, foi um concerto com minha esposa, depois, com minha filha também. Por ser ordenado, nós não nos podíamos dar a certas liberdades, como por exemplo, práticas que entristecem a DEUS, mas que persistem entre muitos, normalmente. A minha parte era e ainda é, pois hoje já não sou mais ancião, mas a ordenação persiste, dar um testemunho coerente com a fé e ao que cremos, que também creio. Por isso tenho procurado ser bondoso com as pessoas, como por exemplo, os meus alunos. A minha esposa teve por parte uma vida simples, sem adornos, sem pinturas, nem mesmo de cabelo e unhas, e ela vem fazendo a sua parte com admirável fidelidade. Nós dois nos responsabilizamos por não assistir novelas etc., e manter uma vida que representasse um bom testemunho. Quando veio nossa filha, a educamos nesse sistema. A questão era a seguinte: fui ordenado ancião, e por isso, minha família deveria ser coerente com a fé. Até hoje vivemos assim, e meu genro aderiu ao sistema. Somos felizes nesse sistema e cada dia nos entregamos a DEUS para que Ele nos guie. E temos esperança que DEUS aprove no dia final.

  1. 5.      Quinta: Nova criação
Finalmente, como será o templo na Nova Jerusalém? Pois, curiosamente, nela não haverá templo. DEUS mesmo será o templo, isto é, JESUS CRISTO, Esse mesmo que Se fez o templo quando viveu conosco, e substituiu tudo o que era figurativo. Ele não foi só o Cordeiro de DEUS, mas foi tudo o que o templo simbolizava.
Lá nós seremos como reis e sacerdotes de DEUS. Reinaremos juntos com Ele. A cidade toda, a Nova Jerusalém, será o templo, pois será a habitação de DEUS. Por isso o Apocalipse a descreve como em forma quadrangular (Apoc. 21:16), tendo as três dimensões iguais, ou melhor, as doze medidas dos seus seis lados iguais a de um cubo. Assim como o lugar santíssimo do tabernáculo. Isto representa a perfeição. João disse, sobre esse assunto: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apoc. 21:1-3).
“E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. (…) E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Apoc. 21:22 e 27).
Enfim, será como no Jardim do Éden!

  1. 6.      Resumo e aplicação – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
a)      Síntese dos principais pontos da lição
  • Qual o foco principal?
O foco da lição desta semana, como já escrevemos na parte de sábado à tarde, são as formas diferentes da presença de DEUS com Seu povo, desde antes do pecado, até após o pecado. Antes do pecado, o próprio Jardim do Éden era o templo, isto é, o lugar por excelência de encontro entre DEUS e o casal, e a sua posteridade se não pecassem. Portanto, não havia necessidade de um prédio. Antes do dilúvio, e após ele, por um tempo, DEUS ainda Se comunicava com os homens de modo direto, mas não face a face. Houve vários casos como DEUS falava com Adão, com Caim, com Enoque, depois com Jó, com Noé, com os profetas, e assim vai. E eles ainda não tinham templo.
Entre o povo de Israel, DEUS instruiu Moisés na construção de um Tabernáculo, para que ali DEUS habitasse, no lugar santíssimo. O mesmo aconteceu no templo de Salomão, até que fosse destruído por Babilônia, a arqui-inimiga de DEUS e de Seu povo. No novo templo não havia arca, nem Dez Mandamentos, nem shequiná. Mas, nele os homens viram a presença de DEUS em forma de homem, JESUS CRISTO, que se tornou o Cordeiro de DEUS. Era DEUS entre os homens, bem ao natural, como eram os homens, sujeito a pecado, embora não pecasse.
Hoje DEUS está entre Seu povo por meio da igreja, fundada pelo próprio JESUS CRISTO. E nós somos o templo do ESPÍRITO SANTO, pois em todo aquele que se entrega a DEUS, o ESPÍRITO SANTO habita e orienta… No futuro, após a transformação e resgate da Terra, na Nova Jerusalém, outra vez não haverá necessidade de templo, pois o próprio JESUS CRISTO estará lá para relacionar-Se com Seu povo, diretamente. Portanto, como no início, Ele mesmo será o templo, ou o que este representa: a presença do Criador entre as criaturas.

  • Quais os tópicos relevantes?
Destacamos dois tópicos relevantes: a presença de DEUS e o Seu relacionamento com Suas criaturas.
  • Você descobriu outros pontos a acrescentar?
_________________________________________________________________________

b)      Que coisas importantes podemos aprender desse estudo?
DEUS quer estar entre nós, quer relacionar-Se conosco, quer nos perdoar equer restabelecer tudo ao estado original.
  • Que aspectos posso acrescentar a partir do meu estudo?
_________________________________________________________________________

c)       Que providências devemos tomar a partir desse estudo?
Ir ao templo de DEUS, hoje a igreja, e ali pedir perdão de nossos pecados e manter comunhão como Ele, pois é isso que deseja.
  • O que me proponho a reforçar, se for bom, ou mudar se for mau, em minha vida?
_________________________________________________________________________

d)     Comentário de Ellen G. White
“Enquanto Jesus, nosso Intercessor, pleiteia por nós no Céu, o Espírito Santo efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade. Todo o Céu está interessado na salvação da alma. Então, que razão temos nós para duvidar de que o Senhor quer ajudar-nos, e nos ajuda? Nós que ensinamos o povo precisamos ter pessoalmente vital ligação com Deus. No Espírito e na Palavra, devemos ser para o povo como um manancial, porque Cristo é em nós uma fonte a jorrar para a vida eterna. A tristeza e o sofrimento podem provar nossa paciência e nossa fé; mas o brilho da presença do Invisível está conosco, e temos de esconder o próprio eu atrás de Jesus” (E Recebereis Poder, MM 1999, 351).

e)      Conclusão geral
Fazer com que a nossa vontade seja igual a de DEUS. Para que isto se torne realidade, o que devemos providenciar é em oração nos entregar diariamente a nosso Salvador. E cumpra-se a vontade dEle em nossa vida.
  • Qual é o ponto mais relevante a que cheguei com este estudo?
_________________________________________________________________________

Assista o comentário clicando aqui.

Related Posts with Thumbnails