LIDANDO COM A GROSSERIA

(por Marcio)

“O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.” (Prov. 13:3)

Somos advertidos pelo sábio Salomão a evitar muitos problemas, preservando nossas vidas, se vigiarmos nossos lábios ao nos comunicarmos com os demais em todas as situações dos nossos dias.

O colunista Sydney Harris conta uma história em que acompanhava um amigo à banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como resposta recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista "pasmo" perguntou:- "Ele sempre te trata com tanta grosseria?"- "Sim, infelizmente é sempre assim, todo dia..."- "E você é sempre tão educado e amigável com ele?"- "Sim, sou."- "Por que, já que ele é tão grosso com você?"- "Porque não quero que ele decida como eu devo agir."

É verdade, poucos conseguem ser como o amigo de Sydney, mas uma coisa é certa: quase todos conseguem ser como o jornaleiro! Valeria a pena insultá-lo como retorno? Valeria a pena passar nervoso por alguém que não se controla? Vale a pena ser uma pessoa bruta, grossa e mal educada, como o jornaleiro?
Geralmente a pessoa grosseira tem necessidade de fazer com que as pessoas ao seu lado se sintam desconfortáveis. Seu prazer é sentir que os demais se sintam inferiores a ela. Acredita que os outros sempre devem estar à sua mercê diante das variações do seu humor.

A pergunta é: vale a pena ser assim? Vale a pena insultar? Claro que não. A não ser que queiramos que as pessoas se afastem de nós.

Certamente ao entrarmos neste jogo perigoso, corremos o risco de nos tornarmos iguais ao pior dos agressores.

Você já passou por situações parecidas? Tenho certeza que sim.

Minha sugestão é: aja e reaja polidamente. Não permita que aquele que estraga seu próprio dia, estrague o seu também. Guarda seus lábios e previna-se contra "ruínas" na sua vida, conforme o conselho do sábio Salomão por inspirção divina.

Jesus nosso maior exemplo, o maior líder de todos os tempos, reconhecido desta forma mesmo por aqueles que não são cristãos, recrutou 12 homens na sua maioria sem talento nenhum que o ajudaram a mudar o mundo, no entanto, nunca os tratou com rudeza, palavrões ou desrespeitosamente. Sua atitude com as pessoas sempre foi de gentileza, respeito e educação, sempre as deixou se sentirem amadas, mesmo elas não merecendo. Mesmo nos Seus maiores momentos de dor, nunca insultou seus agressores.

Ser amável com os demais, sejam eles merecedores ou não, é imitar o carácter de Cristo. Amabilidade genuína é uma das características dos filhos de Deus. A Bíblia diz em Colossenses 3:12 “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.”

REFLEXÃO: “A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Col. 4:6).

LIDANDO COM A MORTE

(por Marcio)

"EU SOU A RESSURREIÇÃO e a vida. AQUELE QUE CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ". (João 11:25)

A morte é o inimigo em comum de todas as pessoas, de todos os lugares, de todos os tempos. E foi no começo do ano de 2004, que senti pela primeira vez o que é perder alguém que se ama com todas as suas forças para este cruel inimigo; provavelmente você também já tenha sentido algo assim.

Apesar de já saber o que ouviria das pessoas, muitas foram as dúvidas naquele momento. Me interroguei profundamente, porque até então, só havia me interessado superficialmente pelo assunto. Naquele momento, muitos eram as sensações, os sentimentos, as perguntas, o vazio. Jamais ouvira qualquer instrução sólida sobre o assunto, portanto, muitas das coisas que também acreditava, ouvi naquele momento as pessoas repetindo: "Não fique assim, ela está aqui entre nós". Outros exclamavam: "Ela agora está em um plano mais avançado, e em breve reencarnará como outra pessoa neste estágio evolutivo de sua 'alma'". Outros ainda afirmavam categoricamente: "Ela está bem melhor agora, pois já está no céu".

Como disse, estas mesmas foram as expressões que por muitas vezes usei em situações semelhantes. São conceitos interessantes, que geralmente adquirimos por tradição familiar ou por alguma das tantas filosofias que o mundo ensina sem ao menos nos darmos conta. E isto é um direito, cada um crê naquilo que quiser, mas como sempre confiei muito em Deus, algum tempo depois, resolvi recorrer ao Livro dos livros e me deparei com este versículo: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol (sepultura), para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Ecles 9:5-6,10).

A Bíblia ensina que a morte é um estado de total inconsciência. Cristo a compara com um SONO (João 11:11-14). Na verdade no livro todo, podemos encontrar a morte sendo comparada com o sono por 54 vezes. Por isso entendi, que os mortos não sabem de coisa alguma, estão num sono profundo de completa paz, na sepultura; não podem se comunicar conosco e muito menos estar entre nós, porque por lá permanecerão até a segunda vinda de Jesus. Portanto, como ela poderia estar conosco no dia do seu enterro? Como ela poderia "reencarnar" se esta palavra sequer aparece em toda a Bíblia, e de acordo com Hb 9:27 "... aos homens está ordenado morrerem uma vez..."? Além disso, como poderia estar no céu se Jesus diz que voltará para ressuscitar os mortos (I Cor 15:51-53)? Entende? Se os mortos já estão no céu, Ele virá para ressuscitar quem?

Tenho certeza que este é um assunto que interessa a todos e muito complexo para ser esclarecido neste pequeno texto. Mas uma coisa é certa: da aflição, veio o conforto; da dúvida, a esperança; e aquela que foi um dia tragada pela morte, será certamente trazida de volta por ocasião do retorno do Mestre. "Eu os remirei do poder do Seol (sepultura), e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol (sepultura), a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.” (Oséias 13:14).

Você também já perdeu alguém que muito amava? Ela um dia poderá estar esperando por você, na "nuvem do reencontro", para subirem juntos... tenha esperança, agarre esta promessa; seja fiel ao Mestre!

REFLEXÃO: "Não queremos que vocês sejam ignorantes quanto AOS QUE DORMEM, PARA QUE NÃO SE ENTRISTEÇAM COMO OS OUTROS QUE NÃO TÊM ESPERANÇA... Pois dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, E OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO. Depois NÓS, OS QUE ESTIVERMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS COM ELES nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. CONSOLEM-SE UNS AOS OUTROS COM ESSAS PALAVRAS". (I Tess. 4:13, 16-18).

AMIGO ou “AMIGO”

(Adaptado a partir do texto do pr Alejandro Bullon)

"Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes" (Prov. 19:6)

Conheço pessoas que enquanto possuíam dinheiro e podiam fazer favores viviam rodeados de gente que se dizia amiga. Quando por algum motivo atravessaram momentos críticos, viram-se inesperadamente sozinhos. “Parecia que eu tinha lepra”, se queixou um deles. “Ninguém mais queria a minha companhia.” Por experiência própria, infelizmente posso dizer o mesmo. Apoiado em boa conta bancária, quantas não foram as festas lotadas regradas a bebidas e comidas, com dezenas e dezenas de pessoas... Onde eles estão agora? Onde estão estes "amigos"?

O texto de hoje não é um desestímulo à generosidade. É uma advertência para diferenciar os amigos, dos "amigos".Os verdadeiros amigos não fazem tudo que você pede, nem concordam sempre com suas opiniões. Dizem o que pensam, sem temor de represálias. Dificilmente pedem algo. Você percebe muitas vezes as dificuldades que eles enfrentam e lhes estende a mão. O amigo verdadeiro corre riscos ao lhe dizer aquilo que você não gostaria de ouvir, porque quer sempre seu bem. Age como os noivos nos votos do casamento: "Na saúde e na doença; na riqueza e na pobreza"

Um dia, ouvi um grande mestre dizer: “Faça-se amigo das pessoas enquanto elas não são importantes.” É uma grande verdade. Na grande maioria das vezes, você sabe quem são de fato seus amigos quando não tem um nome conhecido, nem possui dinheiro e nem posses. O verdadeiro amigo não está o tempo todo ao seu lado, fisicamente, mas você pode contar com ele em todas as circunstâncias da sua vida.

O “amigo” é um adulador. Adular não é o mesmo que elogiar. Não há nada de errado em reconhecer as virtudes das pessoas e dizer isso para elas. Todos precisamos de elogios para continuar realizando. Os “amigos” não elogiam. Adulam ou bajulam. Dizem o que você deseja ouvir. Nunca discordam de sua maneira de pensar e agir. Essas pessoas não servem de conselheiras, mas “estão” o tempo todo ao seu lado.

Seja sábio. Aprenda a distinguir os verdadeiros amigos. O tolo vive rodeado de “amigos” que alimentam o seu ego e suas manias de grandeza. Tem medo da verdade. Compra mentiras a alto preço. Vive as irrealidades que os outros constroem para ele.

Vá pelos caminhos que a vida lhe apresenta hoje, com sabedoria. Evite arapucas. Fuja do perigo. Não brinque com a sedução. Pense na sua família e nos seus AMIGOS, e com prazer viva em harmonia com estes presentes do Criador, que lhe serão os únicos dons visíveis que poderão lhe acompanhar pelo resto da eternidade.

REFLEXÃO: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles” (Eclesiastes 12:1)

AUTO AJUDA ou AJUDA DO ALTO?

(Adaptado do texto de Célia Ferrarez)

"Meu conselho é a verdadeira Sabedoria, Eu sou o Entendimento, minha é a Fortaleza" (Prov. 8:14)

O "herói" infantil He-Man mostra a espada e grita: "Eu tenho a fooooorça", frase famosa nos lábios das crianças dos anos 80. O verso bíblico acima nos sugere Outra força, diz que a FORÇA é dEle, do Deus criador dos céus e da terra, do mar e das fontes das águas.

Quem tem a razão? Alguém está mentindo. Não pode haver duas verdades ao mesmo tempo, você concorda? Eu aposto em Deus, e você? Ok, trata-se apenas de um desenho, mas infelizmente o ser humano imita "a arte" e já faz algum tempo que diz ser obtentor da força, quando se auto-proclama solucionador de todos os seus problemas.

O humanismo de nossos dias ensina que há energia quase divina dentro do ser humano. “Concentre-se, tire a energia de dentro de você, mentalize”, afirmam. Quanta verdade existe nessas afirmações? Quanto poder e força interior possui o homem? A Bíblia ensina que a força vem de Deus. É dEle que vem o conselho e a verdadeira Sabedoria. O valor da criatura não é próprio. Valemos porque Deus nos considera valiosos, não porque tenhamos valor em nós mesmos. Portanto, para ser feliz e realizado nesta vida, você precisa ir diariamente à fonte inesgotável de Sabedoria. Deus é o Criador e conhece melhor do que ninguém a obra de Suas mãos. Quem melhor do que Ele para mostrar-nos o caminho...do verdadeiro amor, do trabalho ideal, do par ideal, da prosperidade... da verdadeira força?

A bíblia não propõe técnicas de controle da mente, mecanismos de autosugestão, autoajuda, programação neurolinguística ou artifícios de influência pessoal. O evangelho não proclama um homem que se desenvolve por si só, mas fala do homem que precisa e só pode ser transformado pelo PODER de Cristo.

O ser humano natural não gosta de receber conselhos, prefere aconselhar. Não aceita ser o segundo, quer ser sempre o primeiro. Não aceita admitir o erro, prefere fazer rodopios em suas fracas explanações. Foi assim desde o princípio. A serpente disse a Eva: “Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gên. 3:5). Que idéia sedutora essa não é? ser como Deus... Desde aquele dia, a humanidade iniciou a desesperada corrida em direção da sua própria divinização. O ser humano gosta de brincar de deus, inventa pequenos deuses, sente-se deus.

Para que conselho? Ou instrução? Correção? Repreensão? Nem pensar... pois afinal: “Eu tenho a força” como dizia o He-Man, o ser humano grita bem alto. No fundo, nem ele próprio acredita na sua teoria superficial, mas persiste e insiste, a despeito de suas frustrações e derrotas.

Evidentemente, o êxito pessoal implica disciplina, esforço, desejo, vontade... Deus não fará nada se você não permitir. É como o caso da pessoa que diz que Deus irá tirar o vício do cigarro, mas no fundo não deseja que Ele o faça. A "Força" só é dada a quem não tem medo de depender inteiramente dEle, que confia nas Suas instruções e O ama verdadeiramente com todas as suas próprias forças. Isso mesmo. Você quer sentir de perto a Força de Deus? Faça algo simples: Ame-O com toda a sua singela força!

Quando você precisar de sabedoria e de conselho para tomar uma decisão importante, sentir-se cansado, triste, magoado e precisar ser fortalecido... vá a Jesus. Ele sempre está com os braços abertos, esperando o abraço dos Seus filhos. Só nEle podemos encontrar refúgio, alívio e forças para carregar o fardo que as circunstâncias nos impõem.

REFLEXÃO: "Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (João 15:5)

LIDANDO COM A ALIMENTAÇÃO

(por Marcio)

“Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as àrvores em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.” (Gênesis 1:29)

O texto acima nos informa claramente que o regime alimentar original recomendado por Deus para o homem consistia de frutas, cereais, nozes e legumes, ou seja, uma das primeiras preocupações de Deus após a criação da humanidade foi a alimentação para o corpo humano.

Mesmo após a entrada do pecado no mundo, os homens que se alimentavam de acordo com o plano original de Deus viviam muito mais do que as pessoas dos nossos dias. Eram muito mais vigorosos e sadios, afinal de contas, ingeriam alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, sem químicas. Todos, sem exceção, eram essencialmente vegetarianos, já que a carne até então não havia sido perrmitida para consumo por Deus. Vale como curiosidade, lembrar que por causa destes bons hábitos de qualidade alimentar, tornou fomoso o homem de maior longevidade que viveu nesta terra: seu nome, Matusalém. Com 969 anos, fez parte justamente da última geração de seres humanos que viveram de acordo com a dieta original.

Após o Dilúvio, devido ao fato de haver pouca vegetação na terra pelo estrago das águas, Deus permitiu a Noé e sua família que a partir de então poderiam ter uma dieta diferente (Gênesis 9:2-4), a base de carnes, porém instrui o que poderia ser ingerido (animal limpo) e o que não podia ser ingerido (animal imundo). "Coincidentemente" deste então, os homens nunca mais viveram pouco mais do que 100 anos de acordo com os relatos bíblicos... tire suas conclusões!

Em Levítico 11, Deus reitera no verso 47 a distinção entre imundo e limpo, mostrando em todo o capítulo o que podemos e o que não podemos comer. Entre tantos alimentos, destaca-se a questão da carne de porco e obviamente seus derivados, já que o próprio nome deixa a desejar, quanto mais as condições em que ele vive. Interessante notar que este texto foi escrito há 3500 anos, portanto surge a pergunta: como Moisés poderia saber que "de cada cinco linguiças de porco, dos melhores mercados, uma contem triquinas vivas” (Diseases of Food Animals , págs. 7 e 8). E que em exames pós-morte feitos por esses médicos em pedaços de músculos do diafragma de 100 corpos, 23 tinham triquinas, sendo que observou-se pelo microscópio larvas vivas, enrolando-se e desenrolando-se.

Portanto, esta distinção não era somente uma regra judaica, já que Noé nunca foi judeu. Era uma lei que existia antes de Abraão, o primeiro judeu. Em Isaías 66:15, um texto muito forte que fala do fim dos tempos, diz que esta regra continuará até que este mundo acabe.

Obedecendo estes "conselhos", o famoso profeta Daniel junto a seus amigos (Daniel 1:8) “persistiu em solicitar” apenas vegetais simples em vez de as iguarias do rei, e água em vez de vinho do rei. A questão sobre o que era mais saboroso não vinha ao caso. Certamente exigiu fé e coragem insistir nesse assunto, visto que Deus se interessava por esses jovens, ele cuidou de que o principal oficial da corte estivesse disposto a colaborar com eles. Contudo, esse oficial temia atender ao pedido de Daniel por recear o efeito que tal dieta teria sobre a saúde de Daniel. Assim, Daniel pediu permissão para tentar essa dieta por dez dias. Ele tinha firme fé que obedecer à lei de Deus não apenas lhe daria uma boa consciência, como também seria benéfico para a sua saúde. Fato é que ao final de dez dias, a aparência deles era mais bonita e saudável do que a de todos os outros da corte! O Senhor dava-lhes conhecimento, perspicácia e sabedoria, assim, quando compareceram à presença do rei após os três anos de treinamento, ele os achou “dez vezes melhores do que todos os sacerdotes-magos e os conjuradores que havia em todo o seu domínio real”. (Daniel 1:20). Entre tantas coisas, Deus nos ilumina dizendo que não devemos ingerir gorduras (Lev.3:17), mas o homem prefere entupir suas veias e morrer de infartos. Nos diz para não ingerirmos "peixes de couro" (Lev.11:10) mas as incidências de câncer no mundo são cada vez maiores. Diz para não ingerirmos bebidas alcoólicas para evitarmos problemas (Prov.23:29-35), mas o homem insiste em bater o carro, atropelar outras pessoas, morrer de cirrose, maltratar a família! Ahhh, como tudo seria mais fácil se os homens obedecessem a Deus!

Busque domínio que vem do Alto sobre seus hábitos. A alimentação pura e saudável, isenta de gorduras, açúcares, chocolate, álcool, cigarro, entre outras coisas piores, significa viver com saúde, obedecendo a Deus e adquirindo uma mente mais clara para que entendamos a Sua vontade, além de evitarmos problemas emocionais e físicos. Hoje você aprendeu algo sobre as carnes, pense bem sobre isso!

REFLEXÃO: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Coríntios 10:31)

A VINGANÇA

(Adaptado a partir do texto do pr Alejandro Bullon)

"Não digas: Vingar-me-ei do mal, espera pelo Senhor, e Ele te livrará" (Prov. 20:22)

A vingança é uma reação natural diante das injustiças. Poderia até ser considerada justa, do ponto de vista humano. É natural pensar que quem faz algo prejudicial contra outrem deve receber o que merece. Mas o conselho bíblico de hoje é: “Não digas: Vingar-me-ei do mal.”

Dá a impressão de que Deus quer que você aceite passivamente as injustiças. Por que o justo deve suportar em silêncio o abuso do injusto? A segunda parte do provérbio de hoje traz a resposta. A vingança causa mais dano a quem pratica do que a quem a recebe.

Qualquer tipo de vingança, antes de ser uma realidade, é um coquetel de emoções negativas: ódio, raiva, rancor, ira, mágoa e desespero. Esses são sentimentos próprios do coração natural. Mas o fato de serem naturais não significa que sejam corretos. Ao contrário, é um aglomerado de veneno que destrói as coisas mais puras que o ser humano tem. É como ácido que corrói valores, princípios e principalmente a paz do coração. Por isso, a promessa é: “Ele te livrará.” A pessoa vingativa vive em escravidão.

Outro dia, recebi a carta de um homem que matou o seu ex-sócio. Este havia se apoderado da empresa que era de ambos. “Eu confiei nele”, dizia a carta, “e ele me traiu.” Durante vários meses, a vítima do engano estudou a maneira de vingar-se. Foram meses de angústia, dor, vergonha, ódio, rancor e raiva, que o levaram a encomendar o assassinato do ex-sócio.

Lamentavelmente, hoje ele passa os dias, as semanas e os meses na cela de uma prisão. “Deveria estar feliz”, acrescenta na carta, “mas não estou. Meu coração continua sendo um poço de mágoa, raiva e ódio.” Este sujeito não sabia, que ao exterminar a pessoa que odiava, mais ainda matava a si mesmo, só que lentamente.

Por isso, o provérbio de hoje diz: “Espera pelo Senhor, e Ele te livrará.” Livrará do que, se a injustiça já foi cometida? Ele o livrará do ódio, do rancor e da raiva, que são os piores algozes que uma pessoa pode carregar. O pior dano que alguém pode fazer contra você não é o ato de injustiça em si, mas o veneno que deixa em seu coração e que vai destruindo sua vida lentamente.

Outro amigo me contou hoje, o quão mal foi atendido pelo serviço de escritório da empresa que cuida do condomínio do seu apartamento. A recepcionista fez questão de maltratá-lo explicitamente ao longo da conversa, colocando todos os obstáculos possíveis para que ele não fosse atendido pelo dono da empresa. No fim da conversa, depois de mandá-lo ao centro da cidade para tirar um fotocópia que poderia ser feita bem ao lado de sua mesa, ele saiu, foi até o carro e ao invés de voltar e responder à altura das ofensas, pensou nos conselhos divinos, trouxe um livro que estava em seu carro e disse a ela com simpatia: "Você gosta de ler?". Para sua surpresa, naquele momento a recepcionista entrou em prantos e lhe perguntou se poderia abraçá-lo!

Alguém disse que "antes de sair em busca de vingança, cave duas covas". Não vale a pena se machucar por causa das dores e erros de outras pessoas. Tolere, não se irrite, livre-se de todo sentimento que atrofia seu coração, pois além do mais, a vingança pertence ao Senhor. Você pode escolher hoje a livrar-se desse veneno, ou tomá-lo também.

REFLEXÃO: "Não vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor" (Rom. 12:19)

O CARNAVAL E DEUS

(por Marcio)

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte.” (Prov. 14.12)

Alguns estudiosos dizem que esta festa surgiu no antigo Egito, outros que foi na Europa medieval. Outros ainda, na sua maioria, convencionam que o carnaval tenha se originado no Império Romano, ainda antes do nascimento de Cristo. Nessa época, celebravam-se as Saturnálias, festas em homenagem ao "deus" do tempo, Saturno. Estas festas tinham como característica grandes momentos de orgias, onde todos os segmentos da sociedade participavam. Dos membros da nobreza aos escravos, todos se misturavam nas ruas para as comemorações, que incluíam muita comida, bebida, música e dança; tudo isso com significados ligados à "liberdade" do homem.

Essas festas eram protegidas por Baco, o "deus" do vinho. Nos dias de folia, tudo se invertia; tudo era feito às avessas. O rei da festa, o rei Momo, era um escravo (da classe mais baixa de Roma) e podia ordenar o que quisesse durante as festividades. Ao participar dessa inversão, as pessoas representavam papéis, e fingiam ser o que não eram. Por isso, com o passar do tempo, veio o costume das máscaras, trazidas do teatro clássico grego. Elas representavam outros personagens, seres diferentes do normal, geralmente relacionados com o sobrenatural, monstros, morte, mistério... tudo aquilo que é inverso ao natural, humano, a vida, ao real.

Mais tarde, porém, essas festividades correram o risco de acabar. Quando tornaram-se mais poderosas, a igreja de roma quis cancelar as Saturnálias. Os excessos das festas (muita comida, bebida e desordem) iam contra suas recomendações de um comportamento moderado. Mas era uma época em que a igreja ainda precisava de fiéis, fazendo assim, "vista grossa", já que o fim destas festas afastaria muitos dos seus fiéis.

Deste modo, algo foi feito para que se agradasse os dois lados: no ano 325, foi decidido que os 40 dias antes da páscoa deveriam ser reservados apenas para orações e jejuns, levando os pecadores ao "afastamento" dos prazeres (pecados) que tiveram durante o período desta festa. Este intervalo de tempo, ficou conhecido como Quaresma. Ou seja, as festividades foram movidas para antes do início desse período e ganharam o nome de Carnevale, que no idioma da época significava "adeus à carne". Como entender: O homem traía e ainda trai a Deus conscientemente nesta festa, onde os prazeres da carne imperam deliberadamente para depois lhe pedir perdão... quanta incoerência! Está escrito: “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia (sensualidade excessiva), a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus” (Gál. 5:19-21).

Você já ouviu falar das cidades de Sodoma e Gomorra? Estas cidades foram destruídas por Deus depois de terem transbordado de longe o cálice de Sua paciência; foram as cidades mais imorais dos tempos bíblicos. Você se lembra da recente destruição da cidade de New Orleans nos Estados Unidos? Pois é, ela é uma das maiores em se tratando de carnaval e imoralidade... tire suas conclusões!

De qualquer forma, esta festa que começou em adoração a um deus falso, protegido por outro deus falso, só terá fim quando tudo terminar. Dependendo do lugar que estivermos nesta fase do ano, poderemos estar envolvidos com muitos ritmos: samba (aliás, nome transliterado de um demônio), forró, funk, pagode, sertanejo, dance, reggae ou rock; não importa, muitos estarão em busca daquela "liberdade" que o mundo lhes oferece; homens e mulheres, feitos como fantoches e objetos, mergulhados num vazio completo, correndo atrás do vento, em busca de uma alegria espúria. Bom é lembrar do que está escrito: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre” (I João 2:15-17).

Sabe, o "mal faz muita propaganda", e nesta propaganda maldosa e mal intencionada que contagia o mundo todo principalmente pelos grandes meios de comunicação, o que é bom quase nunca aparece, pois afinal de contas, não dá lucro. O mal condiciona a muitos a acharem que tudo que é propagado pela mídia é bom, inofensivo, que é impossível haver qualquer mal. Como as pessoas tem necessidade de fazer parte da maioria, muitas vezes passa-se desapercebido que se ao nosso redor todos estão pulando, e neste sentido, pulamos também.

Queremos nos sentir parte do todo, mas nos esquecemos que já somos parte do Todo! Deus nos fez Sua imagem e semelhança, nos deu a possibilidade de sermos chamados de seus filhos, e nos pediu que cuidássemos do nosso corpo, já que é nele que Ele habita. Não precisamos dançar conforme a banda toca, muito menos andar como bois inconscientes para o matadouro. Não troque sua identidade e sua autenticidade pelo que é comum. Você é único, fabricado artesanalmente, fora de série, feito pelas Mãos do próprio Criador. Não viole o que deve ser inviolado; não adultere o que deve permanecer original; não contamine o que é puro. Não use inconscientemente preservativos só porque o governo está distribuindo em abundância, muito menos óleos lubrificantes porque o governo apoia pelos bastidores o desenvolvimento do homossexualismo. Está escrito: "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Col. 2:8).

REFLEXÃO: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (I Cor. 6:9).
Related Posts with Thumbnails