BATES ACEITA O SÁBADO 2 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 01-03-2015

"E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera". (Gênesis 2:3)

Ontem constatamos que os batistas do sétimo dia tiveram certo êxito, no início dos anos 1840, em seus esforços para chamar a atenção de outros cristãos para o sábado bíblico.

O interessante é que parte significativa desse interesse desenvolveu-se entre os adventistas mileritas. Como resultado, o periódico Sabbath Recorder relatou, em junho de 1844, que “números consideráveis dentre aqueles que aguardam a breve aparição de Cristo aceitaram o sétimo dia e começaram a observar o sábado”. O artigo também sugeria que a obediência ao sábado fazia parte do “melhor preparo” para o advento.

Não sabemos exatamente o que o Sabbath Recorder quis dizer com “números consideráveis” de mileritas que havia começado a guardar o sábado até o verão de 1844, mas temos conhecimento de que a questão do sábado havia se tornado problemática o bastante por volta de setembro, a ponto de a publicação milerita Midnight Cry divulgar dois artigos detalhados sobre o assunto.


Em um deles, lemos: “Muitas pessoas treinaram a mente para respeitar uma suposta obrigação de observar o sétimo dia”. Os editores decidiram que, “pela lei, os cristãos não estão sob a exigência de separar nenhuma porção específica do tempo e considerá-la sagrada”. Mas, se tal conclusão fosse incorreta, “então pensamos que o sétimo dia seria o único dia de guarda sobre o qual há uma lei”.


O artigo final concluiu com o pensamento de que “os irmãos e as irmãs que defendem o sétimo dia […] estão tentando consertar o velho e quebrado jugo judaico para colocá-lo sobre o próprio pescoço”. O artigo também sugeria que os cristãos não deveriam chamar o domingo de sábado.


Os batistas do sétimo dia responderam aos artigos do Midnight Cry declarando o seguinte: “A recente descoberta dos crentes no segundo advento, que lhes dá a certeza de que Cristo virá no décimo dia do sétimo mês, provavelmente incapacitou a mente deles para dar a atenção devida às considerações sobre o sábado”.


E foi isso mesmo que aconteceu, mas a verdade bíblica é persistente. E podemos ser gratos por isso. Deus dirige Seu povo como um todo, e também individualmente, passo a passo, por meio de Sua Palavra.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails