Comentários Lição 03 - A Palavra: A base do reavivamento (Bruce Cameron)


13 a 20 de Julho de 2013

(Hebreus 4; João 5; 1 Pedro 1; 1 João 2)



Introdução: Nosso estudo é sobre a Bíblia como a " base " para o reavivamento. Isto parece um pouco estranho à primeira vista. Se a lição afirmou que a Bíblia era o fundamento para a reforma, isto faria perfeito sentido. Quem lê a Bíblia torna-se convertido? Parece que você ouve o evangelho, entrega seu coração a Deus e, então, lê a Bíblia para entender melhor. Bem, talvez não. Considere como nossa série começou. Aprendemos que nós estamos vivendo na era "morna" da igreja. Aqueles que já estão na igreja, ouviram o evangelho. Assim, se quisermos redespertar aqueles que (como nós) já estão na igreja, precisaremos de algo mais do que a excitação inicial ao ser convertidos. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia, para descobrir seu papel no reavivamento!

 I. A Palavra para a Vida
A. Leia Hebreus 4:1-2. Temos dois grupos de pessoas que ouviram a mesma mensagem do evangelho. O que faz a diferença entre os dois? (Um grupo o aceitou pela fé e o outro, não.)

1. Qual é o resultado prático em aceitar o evangelho pela fé? (Os que aceitam pela fé entram no descanso de Deus e os outros, não.)

2. O que é este descanso?

B. Leia Hebreus 4:3-5. Como o sábado nos ajuda a entender o que significa entrar no descanso de Deus?

1. Qual descanso o sábado reflete? (O fim do trabalho da criação de Deus.)

2. Que descanso refletem aqueles que aceitam o evangelho pela fé ? (O término da obra salvação de Deus, para aqueles que o aceitam.)

3. Existe um grupo de cristãos que acham que o sábado já não é importante, porque nós entramos na era da justificação pela fé. Considerando estes versículos, qual sua opinião sobre esta questão ? (A conclusão lógica é, exatamente, o oposto. Assim, como o sábado sempre se destacou como um memorial da criação agora, também, ergue-se como um memorial da justificação pela fé. Deus criou um tempo de descanso,para que possamos refletir sobre Seu poder e autoridade como Criador e Seu amor e bondade como nosso Redentor.)

C. Leia Hebreus 4:6-7. O que interfere na entrada no descanso sabático? (Desobediência. Desobediência que flui de um coração endurecido.)

D. Leia Hebreus 4:8-11. Como Josué se encaixa nesta discussão? (Josué levou o povo de Deus para o "descanso" da terra prometida - Canaã. Nossa verdadeira terra prometida não é Canaã, mas o céu e a nova terra.)
1. O que recordamos sobre desobediência e a entrada em Canaã? (Números, capítulos 13 e 14 registram a recusa do povo, para entrar em Canaã.)

2. De que maneira este fracasso se assemelha à incapacidade de aceitar a justiça de Jesus, pela fé? (Em ambos os casos, Deus prometeu fazer o trabalho pesado. Ele faz o que não podemos fazer. Tudo o que temos que fazer é entrar naquele descanso, acreditando e confiando em Deus.)

E. Leia Hebreus 4:12. De repente, estamos falando sobre a palavra de Deus. Será que a matéria da discussão mudou? Se não, como isto segue a lógica do que acabamos de ler? (O assunto não mudou. O problema é desobediência. O que a Bíblia registra como fracasso na fé do povo, na fronteira de Canaã, nos convence de nossa falta de fé, quando se trata de confiar em Deus, para prover nossa salvação. )
1. Por que "penetrar" "a alma e o espírito" é uma boa descrição sobre o impacto de estudar a Bíblia? (Ela penetra nosso orgulho, convencendo-nos de nosso pecados. Isto torna clara a vontade de Deus.)

2. Você já experimentou usar a Bíblia para julgar seus "pensamentos e atitudes?" (Eu já! Através da verdade, o estudo da Bíblia lapida, de um lado a outro, sua vida.)

3. Qual é o conselho contra os corações endurecidos e a espada? O que a natureza da Bíblia sugere sobre a atitude com a qual deveríamos nos conduzir ao estudá-la? (Deveríamos considerá-la uma ferramenta para transformar-nos, e não uma arma para infligir mudança em outras pessoas.)

F. Leia Hebreus 4:13. Por que é tão importante sermos estudantes da Bíblia? (Não poderemos entrar na terra prometida, sem fé em Deus. Estudar a Bíblia ajuda-nos a ter esta fé. Igualmente importante é a compreensão de nossa natureza pecaminosa. A Bíblia deixa isto evidente para nós. (A Bíblia nos ajuda a entender o que Deus vê, tão facilmente, em nós.)

G. Considere o papel da Bíblia em sua caminhada cristã. O que revela a vontade de Deus para você? O que as histórias de fé e falta de fé fornecem? O que nos dá uma visão sobre o amor e a paciência de Deus? (A Bíblia é fundamental para conhecermos e confiarmos em Deus.)
 
II. A Palavra como Luz
A. Leia João 5:39-40. Você concorda que o estudo aplicado da Bíblia contribui para que possamos gozar da vida eterna?
1. Jesus diz que estes estudantes diligentes da Bíblia não têm a vida eterna. Qual é o problema? (Eles não aceitam o que a Bíblia diz.)
a. Por que alguém se voltaria para as verdades bíblicas e depois não as aceitaria?

B. Leia Salmos 119:105. O que este texto sugere sobre as razões pelas quais uma pessoa não aceitaria as verdades bíblicas? (A Bíblia nos mostra para onde ir e o que fazer. Mas , isto é somente uma luz. Ela não toma a decisão por nós, sobre onde andar.)

C. Vamos voltar a ler Hebreus 4:2. Eles ouviram a mensagem. Nós lemos a mensagem na Bíblia. A Bíblia ilumina o caminho a percorrer. Acabamos de discutir que temos que decidir seguir o caminho iluminado pela Bíblia. O que significa ter fé, neste contexto? (Acreditar que aquilo que a Bíblia diz é superior a nossa própria opinião sobre as coisas. Lembra-se que eu só perguntei por que alguém iria voltar-se para a Bíblia e, depois, não aceitá-la? A resposta é que pensamos que podemos julgar a Bíblia, em oposição à Bíblia nos julgar.)

D. Leia 1 Pedro 1:24-25. Que argumento lógico existe para julgar nossas opiniões, através da |Bíblia,em vez de julgar a Bíblia, pelas nossas opiniões? (A vida do home é transitória. Embora possamos pensar que somos inteligentes e capazes,Deus e Sua palavra são para sempre. Deus é o inventor da vida. Por que deveríamos considerar superiores as nossas opiniões?)

III. A Palavra para Transformar
A. Leia 1 Pedro 1:13-16. Nós, anteriormente, "vivemos na ignorância." O que mudou isto? (A Bíblia.)

B. Leia 1 Pedro 1:17-21. Agora, em que nossa fé e esperança estão baseadas? (Na vida e morte de Jesus, em nosso favor.)

C. Leia 1 Pedro 1:22-23. Qual é a verdade? (O que acabamos de ler - que Jesus nos resgatou da morte.)
1. Observe a progressão muito estranha das coisas. O versículo 22 diz que a obediência nos "purificou" e, depois, deu-nos o sentimento do amor. Esta não é a situação normal, na experiência humana - que obedecer nos faz amar. Normalmente, o amor nos faz obedecer. Como você explica o que está sendo dito em 1 Pedro 1:22? (A "obediência" está em aceitar que Jesus é Deus e que Ele morreu para salvar-nos. Este é o problema discutido em João 5:39-40: as pessoas que estudaram a Bíblia diligentemente, não aceitaram Jesus. Este é o problema em Hebreus 4: que as pessoas não acreditam no poder de Deus para salvá-las. Aceitar e obedecer à verdade da oferta de salvação de Jesus, nos concede gratuitamente uma postura amorosa.)

D. Leia 1 João 2:1-3. Como João pode aceitar a justificação pela fé e escrever que "sabemos que O conhecemos, se obedecermos aos Seus mandamentos?"
1. Leia Romanos 7:7-9. Paulo diz que, quando a Lei veio, o pecado "reviveu e eu morri." Isso, dificilmente, parece um aval caloroso da lei!

E. Leia 1 João 2:4-6. O que significa "o amor de Deus está, verdadeiramente, aperfeiçoado" naqueles que obedecem aos mandamentos de Deus? (Você só pode pensar que os comentários de João sobre a lei estão errados , se você acredita que a lei é nossa inimiga e, não, nossa amiga. Embora seja verdade que a lei é a razão de nossa morte, se não fosse pela graça. A lei reflete o amor de Deus por nós e nosso amor, uns pelos outros (Mateus 22:37-40). Refletimos o amor de Deus quando obedecemos Sua lei.)

F. Como podemos entender os mandamentos de Deus de modo que o amor de Deus seja "verdadeiramente aperfeiçoado" em nós? (Este é o papel fundamental da Bíblia: revelar a natureza de Deus e Sua vontade em nossas vidas. Isto nos mostra onde a mudança é necessária. Isto nos mostra como Deus quer demonstrar a nós Seu amor.)

G. Amigo, quanto tempo você gasta com sua Bíblia, a cada semana? Quanto tempo você gasta assistindo televisão? Por que não se determinar, hoje, a dar a Deus, no mínimo, um tempo igual? Isto mudará sua vida!

IV. Próxima semana: Testemunho e Serviço: o Fruto do Reavivamento.
  
Direito de cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
 
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html

Tradução: Denise de Mesquita

Comentários Lição 03 - A Palavra: Base do Reavivamento (Carlos Bittencourt)

13 a 20 de Julho de 2013

Veja um impressionante texto de O Grande Conflito: “Satanás emprega todo artifício possível para impedir os homens de obter conhecimento da Bíblia, pois os claros ensinos desta põem a descoberto os seus enganos. Em todo avivamento da obra de Deus o príncipe do mal está desperto para atividade mais intensa; aplica atualmente todos os seus esforços em preparar-se para a luta final contra Cristo e Seus seguidores. O último grande engano deve logo patentear-se diante de nós. O anticristo vai operar suas obras maravilhosas à nossa vista. Tão meticulosamente a contrafação se parecerá com o verdadeiro, que será impossível distinguir entre ambos sem o auxílio das Escrituras Sagradas. Pelo testemunho destas toda declaração e todo prodígio deverão ser provados.
Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus ser-lhes-á possível subsistir. A fim de suportarem a prova que diante deles está, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra; poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito” (Pág. 593, cap. 37, Nossa Única Salvaguarda).
Outro texto, no Prefácio do Comentário Bíblico Adventista, vol. 4 (Isaías a Malaquias), faz essa consideração: “Os adventistas do sétimo dia sempre devem ser distinguidos por seu amor pela Bíblia, amor este que é expresso pelo estudo diário do livro sagrado. O movimento adventista nunca teria existido se não fosse esse estudo, e não se pode esperar que continue sendo fiel a Deus de maneira forte e vigorosa se não for mantida uma disposição constante de examinar as Escrituras”.
Retornando ao Espírito de Profecia, vejamos essa explicação: “Nenhum outro livro é tão poderoso para elevar os pensamentos, para dar vigor às faculdades, como as amplas e enobrecedoras verdades da Bíblia” (Caminho a Cristo, pág. 90).
Incrível, não é mesmo?
Pois bem, o Senhor Espírito Santo está trabalhando em favor de nossa salvação. Em Adão, a humanidade esteve ligada ao Criador. Com a sua desobediência, passamos para a condição de mortos em nossas ofensas e pecados (Efésios 2:1 e 5), destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), separados do Criador (Isaías 59:2). Graças a atuação Divina, nos foi disponibilizado o Plano da Redenção, com todas as ferramentas necessárias para nos conduzir à salvação. Por exemplo, na semana passada estudamos o papel daoração nesse reavivamento – agora, o poder da Bíblia, a Palavra de Deus, que pode mudar nossa vida, quando acatamos com fé e obediência seus preceitos e verdades.
Tomara que seja dito assim de você, querido leitor: “Este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado” (Lucas 15:24).
Domingo – Reavivados Pela Palavra (14 de julho). A experiência de Davi está atrelada a sua busca pela leitura da confortante Palavra de Deus.
A Bíblia incrivelmente mostra a realidade negativa de várias pessoas, como é o caso de Davi, e também a poderosa obra de Deus em Sua incansável busca por salvar os perdidos, e sempre a Sua Palavra esteve disponível nessa obra – às vezes através de uma revelação direta, ou por profetas, e, como bem retratado no Salmo 119, através da leitura e estudo daquilo que o Senhor deixou registrado na Bíblia.
É verdade que nem nela encontramos todas as respostas que queremos, mas nela está, com certeza, o suficiente para a nossa salvação.
Suas páginas são como as folhas da árvore da vida, para cura de todas as nossas enfermidades.
A experiência de outras pessoas, incluindo a de alguns de nossos conhecidos, e quem sabe até mesmo de algum dos nossos leitores, reforçam a importância desse apego diário ao Está Escrito.
Há livros que nos ajudam a apreciar a leitura da Bíblia. Entre eles: Caminho a Cristo eComo Jesus Tratava as Pessoas. Você verá a Bíblia sob um novo e delicioso ponto de vista, e vai sentir uma vontade enorme de estar com ela aberta para leitura e estudo.
O querido Senhor Espírito Santo vai conduzir esse saudável hábito, ajudando-nos a ser reavivados por Sua Palavra.
Se de início você não a compreender, mesmo assim, continue lendo.
Segunda – Poder Criativo da Palavra (15 de julho). O livro Educação diz assim: “A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Esta Palavra comunica poder, gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a alma à imagem de Deus” (Pág. 126, cap. 13, Cultura Mental e Espiritual).
A Bíblia não é apenas um livro. É verdade que é um livro, mas não é apenas um livro.
O Espírito Santo de Deus revelou determinados assuntos e conduziu algumas pessoas para que registrassem essas inspiradoras mensagens. Entre Moisés e João há uma diferença aproximada de uns mil e seiscentos anos. Deus também preservou as Escrituras. A já se passou mil e novecentos anos de Apocalipse, e ela está em nossas mãos, traduzida em quase todos os idiomas conhecidos no mundo, para acesso a todas as pessoas.
Então, a Bíblia não é apenas um livro, mas é a Palavra de Deus, cujos dizeres farão que o leitor reviva espiritualmente, caso se permita também ser influenciado pelo Autor, o Espírito Santo.
Se você não tiver tempo para ela, sacrifique outras coisas, mas a leia. (Tempo é preferência).
Terça – Jesus e a Palavra (16 de julho). A obra de autoria do Espírito Santo tem propósito de existir: nos levar a ter uma experiência verdadeira com Jesus, nosso Salvador e Senhor. É uma relação plena para o reavivamento. E assim se explica João 5:39, que diz: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam”.
“A história da aparição de Jesus aos dois discípulos no caminho de Emaús revela o papel da Bíblia no início do verdadeiro reavivamento. Esses seguidores de Cristo estavam muito confusos. Aos poucos, porém, Ele expôs “o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Ele repetiu as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias. Jesus poderia ter operado um milagre para provar Sua identidade ou mostrado as cicatrizes em Suas mãos. Ele não fez assim. Em vez disso, deu-lhes um estudo bíblico.
Observe a resposta deles, quando refletiam sobre o que havia acontecido naquele dia. ‘Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras’” (Lucas 24:32).[Extraído da Lição].
Se você tem desejo de ver milagres mirabolantes, pare com isso. Simplesmente leia a Bíblia, e experimente o maior de todos os milagres: ter a vida transformada.
Quarta – Reavivamento, Fé e a Palavra (17 de julho). Numa visão de futuro, Jesus declarou que, por ocasião de Sua segunda vinda, a fé não estará tão em evidência (Lucas 18:8). Poucos a experimentarão. A descrença estará em moda.
Por outro lado, explica que os que exercitarão fé não poderão se fiar em seus própriossentimentos. Essa conversa de que se você ainda não recebeu é porque ainda não tem a fé verdadeira é um engano medonho. A base da fé está em ouvir, em ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). O foco sempre será a vontade de Deus, e não os nossos sentimentos. Devemos confiar em Deus e em Suas promessas, agindo conforme Sua Palavra.
Quando nos afastamos da leitura da Bíblia, por conseguinte estamos levando a fé a inanição.
Em seus pedidos de oração, querido leitor, ao pedir que Deus aumente sua fé, lembre-se que você deve ler mais a Bíblia. Não quero dizer que a fé aumenta simplesmente porque se lê a Bíblia, mas, por ler, compreende-se melhor que Deus está disposto a nos dar maravilhosas bênçãos – inclusive a fé.
Quinta – A Palavra: Guardiã e Salvaguarda do Reavivamento (18 de julho). Enquanto Cristo não retornar, Seus filhos ainda estarão em perigo. O reino do inimigo está em vigor. Inclusive, como já foi dito, quando da segunda vinda de Jesus, quase não se encontrará homens de fé aguardando Sua chegada.
Ora, até lá, carecemos de uma cerca, um muro, uma blindagem – e a Palavra tem esse papel. Ela tem sido a guardiã e a salvaguarda daqueles que se permitem estar em constante contato com o Criador.
Se você tem pedido que Deus o livre do mal, da tentação e de pecar, preencha sua vida com a leitura da Bíblia – ela é a resposta de Deus para você.
Então, como vimos, a oração e o estudo da Bíblia têm papel preponderante na religação, no reavivamento – e está completamente ao nosso dispor.
Sexta – Conclusão (19 de julho). “Na procura das verdades celestiais reveladas, o Espírito de Deus Se aproxima em íntima ligação com o sincero pesquisador das Escrituras. A compreensão da vontade revelada de Deus amplia, expande, eleva e dota a mente com renovado vigor, colocando suas faculdades em contato com as extraordinárias verdades. Nenhum estudo supera o estudo da Bíblia, para dar energia à mente e fortalecer o intelecto. Nenhum outro livro é tão capaz de elevar os pensamentos, revigorar as faculdades como a Bíblia, que contém as mais enobrecedoras verdades. Se a Palavra de Deus fosse estudada como deveria ser, veríamos mente esclarecida, estabilidade de propósito, nobreza de caráter, como raramente se vê nestes tempos” (Signs of the Times, 30/01/1893). [Recomendamos a leitura de “O Deus que eu conheço” – clique aqui].

Comentários Lição 03 - A Palavra: a base do reavivamento (Prof. Sikberto Marks)

13 a 20 de Julho de 2013

Verso para memorizar: “Pleiteia a minha causa e livra-me; vivifica-mesegundo a Tua Palavra” (Sal. 119:154, RC).

Introdução de sábado à tarde
Nesta semana estudaremos o importante papel da Bíblia no reavivamento. Ela é a base do conhecimento para o reavivamento e para a reforma. Sem a Bíblia não pode haver reavivamento porque sem ela não há transformação da vida. O ESPÍRITO SANTO age por meio da Palavra de DEUS, e o estudo desse livro pode tornar-se a maneira como DEUS age em nós e nos torna mais semelhantes a JESUS. Pela ação do ESPÍRITO SANTO a Bíblia assume não apenas o poder da letra, mas da ação de um Ser vivo, Criador, que trata de nossa recriaçãoAlém disso, a Bíblia também é a Palavra escrita de DEUS, que tem idêntico valor à Palavra falada, como se O estivéssemos ouvindo pessoalmente.
Mas para que a Bíblia tenha efeito em nossa vida, temos que lê-la com oração, humildade e desejo sincero de obtenção do perdão e da transformação. Então sim, DEUS agirá em nós, nos transformando pelo Seu ensinamento vindo da Bíblia. DEUS não transforma de maneira miraculosa sem uma explicação racional. Ele transforma unicamente pelos Seus ensinos. E o conteúdo que precisamos saber está no que DEUS falou aos profetas, o que eles escreveram, e que podemos ler e aprender.
Para que a Bíblia tenha efeito transformador em nossa vida, temos que sentir o desejo pela mudança, e com humildade dispor-nos a sermos transformados pelo ESPÍRITO SANTO. Portanto, devemos ler cada dia uma porção da Bíblia e permitir que o ESPÍRITO SANTO nos indique em que devemos ser transformados. Assim Ele agirá, e nos transformará. Estudemos como isso funciona e seremos aperfeiçoados a tal ponto de nos tornarmos semelhantes a Ele.

  1. 1.      Primeiro dia:  Reavivados pela Palavra
Davi, diferente de Saul, guiou-se pelo conhecimento de DEUS pelo pouco que já haviam escrito sobre esse conhecimento, e ele mesmo escreveu parte da Bíblia. Saul, que se guiou por sua própria mentalidade, perdeu a grande oportunidade de ter sido o primeiro rei de uma sucessão que futuramente chegaria a JESUS CRISTO. Foi a Davi que DEUS deu a promessa que não faltaria descendente para o trono, não a Saul, porque foi fiel à Palavra. Naquele tempo, havia apenas a Torá, isto é, os cinco livros escritos por Moisés.
A principal experiência de fé e de apego aos escritos de Davi ocorreram nos tempos de graves provações, quando era perseguido por Saul. No exílio, nas montanhas, no deserto, nas constantes fugas, ele sentia DEUS por perto, porque sentia a necessidade de estar com DEUS, que dava vitória sobre vitória a ele e seu bando de soldados. Davi enfrentou muitas privações, mas ele venceu a todas, se bem que, por momentos, parecia tudo perdido. É sempre assim ao bom cristão: a vitória vem, mas enquanto ainda não veio, em certas ocasiões, parece que nunca virá.Assim aconteceu por diversas vezes a Davi. Foi na humilhação que Davi orou por libertação, e quando a ocasião lhe era favorável para tirar a vida de quem lhe perseguia, não o fez por temor a DEUS que havia ungido quem se tornou seu inimigo. Saul, por fracasso em controlar os disparates de sua mente, mesmo tendo sido um escolhido e ungido de DEUS dentre os milhares de Israel, diferentemente de Davi, não seguiu a DEUS, fez da sua própria vontade seu guia, e perdeu tudo, perdeu até mesmo o direito de transmitir seu trono a um filho. E creditava a culpa a Davi, por isso perseguia quem lhe era fiel. Nem Jônatas, que queria servir a Davi, ficou vivo. Se ficasse vivo, certamente outros fariam campanha para que fosse rei. Assim estariam divididos dois amigos, jogados um contra o outro pelo povo.
A grande diferença entre Davi e Saul foi o respeito ao culto a DEUS. Havia regras para esse culto, naquele tempo em grande parte composto pelos sacrifícios de animais. Quando demorou a vinda do profeta Samuel, Saul se pôs no lugar dele, e conduziu o sacrifício. E quando DEUS havia dito que não tomassem nenhum dos animais do inimigo vencido, fizeram o contrário por conivência de Saul. Daí vem a pergunta: como pode DEUS aprovar alguém assim como rei? Outra pergunta: como pode DEUS abençoar uma nação que tem um rei assim? Mais tarde, degenerando mais e mais, Saul foi recorrer a uma serva de satanás para se aconselhar, e buscar falar com o falecido Samuel. Nisso Saul e Davi foram diferentes. O primeiro servia a si mesmo, o segundo servia a DEUS, e embora Davi cometesse muitos erros, sempre retornava ao bom caminho.

  1. 2.      Segunda: Poder criativo da Palavra
Há duas vias de mudança de vida em ação no mundo. Uma via é do mundo, outra é do Céu. A do mundo está sendo controlada pela união de todas as igrejas, ou quase todas, para tornar o ser humano menos agressivo e mais dócil, a fim de que se viabilize a Globalização dos negócios. Pretende reduzir a criminalidade, o terrorismo, o uso de drogas, a corrupção, etc. Assim a Globalização tem alguma chance de se manter. A outra via é a da transformação de seres humanos, para seres perfeitos, não para favorecer os negócios aqui na Terra, mas para a cidadania celeste.
Para a transformação de seres humanos (perceba que não é uma simples mudança de um estado ruim para outro melhor, mas uma mudança em 100% da natureza humana, de pecadora para a santidade semelhante ao Criador), temos um Professor capaz de ensinar tudo o que o ser humano necessita saber, e capaz de recriar o corpo a um estado de vida eterna. Esse professor é o ESPÍRITO SANTO, e Ele nos ensina por meio de um livro escrito, a Bíblia sagrada.
Esse ensinamento não ocorre por simples leitura da Bíblia. Precisa algo mais. A Bíblia, devemos considerar a Palavra viva de DEUS. Porque “viva”? É aí que entra a diferença entre esse livro e os demais. A Bíblia deve ser lida com o professor ao lado, daí que ela se torna viva, porque esse professor, que é o ESPÍRITO SANTO, nos fará entender a nossa situação e o que deve ser mudado. Ele personaliza a mensagem para os problemas específicos de cada um, e por meio dela, vai transformando a vida, pessoa por pessoa. Pela Bíblia DEUS muda a vida das pessoas no sentido da transformação para a vida eterna. Ela é a Palavra viva de DEUS, ela leva à vida eterna. Mas para que assim seja, devemos ler a Bíblia com oração e espírito de humildade, receptivos a DEUS. Acontece que nós, hoje, não estamos sendo criados, e sim, recriados. Isto quer dizer, participamos do procedimento, entra nisso a nossa vontade, que é livre perante DEUS. Na criação de Adão e Eva, eles não existiam, e surgiram da vontade de DEUS, quando Este quis, e surgiram perfeitos. Eles não participaram da criação. Desta vez, já existimos, mas para vivermos sempre, devemos ser recriados pelo Criador, e fazemos parte dessa recriação. E é o papel do ESPÍRITO SANTO e da Bíblia nos recriar. O ESPÍRITO SANTO é DEUS, uma das pessoas da Trindade, que tem o poder de criar ou de recriare a Bíblia tem os ingredientes de princípios que são utilizados por DEUS para nos transformar à semelhança de CRISTO. Por exemplo, um dos princípios que não pode faltar a qualquer ser para ser salvo é o amor. A Bíblia contém esse princípio e mostra como as coisas funcionam com ele e sem ele. O conhecimento que devemos ter para sermos novos cidadãos está na Palavra escrita de DEUS. É por isso que ela é viva e transformadora. Há um importante processo de participação nossa, mas também de DEUS. Algo assim nunca havia acontecido no Universo de DEUS, e depois de passada a história da luta entre o bem e o mal, nunca mais tal recriação ocorrerá.
Assim sendo, para sermos cidadãos perfeitos, precisamos nos apoderar do conhecimento bíblico mediante a ação do ESPÍRITO SANTO. Na Palavra precisamos incorporar ao nosso caráter os Dez Mandamentos. Eles contém os princípios de vida da cidadania celeste. Nos Dez Mandamentos está o princípio geral da vida eterna, está no quarto mandamento, que é o princípio do amorde reservar tempo para DEUS e por extensão, para as pessoas, especialmente os familiares. A recriação ocorre por dois processos: o de ensino de uma nova vida para a transformação do caráter, e o da transformação do corpo, que será feito no dia da volta de JESUS. Então seremos seres perfeitos. Mas para que assim seja, precisamos orar e interagir com a Palavra de DEUS, entregando-nos e submetendo-nos à recriação por parte do ESPÍRITO SANTO.

  1. 3.      Terça: JESUS e a Palavra
Vamos atentar para uma coisa muito perigosa, que precisamos estar vigilantes: há dois tipos de reavivamento, o verdadeiro e o falso. E o falso reavivamento, segundo Ellen White, viria antes do verdadeiro. Satanás sempre agiu antes das ações de DEUS e Seu povo. O falso está aí, já há alguns anos, fazendo sucesso principalmente nas igrejas pentecostais e carismáticas. Elas estão lotadas de pessoas desejando curas, reconstituição das famílias, solução para as dívidas, busca de riqueza, e assim por diante. Fazem isso sem se importarem com transformação para a vida eterna.
Há um detalhe importante no falso reavivamento. Ele chama a atenção, pois é muito barulhento, seu culto é dominado por gritos, pregações em alto volume, agitação, movimentação, sempre com cânticos de som alto e ritmado com tambores. E esse detalhe, da música, invadiu nossa igreja, muito embora o forte alerta sobre esse assunto, por parte da profetisa da própria igreja. Analise as citações abaixo.
“As coisas que descrevestes como ocorrendo em Indiana, o Senhor revelou-me que haviam de ocorrer imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operação do Espírito Santo.
“O Espírito Santo nunca Se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído. Isso é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo. (…) A verdade para este tempo não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças dos agentes satânicos misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado de operação do Espírito Santo.
“Nenhuma animação deve ser dada a tal espécie de culto. A mesma espécie de influência se introduziu depois da passagem do tempo em 1844. Fizeram-se as mesmas espécies de representações. Os homens ficaram exaltados, e eram trabalhados por um poder que pensavam ser o poder de Deus. …
“Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes demônios em forma de homens, trabalhando com todo o engenho que Satanás pode empregar para tornar a verdade desagradável às pessoas sensatas; que o inimigo estava procurando arranjar as coisas de maneira que as reuniões campais, que têm sido o meio de levar a verdade da terceira mensagem angélica perante as multidões, venha a perder sua força e influência.
“O Espírito Santo nada tem que ver com tal confusão de ruído e multidão de sons como me foram apresentadas em janeiro último. Satanás opera entre a algazarra e a confusão de tal música, a qual, devidamente dirigida, seria um louvor e glória para Deus. Ele torna seu efeito qual venenoso aguilhão da serpente. (Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 36 e 37).
“Não demos lugar a essas estranhas tensões mentais, que afastam na verdade a mente das profundas atuações do Espírito Santo. A obra de Deus sempre se caracteriza pela calma e a dignidade. (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 42”. (Eventos finais, 159).
Assim é o falso reavivamento, e ele também está dentro de nossa igreja, infelizmente. Estamos em guerra, e precisamos entender isso. Mas grande parte de nossos ministros não entendem, assim como foi no Israel antigo com os sacerdotes. Assim é apesar do alerta oficial de DEUS por meio de Sua serva.
O falso reavivamento é apenas superficial, vindo do sentimento e de apelos emotivos que influenciam no momento. Ele não é transformador. Altos gritos de amém são apenas exaltação do momento, da emoção, mas não da razão, nem da inteligência. Leva à desgraça e a morte eterna porque nada muda na vida da pessoa.
Amanhã estudaremos o reavivamento com uma ênfase da transformação. Entendemos colocar aqui esse alerta, pois pode acontecer de tratarmos um trimestre inteiro sobre reavivamento e não sabermos distinguir entre o falso e o verdadeiro.

  1. 4.      Quarta: Reavivamento, fé e a Palavra
Ontem propositalmente dedicamos espaço ao falso reavivamento. Ele é uma tremenda ameaça ao povo de DEUS. Satanás deseja neutralizar esse povo, deseja controlá-lo por meio do mundanismo, como sempre foi ao longo da história. Mas sabemos que a igreja se reanimará e concluirá o mandado de JESUS. Também sabemos que muitos cairão fora, seguindo seus próprios pensamentos, rejeitando partes da Bíblia e do Espírito de Profecia. É por esse risco que as palavras de ontem foram expostas.
O verdadeiro reavivamento vem da fé formada pelo estudo da Palavra, com oração e respectiva transformação pelo ESPÍRITO SANTO. A vida torna-se outra. É preciso avaliar se estou ou não sendo transformado, e isso é bem fácil fazer. Deve-se observar aquelas coisas que são inconvenientes em nossa vidaElas devem ir desaparecendo. Por exemplo, suponha que determinada pessoa aprecie filmes de ação, de terror, ou coisa assim. Se ela faz o reavivamento, em alguns dias, e cada caso é diferente, esse gosto desaparece, e a pessoa passa a rejeitar esse tipo de atração mundana. Isso foi ação do ESPÍRITO SANTO.  E assim vai indo, de transformação em transformação, a pessoa vai sendo santificada. Porém, se passa um ano, e passa outro, e nada modificou, esteja certo, não está havendo nem reavivamento e muito menos transformação. E sejamos honestos, essa pessoa está no caminho da perdição, ou então, já é perfeita, e essa opção aqui entre nós não existe.
O reavivamento e a reforma são as obras da fé. A fé sem as obras é morta. Pela fé passamos a agir como DEUS deseja. E fé não é um mero esforço para não duvidar, ou para crer. A fé vem de DEUS, não de um esforço nosso. A fé vem de estudar a Palavra e de orar, e também de desejar a transformação. A nós cabe ler a Bíblia, estudar as Lições da Escola Sabatina e orar. E então colocar em prática o que aprendemos, mas para colocar em prática o ESPÍRITO SANTO nos dará poder e nos capacitará, porém, a vontade deve ser nossa. Somos seres livres e devemos decidir qual será a nossa vontade: se abrir a porta ao Senhor que bate, ou se manter fechada. Essa é a nossa parte; a transformação, isto é, a recriação, é com DEUS.Portanto, fé é uma capacidade de tranquilamente esperar em DEUS com a certeza de que Ele fará o que de melhor deve ser feito, e assim será. Essa capacidade vem de DEUS.
E como devemos ler a Bíblia, para que aumente a nossa fé? Não por obrigação de que a leiamos em um ano, ou coisa assim. Devemos ler para que nos dê prazer espiritual, seja em um ano, seja em mais tempo ou em menos. Devemos buscar algo para nós, em momentos de tranquilidade, e o gosto pela leitura irá aumentando cada vez mais. Faça dessa leitura o melhor momento do dia, e nunca leia a Bíblia sem orar antes e depois da leitura. Na oração anterior, peça que o ESPÍRITO SANTO lhe ilumine, que lhe fale, e na posterior, revise o que leu e medite no que essa leitura tem a ver com sua vida e em que deve fortalecer e em que deve mudar. Em um ou dois dias verá a maravilha desse tipo de leitura, sentirá DEUS agindo, e se surpreenderá com mudanças que vão acontecendo em sua vida. Só quem experimenta sabe como é bom viver com DEUS.
O que estaria acontecendo se, ao ler a Bíblia, por bom tempo, o leitor nada muda em sua vida? É porque está lendo de modo errado, não está procurando motivos para ser transformado. Não procura ler como se estivesse olhando num espelho para procurar erros na vida. Não se entrega ao ESPIRITO SANTO, e tem certo medo de que seria mudado em algo mundano, mas que gosta. Por exemplo, vá que gosta de um certo time de futebol, e esse é um dos problemas que levará muitos à perdição. Lê a Bíblia todos os dias, mas nesse ponto não quer ser transformado. Quando a Bíblia diz que devemos amar o próximo, isso está na mente desse leitor excluindo os torcedores dos outros times. Assim nunca acontece nada, como se nem lesse. Apenas sabe mais sobre o livro, mas ele não é um poder vivo, transformador. Sejamos francos e diretos: se continuar assim, é evidente que vai perder a vida eterna, e com a Bíblia na mão. É tão fácil se salvar quanto se perder, basta que tome decisões sobre a vontade. É a vontade que define tudo. DEUS não age contra a nossa vontade.

  1. 5.      Quinta: A Palavra: guardiã e salvaguarda do reavivamento
Como manter forte uma igreja? Como desenvolver os membros mais fracos, aqueles que recém foram batizados, ou aqueles outros que por natureza sempre são mais sensíveis e fracos? Pela Bíblia é bem possível. Como diz a lição: “salvaguardar o reavivamento.”
Em todas as igrejas e grupos as pessoas são diferentes entre si. Há diferentes dons. Cada um tem ao menos um dom, que tem responsabilidade de desenvolver. Nisso os demais devem incentivar, entusiasmar. É papel principalmente dos líderes, e mais ainda do ministro. É assim que se desenvolve a liderança na igreja, e se torna um dom potencial em um dom real.
Mas há mais o que fazer para salvaguardar o reavivamento. Há aquelas pessoas, homens ou mulheres, que tem o dom de ensinar. Esses precisam ir na frente quanto ao estudo da Palavra e desenvolver métodos agradáveis e entusiasmantes para por meio de pregações, estudo das lições da Escola Sabatina, debates, entrevistas, por textos escritos, etc., manter as outras pessoas aprendendo. As pessoas com estes dons devem alimentar a igreja com conhecimento, e ver se firmam as demais com o poder da Palavra escrita. Devem principalmente ensinar como se estuda e se lê, para que os outros membros caminhem cada vez mais por si na aprendizagem. É como se diz nas escolas: devem ensinar a aprender, para que as pessoas aprendam a aprender. Não se deve ensinar só o conhecimento, mas também como obter o conhecimento. O segredo é o seguinte: os seres humanos, aqueles que têm o dom do ensino, devem esforçar-se para que as demais pessoas alcancem a independência em relação aos líderes da igreja, e se tornem cada vez mais dependentes da fonte da verdade, que é CRISTO.
Há lobos vorazes ameaçando a igreja. Eles não querem extinguir a igreja, porque satanás precisam de nossa igreja. Se o povo de DEUS desaparecesse por algum motivo, os seguidores de satanás também desapareceriam, pois DEUS não teria mais motivo de abençoar o planeta. Mas satanás precisa de uma Igreja Adventista morna, pois uma atuante faz com que saiam de Babilônia os que lá são fiéis a DEUS, mas que estão ainda na ilusão, e então Babilônia cai e desaparece. Veja só, quando sair de Babilônia todo ser humano que quer mesmo seguir a DEUS, e o fará no momento em que descobrir a verdade, então não havendo mais povo de DEUS em Babilônia, DEUS retira Seu ESPÍRITO SANTO do meio do arraial do inimigo, e seu sistema entra em colapso total. Isto acontecerá nas pragas. Ainda hoje, a maior luta de satanás é para manter a IASD morna através do mundanismo, o substituto do antigo politeísmo.É aqui que entra a Bíblia, que por meio dos escritos dos antigos profetas, serve de arma contra os ataques para levar o reavivamento ao fracasso. E nós líderes, temos uma responsabilidade vital nesse sentido: ser instrumentos de DEUS para que Ele, nos usando, proteja e fortaleça a igreja.

  1. 6.      Resumo e aplicação – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
a)      Síntese dos principais pontos da lição
  • Qual o foco principal?
A lição dessa semana aborda mais fortemente sobre o valor da Bíblia para nos levar a um maior conhecimento de DEUS, a fim de nos reavivarmos para um poderoso testemunho de conclusão da obra de JESUS nesta Terra. A Bíblia é a Palavra escrita de DEUS; é como Ele falando a nós por meio de texto escrito. Isso não é uma suposição, é realidade pura. Por essa Palavra, não podemos ouvir DEUS, mas podemos ler o que Ele escreveu por meio de profetas, e isso é o mesmo que ouvi-Lo. Pela Bíblia podemos receber o conhecimento sobre o caráter de DEUS, ao qual nossos primeiros pais foram feitos semelhantes, para o qual podemos, pelo ESPÍRITO SANTO, ser também transformados. Ela nos dará o poder que necessitamos para que sejamos reavivados em pessoas capazes de serem instrumentos nas mãos de DEUS e assim cumprirmos a Sua vontade em nossa vida.
  • Quais os tópicos relevantes?
Pela Bíblia podemos obter o conhecimento necessário sobre DEUS. Por ela podemos ser protegidos de satanás. Também podemos ser transformados em seres com a mente voltada para as prioridades celestiais, da vida eterna, não mais interessados nessa vida passageira. A Bíblia é a revelação de JESUS CRISTO; seu estudo reaviva nossa vida, isto é, por seu estudo o ESPÍRITO SANTO nos transforma em novos seres, o que seríamos se nunca tivéssemos pecado.
  • Você descobriu outros pontos a acrescentar?
_________________________________________________________________________
  • Podemos aprender que estudando a Bíblia seremos transformados pelo ESPÍRITO SANTO que nos tornará aptos a receber o poder necessário para o reavivamento e a reforma, a fim de concluirmos a obra de JESUS CRISTO nessa Terra; então Ele voltará e buscará a todos quantos se tornarem dEle.
    • Que aspectos posso acrescentar a partir do meu estudo?
_________________________________________________________________________
b)      Que providências devemos tomar a partir desse estudo?
Simples: ler mais nossa Bíblia, com oração e espírito humilde. Fazer isso diariamente.
  • O que me proponho a reforçar, se for bom, ou mudar se for mau, em minha vida?
_________________________________________________________________________
c)      Comentário de Ellen G. White
“Tenho sido profundamente impressionada por cenas recentemente passadas diante de mim durante a noite. Parecia estar ocorrendo em muitos lugares um grande movimento – uma obra de reavivamento. Nosso povo cerrou fileiras correspondendo ao chamado de Deus. … Não Lhe atenderemos à voz? Não espevitaremos nossas lâmpadas, e agiremos como homens que aguardam a vinda de seu Senhor? O tempo é daqueles que requerem portadores de luz, pedem ação” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, 399-402).
d)     Conclusão geral
A Bíblia é DEUS falando com os seres humanos. Está ao alcance de todos. Se desejarmos poder do alto, ser transformados e ser úteis a DEUS, devemos manter comunhão com Ele, conhecendo-O por meio da oração e do estudo desse sagrado livro. As lições da Escola Sabatina são bem adequadas para esse fim.
  • Qual é o ponto mais relevante a que cheguei com este estudo?
_________________________________________________________________________
Assista o comentário clicando aqui.

Fonte: Cristo em Breve Virá
Related Posts with Thumbnails