A santificação e o cuidado com o corpo

(por Ricardo Vargas)

Temos percebido que nos últimos anos, digo desde a década de 30 quando surgiram as redes de fast food, mesmo de forma discreta no seu início, houve uma mudança nas principais causas de morte. Na década de 30 a principal causa de morte era por doenças infectocontagiosas. Hoje as doenças que mais ceifam a vida da população são as doenças crônicas não transmissíveis, ou seja, as doenças adquiridas por um estilo de vida inadequado, longe das orientações deixadas por Deus em Sua Palavra, a Bíblia.

Encontramos na Bíblia, em Gênesis 1:29, a seguinte descrição: E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

Uma alimentação vegetariana, que depois recebeu um incremento das verduras, em Gênesis 3:18: Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. Antes do pecado o homem não ficava doente, após escolher desobedecer a Deus a doença começou a fazer parte da vida deste casal. A permissão para comer verdura veio como demonstração do amor de Deus para com Adão e Eva. Hoje, quando ficamos doentes, corremos para a farmácia, isso é um grande erro, deveríamos correr para a horta.

Quando as pessoas compreenderem a fisiologia em seu mais verdadeiro sentido, as receitas de drogas serão muito menores, até que finalmente as drogas sejam abandonadas. O médico que pratica a medicação por drogas, mostra que não compreende a delicada maquinaria do organismo humano. Está introduzindo no organismo uma semente que jamais perderá suas propriedades destruidoras, ao longo de toda a vida. Digo-vos isto porque não me atrevo a calar-me. Cristo pagou muitíssimo pela redenção do homem para que o corpo deste seja assim tão cruelmente tratado como tem sido pela medicação com drogas. (Medicina e Salvação, 229)

Nós nos desviamos da orientação divina e ainda perguntamos o motivo do nosso sofrimento. A resposta mais uma vez é encontrada na Bíblia, em Êxodo 15:26: E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.

Deus está desejoso de curar seus filhos e filhas das suas enfermidades físicas, psíquicas e espirituais. Quando será que vamos nos render ao seu amor e permitir ser moldados pelo Espírito Santo, abrindo mão de fazer o que gostamos para fazer o que é do agrado divino?

Devemos compreender que quando falamos de cura estamos falando de reavivamento e reforma, só assim Deus poderá agir sobre nossa vida. Lembremo-nos que Deus fala aos nossos ouvidos mas para compreedermos é preciso ter uma mente clara. No livro Conselho Sobre o Regime Alimentar, 182, encontramos a seguinte citação de Ellen White: Muitos comem a toda hora, a despeito das leis da saúde. Depois, a mente fica obscurecida. Como podem os homens ser honrados com a iluminação divina, quando são tão descuidados em seus hábitos, tão desatenciosos para com a luz que Deus tem dado com relação a estas coisas? Irmãos, não é tempo de vos converterdes quanto a essas condescendências egoístas? Não abrimos mão de fazer o que gostamos e muitas vezes acreditamos mais na ciência do que nas orientações dadas por Deus.

Reavivamento e reforma é algo necessário para os que esperam fazer parte dos remanescentes, aqueles que estarão vivos na ocasião da volta de Cristo. Um dia que está mais perto do que podemos imaginar. Que Deus nos ajude a aprender a ouvir a sua voz pois ele já nos conhece e vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

Como podemos reconher e ter certeza que a voz que ouvimos é do nosso Salvador e Redentor? Somente quando tivermos a mente clara. No livro Caminho a Cristo, 110, lemos: Quando se abre a Palavra de Deus sem reverência nem oração; quando os pensamentos e as afeições não se concentram em Deus, ou não se acham em harmonia com Sua vontade, a mente fica obscurecida por dúvidas.

O cérebro é o centro da razão e é com ele que louvamos e bendizemos o nome do Senhor Jesus. Que nossas escolhas sejam para glorificar Seu Santo nome (1Co. 10:31) e que nosso culto seja racional como a Bíblia nos diz (Rm. 12:1).

Fonte: Reavivamente e Reforma
Related Posts with Thumbnails