8º MANDAMENTO

(por Marcio Flores)

"Não furtarás" (Êxodo 20:15)

O "caminho fácil" sempre foi objeto de cobiça da maioria da humanidade. A tentação de se obter algo para satisfação própria mediante menos ou nenhum esforço, é uma realidade que brota na mente de quase todos os homens. Linhas de conduta, como integridade, caráter e honestidade, mais do que nunca, são facilmente negociadas como vemos hoje no mundo atual. Assuntos como "mensalão", "caixa dois", "desvio de verbas", "superfaturamento", são tão comuns que nem nos trazem mais espanto. O que é errado se tornou tão certo que ser honesto é quase imoral. Lembro-me da ocasião em que um rapaz entrou na minha loja e me "ofereceu meio a meio" se eu passasse "seu" cartão de crédito clonado. Quando disse que não, ele sorriu e achou aquilo o fim do mundo, como se dissesse: "Esse cara é muito burro"!

Quando falamos em furto, lembramos facilmente daquela pessoa que roubou nosso carro, nossa casa, carteira... enfim, são estes tipos de pessoas ou histórias comuns que nos trazem parâmetros entre o que somos e o que é ser um ladrão. Mas será que roubar é só isto? Será que para ser ladrão eu preciso estar na posição da maioria dos políticos, dos assaltantes de carros, de casas ou de bancos? Pois é, esta é a má notícia de hoje. Para ser ladrão e ser acusado acima de tudo por Deus, eu preciso fazer muito menos do que isto que lemos. Para Deus não existe pecadinho e pecadão, somente pecado. Para Ele não há uma escala de 0 a 10 entre ser honesto ou desonesto. Muito menos alguém que possa ser chamado apenas de meio honesto. Ou é inteiramente ou não o é! Está escrito: "Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte" (Prov 21:6). Percebe? Não é necessário propriamente roubar. Basta manipular informação, mentir, exagerar ou dizer menos que toda a verdade. Isto inclui fraude, trapaça, falcatrua ou qualquer espécie de engano para que se tire vantagem de alguém.

Outra maneira muito comum de transgredir este mandamento, é vendendo ou adquirindo cópias de cd´s, dvd's, programas de computadores, roupas, acessórios, eletrônicos e similares de empresas ou profissionais sem que estes recebam seus direitos autorais. Talvez alguém esteja pensando: Mas porque pagar vinte se eu posso pagar dois na banca da esquina? Porque pagar trezentos pelo Windows se eu posso copiar de graça? Porque pagar trezentos pelo jogo de game se posso pagar trinta pelo pirata? A resposta é uma só: se eu não posso comprar, fico sem! Ou então, porque gastar horas numa monografia se eu posso levar cinco minutos para obter uma pronta na internet? E quanto ao governo? Eles arrecadam bilhões, então porque não dar uma camuflada na minha declaração? Afinal de contas, é o que as "pessoas espertas" fazem não é verdade? Mais ou menos como o rapaz do cartão clonado se sentia em relação a VISA que arrecada bilhões e "merece" tomar alguns prejuízos.

Há ainda muitas outras maneiras, mas o espaço não permite. Desde acabar com a reputação de alguém falsamente roubando-a a estima até roubar o direito da boa educação de uma criança quando seus pais são ausentes e agressivos.

Que eu e você possamos respeitar o que é do outro! Se achou algo, pegou emprestado, devolva. Se comprou, pague. Se algo foi colocado sob sua administração, administre: não desvie para si, não desvie para outro. Se você é empregado, não se esconda atrás da injustiça do patrão para fraudá-lo, seja fingindo que trabalha ou fazendo as coisas de qualquer jeito. Não corrompa. Não dê dinheiro por fora. Não dê propina. Se errou no transito, pague a multa; não tente subornar o guarda. Não receba dinheiro por fora. Não faça favores em troca de dinheiro. Enfim, seja honesto. Mesmo que tudo pareça bem hoje, tudo aquilo que está oculto, um dia será cobrado por Deus. "A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada" (Prov 10:9).

REFLEXÃO: "No suor do rosto comerás o teu pão" (Gên 3:19).

7º MANDAMENTO

(por Marcio Flores)

"Não adulterarás" (Êxodo 20:14)

De acordo com alguns dicionários, adulterar significa literalmente "alterar", "corromper", "violar"... "tirar alguém ou alguma coisa do seu estado original". Olhando por este ângulo, muito além da realidade sobre adultério entre pessoas casadas, o adultério pode começar muito antes de estarmos em união conjugal. Como? Simplesmente violando ou tirando do original o lugar que Deus criou e habita - o Santuário do Espírito Santo, o seu e o meu corpo!

O mundo atual trata este assunto como uma piada, alegando que "os tempos são outros". E é verdade. Os tempos são outros, mas as pessoas se esqueceram que o Deus continua sendo o mesmo. O desejo dele é que seus filhos consagrem seus corpos para uma única pessoa. Acredita-se em Deus, mas não acredita-se no seu Livro, portanto, tudo que "não se encaixa" com os padrões e desejos humanos, faz-se "vista grossa". Lembre-se: Quem acredita em Deus e ou Jesus, só o faz por causa que a bíblia existe! Foi ela que nos trouxe esta informação. Então porque só consideramos algumas partes dela?

Se me considero filho de Deus, automaticamente estou declarando a Ele que tudo que tenho e que sou Lhe pertence. Todas as coisas, inclusive meu corpo, não me pertence (I Cor 6:19). Partindo desta verdade, não sou mais eu que decido apesar das minhas fraquezas o que meu corpo deseja, mas faço o que Deus deseja. Deus inspirou o apóstolo Paulo que recomendasse que os homens tratassem as mulheres com toda pureza, como se fossem suas irmãs (I Timóteo 5:2) e desta forma podemos concluir que as mulheres façam o mesmo, enquanto não forem casadas. Está escrito: "Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer, é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo" (I Cor 6:18). O que deveria ser o Templo Sagrado do Espírito tornou-se o relicário da luxúria, co-irmã da concupisciência, da lascívia e da sensualidade. A fornicação (que inclui ter relações sexuais sem estar casado) também é outro problema. Os termos "prostituta", "fornicação", "fornicar" e "fornicador" são da mesma raiz em grego da palavra "vender", que é a base da palavra em português para PORNOGRAFIA. Está escrito: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia... como já vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gal 5:19-21). "Mas quanto aos... homicidas, e aos fornicadores... e todos os mentirosos, a sua parte será no lado que arde com fogo e enxofre; que é a segunda morte" (Apoc 21:8).

Como tudo que Deus nos propõe, os resultados são sempre bençãos e não o contrário. Há benção em se manter intacto para o seu cônjuge, mesmo que você não o conheça ainda! Você deve conhecer o exemplo de alguém que não ouviu a Deus neste sentido e paga o preço por esta desobediência - mãe solteira, dificuldades com criação e educação da criança, problemas com o pai; revolta da criança, problemas de pensão, problemas com os próprios pais... etc e etc! São muitos os exemplos.

Adultério no casamento então: lares falidos, filhos infelizes, enganos, mentiras e até morte. Está escrito: "O que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói" (Prov 6:32).

Entre tantos problemas, quer queiramos ou não, os fornicadores e os adúlteros são os principais disseminadores das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como Aids, Hepatite B, Herpes etc. Para se ter idéia, o vírus HIV é 450 vezes menor que um espermatozóide! Sexo seguro? A melhor resposta é a de Deus: "casamento puro". Está escrito: "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" (Hb 13:4).

Não faça do sexo (algo criado por Deus) algo banal e sem valor. Faça dele um presente inestimável de Deus para você. É algo muito maior do que recreação e satisfação. Deve ser realizado dentro dos padrões de quem o inventou e não pelos nossos. Contudo, se você não sabia desta vontade do Pai como eu também, vale o recado: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos PURIFICAR de toda a injustiça" (I João 1:9).

REFLEXÃO: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8).
Related Posts with Thumbnails