Frases #14

"Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com os seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os seus joelhos"

 Adoniran Judson

Frases #13

"Evangelização é simplesmente um mendigo contando a outro onde encontrar pão".

D.T. Niles

O Sentido Real da Páscoa

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, judaica (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.

A Bíblia judaica institui a celebração do Pessach em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua .

A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

A PÁSCOA DO SENHOR SIGNIFICA LIBERTAÇÃO

A nossa sociedade é facilmente influenciada e dominada por uma infinidade de coisas que o mundo oferece! Vivemos obcecados pela possibilidade de sempre ter mais bens, dinheiro e até de se tornar conhecido, famoso, mesmo que para isso o que menos importa seja a forma! Vivemos num mundo totalmente dominado pelo materialismo, onde a grande maioria age como se tudo acabasse aqui ou como se Deus não existisse! Às vezes as pessoas até se lembram de Deus em momentos como esses, apenas para cumprir um hábito da sua religião! Mas chega o dia em que se dão conta que toda essa correria desenfreada somente trouxe tristeza, amargura e um grande vazio no coração. Essa realidade espiritual é comparada ao "Egito" (prisão, escravidão). Sabe quem pode mudá-la? Jesus Cristo, a verdadeira Páscoa que traz libertação (João 8:32 e 36)!. Hoje mesmo Ele pode preencher completamente o vazio do seu coração! Você deseja conquistar sua liberdade em Jesus Cristo?

A PÁSCOA DO SENHOR SIGNIFICA CONFORTO ESPIRITUAL

Assim como Deus tirou seu povo do Egito para conduzi-lo a uma terra que mana leite e mel, nesse dias de muito chocolate, coelho da páscoa e após o sábado de aleluia, Deus tem algo muito mais prazeroso prá você! O Senhor quer te tirar da sua zona do "desconforto"! É isso mesmo, Deus quer te tirar do "Egito" da escassez, da religiosidade, da falta de fé e do sofrimento. Deus quer te levar há lugar de descanso, de eterna alegria e de verdadeira felicidade na presença dEle! O verdadeiro conforto e a verdadeira paz só Jesus Cristo pode dar (João 14:27)! Jesus está à porta e bate, pronto para oferecer equilíbrio emocional para você (Apocalipse 3:20)! Você deseja uma vida abundante e espiritualmente confortável? Abra logo a porta do seu coração para Jesus Cristo entrar!

A PÁSCOA DO SENHOR SIGNIFICA REVELAÇÃO

Como vimos até aqui, é um equívoco associar a comemoração da Páscoa a coelhos e chocolates. A Bíblia ensina que a verdadeira Páscoa celebra a libertação de um povo e a passagem para uma nova realidade. Hoje, Jesus apresenta-se como nossa fonte de libertação e o Caminho para uma nova vida. É um erro achar que pelo simples fato de não estar preso a nenhum vício, de não usar drogas, de nunca ter roubado e de cumprir as responsabilidades como profissionais, como pais ou como cidadãos, estamos salvos. Afinal de contas adota-se um padrão de vida "certinho"! Mas a salvação não é pelas obras (Efésios 2:8-9). Assim, Deus providenciou a única forma de obtermos a vida eterna: Jesus Cristo. Portanto, convide-O para ser o seu salvador!

Você está se sentindo preso, com a vida espiritual vazia e precisando entender a vontade de Deus? Deixe Jesus Cristo te libertar! Esse é o melhor projeto de vida que Deus preparou prá você. Então clame ao Senhor e saia desse "Egito"! Ele o abençoará conduzindo-o em paz e segurança para rumo às Suas promessas.


Related Posts with Thumbnails