ESTUDO 9 APOCALIPSE: "A MULHER E O DRAGÃO"

O SÁBADO E A VISÃO APOCALÍPTICA 1 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 12-03-2015

"Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da Aliança no Seu santuário. Apocalipse 11:19
Alguns dias atrás, falamos a respeito do livrinho de Bates, publicado em agosto de 1846. Destacamos que a primeira edição de The Seventh-day Sabbath, a Perpetual Signexpressava a compreensão batista do sétimo dia. De acordo com essa linha de pensamento, o sábado deveria ser guardado, mas a igreja o mudara no período medieval.

Também vimos que o livro converteu o casal White, Hiram Edson e outros estudiosos do santuário celestial à doutrina do sábado. Debates entre Bates e essas pessoas o levaram a uma compreensão mais completa das consequências do sétimo dia para o período imediatamente anterior ao segundo advento. Bates publicou seu ponto de vista enriquecido sobre o assunto, em janeiro de 1847, em uma segunda edição de The Seventh-day Sabbath

Embora só tivesse 14 páginas a mais, elas apresentavam a estrutura interpretativa que formaria a base para todo o pensamento teológico futuro sobre o quarto mandamento.


Um dos insights principais foi a ênfase em Apocalipse 11:19: “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da Aliança no Seu santuário.” Bates compreendera um fato que estava em harmonia com a ideia da entrada no segundo compartimento do santuário celestial, ligada a Daniel 8:14. Embora cada uma das visões do Apocalipse comecem com uma cena no santuário, na primeira metade do livro, todas elas acontecem no lugar santo. No entanto, em Apocalipse 11:19, o foco muda para o santíssimo. 

Em outras palavras, Bates percebeu que o próprio livro do Apocalipse conecta a abertura do lugar santíssimo do santuário celestial aos acontecimentos do tempo do fim.


Mais importante ainda para ele, porém, era o conteúdo da arca. Conforme ele mesmo dizia, “este templo foi aberto para algum propósito”. Em sua opinião, tal propósito era dar destaque aos Dez Mandamentos, o item mais importante no interior da arca da Aliança (Dt 10:5).


Bates havia começado a entender que o cerne do livro do Apocalipse conjuga o segundo advento, a abertura do lugar santíssimo do santuário celestial no tempo do fim e a importância dos Dez Mandamentos logo antes da volta de Cristo. Tal ponto de vista ficaria ainda mais evidente para ele em Apocalipse 12–14.


Senhor, ajuda-nos a ver aquilo que tentas nos ensinar nessa importante passagem bíblica sobre o tempo do fim.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails