ESTUDO 10 APOCALIPSE: "A BESTA QUE SOBE DO MAR"

O SÁBADO E A VISÃO APOCALÍPTICA 3 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 14-03-2015

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Apocalipse 14:12

Em nossa última leitura, vimos que, em janeiro de 1847, José Bates havia concluído, com base em Apocalipse 12:17, que Deus teria um povo no tempo do fim que honraria os Dez Mandamentos contidos na arca da Aliança (Ap 11:19), mas que o dragão guerrearia contra esses guardadores dos mandamentos. Ele não precisou estudar muito mais para perceber que esse conflito do tempo do fim se refletia em passagens como Apocalipse 13:7, 8, que apresenta aqueles que adoram a besta pelejando contra os seguidores do Cordeiro.
Do capítulo 13, ele prosseguiu para Apocalipse 14, que retrata os adoradores do Cordeiro do tempo do fim, seguindo-O “por onde quer que vá” (v. 4).

Nesse momento, Apocalipse 14 se transformou no ponto central do estudo de Bates, na segunda edição de The Seventh-Day Sabbath, a Perpetual Sign. Antes de analisar as conclusões a que ele chegou, é bom rever o esboço do capítulo 14 em si.

1. Os versículos 1-5 apresentam os 144 mil do tempo do fim, que seguem o Cordeiro em todos os Seus ensinos e têm “na fronte escrito o Seu nome e o nome de Seu Pai” (v. 1).

2. Os versículos 6 e 7 relatam a primeira mensagem angélica.

3. O versículo 8 apresenta a segunda mensagem angélica.

4. Os versículos 9-12 explicam a mensagem do terceiro anjo.

5. O versículo 13 destaca o destino dos seguidores do Cordeiro perseguidos no tempo do fim segundo Apocalipse 13.

6. E o capítulo 14 chega ao clímax com a volta de Cristo nas nuvens do céu para ceifar a colheita da Terra (v. 14-20).


Tal progressão não escapou à análise de Bates, em seu esforço para entender em que ponto do fluxo dos acontecimentos do tempo do fim se encontrava o povo de Deus. É interessante observar que alguns mileritas haviam enfatizado a primeira e a segunda mensagens angélicas. O próprio Miller acreditava que a mensagem da hora do juízo, proclamada pelo primeiro anjo, era pregada em seus dias. Para Miller, o juízo de Apocalipse 14:7 correspondia ao segundo advento.

Charles Fitch começou a proclamar a segunda mensagem angélica sobre a queda da Babilônia, em 1843, quando as denominações passaram a perseguir aqueles que criam no segundo advento. Entretanto, foi o conteúdo da mensagem do terceiro anjo que chamou a atenção de Bates.

Antes de orar nesta hora, sugiro que você leia Apocalipse 14.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails