Consagração e Excelência

(adaptado do texto de Maria C P Leite)

"Pois Moisés dissera: Consagrai-vos, hoje, ao Senhor" (Êxodo 32:29)

A nossa querida e um tanto complexa língua portuguesa tem, para a palavra "consagração" as seguintes acepções: "honra ou aplauso; ato de investidura pastoral; dedicação à divindade; oferecer-se ao serviço de Deus", entre outros sentidos registrados nos bons dicionários.

A Palavra de Deus nos ensina que viver em consagração significa viver uma vida que está baseada firmemente em Jesus Cristo e se expressa, visivelmente, por uma forma de vida de quem cumpre as normas de Deus, quanto à fé, à conduta diária, ao amor e ao serviço à igreja local, principalmente.

Dentro do homem, existem duas forças conflitantes: o bem e o mal que estão sempre lutando, porque são reinos opostos. Um deles sairá vitorioso. Mas "se somos guiados pelo Espírito", isto é, se Deus nos orienta continuamente, conseguiremos vencer a carne e viver em consagração ao Pai, viver em santidade. O exercício da santidade exige renúncia, resistência às tentações deste mundo e afastamento de TODO o tipo de pecado. Consagração da vida a Deus é manter-se irrepreensível. É possível? Não é fácil. Só com a ajuda do Espírito Santo, o cristão poderá se manter irrepreensível, sendo um exemplo por onde andar. "Fazei tudo sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo" (Filipenses 2:14-15).

Como destacamos no início desta reflexão, "consagração" é "dedicação à divindade e oferecer-se ao serviço de Deus". Com que motivação, com que nível de entrega, de dedicação, de consagração estamos servindo à obra de Deus? Deus nos desafia a serví-Lo com excelência: "Eu sou o Senhor, vosso Deus, portanto, vós vos consagreis e sereis santos, porque Eu sou Santo" (Levítico 11:44). O potencial que Deus colocou dentro de nós é infinito, mas só vem à tona, só se torna real, quando decidimos viver com excelência, servir a Deus em consagração qualificada. Devemos orar a Deus, pedindo esse espírito de excelência, com atitudes melhores a cada dia.

O que podemos fazer para aprimorar nossa consagração, buscando excelência? Algumas sugestões:
1 - Conhecer mais e melhor a Palavra de Deus. - Salmo 1:2; Tiago 1:21-22.
2 - Ter uma vida diária de oração e comunhão com Deus - Dan 6:10; Luc 18:1.
3 - Decidir vencer a natureza carnal que é falha - Col 3:1-2; Rom 12:21.
4 - Fazer com que o mundo veja a luz de Deus em nós e aprenda a glorificar a Deus - Mat 5:16.
5 - Dedicar-nos a Deus e aos irmãos, sabendo que Ele nos concedeu dons para servir - I Tim 4:15; Col 4:17; Mat 6:1-4.

O jovem rico (Mateus 19:16-22) consagrava-se em parte, mas não totalmente. Esse é um perigo que ameaça todo cristão. Os efeitos de uma consagração incompleta se fazem sentir: falta de poder e de confiança, falta de paz, alegria e esperança!

A "alegria sagrada", verdadeira alegria, estará presente na medida em que crescemos na santidade e na consagração de nossa vida a Deus!

REFLEXÃO: "... Eu sou o Senhor, Eu os santifico" (Levítico 22:32)

Related Posts with Thumbnails