ESTUDO 3 APOCALIPSE: " O TRONO DE DEUS"

TIAGO WHITE MUDA DE IDEIA QUANTO AO CASAMENTO - MEDITAÇÃO DIÁRIA 06-03-2015

"Então, respondeu Ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?" Mateus 19:4, 5

Sem dúvida, é um choque para os adventistas do sétimo dia mais idealistas descobrir que Tiago White não acreditava no casamento.

É isso mesmo que você leu. Tiago era contrário ao casamento, em 1845. Por isso, publicou em Day-Star que um casal adventista havia “negado a fé” ao anunciar seu casamento. Ele defendia que o matrimônio era “uma artimanha do diabo”. “Os firmes irmãos de Maine que aguardam a volta de Jesus não têm participação nenhuma nesse tipo de empreitada.” Você deve estar se perguntando por que ele assumiu tal perspectiva. A resposta vem na frase seguinte: “Nós aguardamos a redenção na vigília da manhã.”

A verdade é que ele esperava o retorno de Jesus em outubro de 1845. Além disso, os primeiros adventistas criam que o tempo era curto demais. Dessa perspectiva, casar-se e constituir família pareciam formas de negar a fé na breve vinda de Cristo. Afinal, se Ele voltasse quando estavam esperando, não haveria necessidade de lares e casamentos terrenos.

Mais tarde, Tiago relatou: “A maioria dos irmãos que cria conosco que o movimento do segundo advento era obra de Deus se opunha ao casamento por acreditar que o tempo era muito curto e considerava o ato de se casar uma negação da fé, uma vez que tal passo parecia antever anos de vida neste mundo.”

Todavia, o tempo passou. E com ele veio uma nova avaliação.

O resultado foi que Tiago e Ellen se casaram em agosto de 1846. O motivo foi este: “Deus tinha uma obra para nós dois realizarmos, e Ele viu que poderíamos ajudar muito um ao outro nesse trabalho.” Afinal, a jovem Ellen precisava de um “guardião legal” para viajar pelo país levando sua “importante […] mensagem ao mundo”.

Às vezes, cometemos erros. Quando isso acontece, a única coisa sensata a fazer é admitir e corrigir nossos atos.

Ajuda-me, Senhor, a ver Tua orientação apesar de meus erros. Ajuda-me a ser humilde o suficiente para me adaptar quando estiver equivocado.


George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails