Nossos filhos... nossas cópias

(por Marcio)

Herança do Senhor, são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (Salmo 127:3)



É impressionante as tamanhas marcas que imprimimos em nossos filhos pelos nossos atos - nem tanto pelo que falamos ou professamos, mas em especial pelo que fazemos.

Às vezes fico reparando em mim mesmo, alguns dos meus gestos, manias, alguns hábitos inclusive aqueles que são diários, e fico a me lembrar o quão parecido sou com o meu pai. É verdade que muitas foram as coisas que ele teve que me ensinar, mas muitas outras não foram necessárias, bastou conviver com ele, para que minha maneira de viver fosse parecida com a dele.

Numa época em que estive envolvido com uma daquelas empresas de marketing de rede, uma das frases que mais me marcaram dizia assim: "O que você FAZ soa tão alto, que o que você fala ninguém escuta". Nós somos assim - especialmente quando pequenos, somos facilmente influenciados pelos exemplos de vida das pessoas adultas, principalmente pelos nossos pais ou por aqueles que foram responsáveis pela nossa criação e educação. Somos influenciados pelos seus bons hábitos, e infelizmente também pelos seus maus hábitos.

Isso também pode acontecer numa escola, numa igreja, na casa de parentes e amigos, mas nenhum lugar supera a influência do que acontece em nossos lares. Aliás, vale lembrar que a essência da educação depende dos pais, e não dos educadores que são comissionados para estarem com os filhos. O caráter, os princípios, são responsabilidade única e exclusiva do pai, da mãe ou responsável direto. Quase ninguém aprende a dizer "tenha um bom dia", "muito obrigado", "bom final de semana", "por favor", "não... para a desonestidade", "sim... para a amabilidade"... numa instituição qualquer, talvez nem mesmo dentro de uma igreja, mas em casa.

Pensando nisso, vale o apelo irmãos: "Cuidado com o que você está fazendo de errado com a sua vida, ela pode estar influenciando a vida daqueles que estão perto de você". Como exemplo, muitos falam assim: "Eu fumo mesmo, não consigo parar. O único prejudicado sou eu"... será? Além do que já sabemos sobre os fumantes passivos, como será que em particular os pequeninos recebem tal informação (exemplo)? Será que quem te assiste fumando tem a mesma propensão ao câncer que você? As possibilidades de que aqueles que influenciamos façam o mesmo são exorbitantes, até porque os pequeninos são como verdadeiras esponjas! Neste mesmo assunto, já ouvi alguém dizer: "Meu avô fumou a vida inteira, desde garotinho, e morreu com quase 100 anos!" E isto é verdade, pode acontecer. Mas certa vez, ouvi de uma outra pessoa: "Viveu quase 100 anos?" Que infeliz... roubou de Deus! Era pra ter vivido 120 pelo menos se tivesse cuidado do Templo do Espírito Santo!" O ponto é: nunca devemos ser influência negativa na vida dos demais, muito menos dos nossos filhos. Está escrito: "Melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequeninos" (Lucas 17:2).

Neste contexto, entram vários campos passíveis de importante influência: bebida, comida, grosseria, falta de modos, gestos inadequados, palavras torpes, honestidade, etc e etc (bem como mostra o vídeo)... mas estes são temas para várias outras reflexões.

Como lemos no verso áureo, o salmo 127:3 fala sobre "herança". Quando Deus nos presenteia com filhos, ele espera que cuidemos desta herança, justamente como os seres humanos fazem quando desejam que os seus presenteados façam com sua herança material - e isso requer empenho destes detentores da herança.

Portanto, os filhos são o legado do Senhor. Vieram das mãos dEle e nos foram confiados no desejo de que nós cuidemos deles da melhor maneira possível, de modo que, quando Jesus voltar, que Deus venha a receber estes filhos diretamente das mãos dos seus pais. Como? Justamente sendo um EXEMPLO de integridade humana com os nossos filhos: amorosos, companheiros, incentivadores, temperantes, modestos, gratos, confiantes... "gastando" tempo com eles, orando com eles, estudando a Palavra diariamente e etc. Mas, quantos pais hoje neste mundo de mil afazeres (na maioria inúteis), estão dando pouca atenção aos seus filhos, mas muita atenção (nas suas poucas horas vagas) a um programa de televisão? Ou quantos outros estão tão preocupados em ganhar dinheiro (para comprar aquilo de que não precisam) e desta forma passam pela vida tão distantes dos seus queridos que nem se apercebem que eles já cresceram?

O mundo "jaz no malígno" e infelizmente muitos cristãos estão imitando o mundo e não aquEle que não é deste mundo. Às vezes me vem à cabeça: Como as pessoas desejam o céu, se estão tão preocupadas em ser aceitas neste mundo, imitando os padrões do mundo e não os princípios do céu? Como Deus vai eternizar uma raça de seres desobedientes se no céu só entrarão os obedientes? Sim, porque somos salvos pela Graça, mas porque fomos salvos, obedecemos! Porque está escrito: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele" (Prov. 22:6). Percebe? É um mandamento direto para os pais. Não está escrito: "Peça para alguém ensinar... o vizinho, a professora..." Depende dos pais; depende da nossa obediência e de simples bom senso.

Não deixe que o mundo o influencie, para que da mesma maneira, o mundo não venha a influenciar os seus filhos. Os filhos são nossas "cópias", portanto, que possamos ser exemplos de verdadeiros filhos de Deus, e não exemplos de filhos do mundo.

Os meus mais sinceros votos, são que naquele dia, que a minha e a sua resposta possa ser a que está em Isaías 8:18: "Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu."

REFLEXÃO: "Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" (Jeremias 13:20)



O açougueiro e o cachorro

(adaptado do texto de autor desconhecido)

"... o coração dos ímpios é de pouco valor" (Provérbios 10:20)

Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.

Ele o espantou, mas logo o cãozinho voltou.

Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca. Ele pegou o bilhete e leu:

"Mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado... ".

Ele olhou e viu que junto ao bilhete havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.

O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar, ele decidiu seguir o animal. O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.

O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta.
Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.

Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e com o focinho começou a bater no vidro várias vezes.

Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando inacreditavelmente, alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.

O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:

"Por Deus do Céu, o que você está fazendo? O seu cão é maravilhoso!

A pessoa respondeu:

"Maravilhoso? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido esquece a chave!"

Moral da estória:

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: "Com a instrução e presença de Deus, amadores construíram a Arca de Noé enquanto que profissionais sem Deus, o Titanic."

Você pode continuar excedendo às maiores expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.

Isto te faz lembrar de Alguém infinitamente mais importante e poderoso que um mero cachorrinho? Te faz lembrar de Alguém que não foi e continua não sendo reconhecido pelos seus atos extraordinários? Haverá o dia, em que "todo o joelho se dobrará" por aquEle que ainda é desvalorizado por bilhões de pessoas ao redor deste mundo mau.

REFLEXÃO: “Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” (Colossenses 3:8)

"E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? (Lucas 7:19)


Related Posts with Thumbnails