Comentários Lição 13 – Reavivamento prometido: missão cumprida (Prof. Sikberto Marks)

21 a 28 de Setembro de 2013

Verso para memorizar: “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coraçãopois a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5:7 e 8).

Introdução de sábado à tarde
Quando, afinal, DEUS derramará o poder do ESPÍRITO SANTO sobre a Sua igreja? Em parte Ele já está fazendo isso. A igreja está, há uns poucos anos, pregando com maior poder. Esta pregação despertará oposição em Babilônia e também internamente, na igreja. Levantar-se-ão inimigos, e esta pregação criará temor no inimigo que responderá com o decreto dominical. Mas como não se pode combater DEUS e Seus propósitos, o efeito maior deste decreto será a sacudidura e a purificação da igreja mediante o fortalecimento do trigo e o expurgo do joio.
“A grande questão que está tão próxima [o cumprimento da lei dominical], eliminará aqueles a quem Deus não designou, e Ele terá um ministério puro, leal, santificado e preparado para a chuva serôdia” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 385).
Então a igreja pura terá um surpreendente poder do alto. “Esta obra será semelhante à do dia de Pentecoste. Assim como a “chuva temporã” foi dada, no derramamento do Espírito Santo no início do evangelho, para efetuar a germinação da preciosa semente, a “chuva serôdia” será dada em seu final para o amadurecimento da seara” (O Grande Conflito, pág. 611).
Nós, hoje, devemos nos interessar pela purificação, para por ventura, não sermos sacudidos com o joio que se unirá a Babilônia. “Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma. Então a chuva serôdia cairá sobre nós, como caiu a temporã sobre os discípulos no dia de Pentecoste” (Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 69). “A chuva serôdia virá, e a bênção de Deus encherá toda alma que estiver purificada de toda contaminação. É nossa obra hoje entregar nossa alma a Cristo, para estarmos preparados para o tempo de refrigério pela presença do Senhor – preparados para o batismo do Espírito Santo” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 191).

  1. 1.      Primeiro dia: O poder prometido
Qual é a grande promessa de JESUS CRISTO aos que cumprirem o “ide”? Ele estará com eles todos os dias para lhes acompanhar, dar força, orientar e dar poder.Assim seria até a consumação dos séculos. A pregação irá a toda nação, tribo, língua e povo. “Para nós, assim como para os discípulos, CRISTO comissionou a tarefa de levar a verdade ao mundo. Mas antes de nos envolvermos nessa grande e agressiva batalha, da qual dependem resultados eternos, somos convidados por CRISTO a avaliar o custo. Ele nos assegura que, se tomarmos posse da obra com coração não dividido, entregando-nos como portadores de luz para o mundo, se nos apossarmos de Sua força, faremos paz com Ele, e obteremos assistência sobrenatural que nos habilitará em nossa fraqueza a produzir frutos da Onipotência” (Comentários de EGW, Reavivamento e Reforma, 88).
Hoje, como estudamos todas as semanas, é o tempo do reavivamento e reforma. Devemos ceder-nos à vontade de DEUS, e até pedir que Ele nos transforme para que sejamos úteis. “Todo obreiro deve provar suas próprias habilitações pela Palavra de Deus. Têm os homens que lidam com coisas sagradas claro entendimento, correta percepção das coisas de interesse eterno? Consentirão em ceder à atuação do Espírito Santo? Ou permitem a si mesmos serem controlados por suas próprias tendências hereditárias e cultivadas? A todos convém examinar-se para ver se estão na fé” (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, 259, grifo acrescentado).
O poder já está sendo concedido, e a igreja ainda receberá muito mais poder. “A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo” (Eventos Finais, 203).

  1. 2.      Segunda: Chuva temporã e chuva serôdia
A ilustração da água e da chuva, para nos ensinar sobre o ESPÍRITO SANTO, é muito simples de entender. Aliás, como tudo na Bíblia, se bem explicado, torna-se simples. A água é para limpar e purificar. A chuva derrama muita água, e ela é para purificar e também para fazer brotar e crescer. A primeira chuva (temporã), no Oriente, era para fazer brotar o grão. A última chuva (serôdia) era para fazer amadurecer e preparar para a colheita farta. Assim é que na Bíblia se ilustra o trabalho do ESPÍRITO SANTO. A primeira pregação, a dos apóstolos, serviu para dar o impulso inicial à igreja. Ela serviu para pregar o evangelho a todo mundo naqueles dias. A última chuva é para a conclusão da obra de pregação, para que JESUS volte e leve ao Céu aqueles que foram salvos. Entre as duas chuvas houve uma grande seca, de 1260 anos, período em que a igreja sofreu no árido deserto.
“E fará descer a chuva, a temporã e a serôdia.” No Oriente a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela é necessária, para que a semente possa germinar. Sob a influência de fertilizantes aguaceiros, brota o tenro rebento. Caindo perto do fim da estação, a chuva serôdia amadurece o grão, e o prepara para a foice. O Senhor utiliza esses elementos da natureza para representar a obra do Espírito Santo (Zac. 10:1; Osé. 6:3; Joel 2:23 e 28). “A chuva serôdia, amadurecendo a seara da Terra, representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem” (Eventos Finais, 183).
Para concluir a obra, DEUS utiliza tanto os pouco letrados como os muito letrados. Todos têm uma parte a fazer, cada um no seu dom. Até aqueles que não sabem ler ou escrever, podem fazer algo importante. É DEUS quem capacita para a Sua obra. Assim como toda boa empresa, ao contratar um novo empregado dá o devido treinamento, DEUS, ainda muito mais, prepara Seus obreiros para que sejam bem sucedidos. “O homem iletrado que é consagrado a ‘DEUS’ e aspira a abençoar a outros, pode ser e é utilizado pelo SENHOR em Seu serviço. Mas os que, com o mesmo espírito de consagração, tiveram o benefício de uma instrução completa, podem fazer obra muito mais extensa para ‘CRISTO’. Estão em posição vantajosa” (PJ, 333).
Portanto, sendo pouco ou muito instruídos, dediquemo-nos a participar desta chuva final, e quando JESUS retornar, Ele não só levará a nós como a muitos amigos, para desfrutarmos juntos a eternidade.

  1. 3.      Terça: Pré-requisitos para a chuva serôdia
O que os membros da igreja verdadeira devem fazer para receberem o dom do ESPÍRITO SANTO? Há alguns pré-requisitos. Como já estudamos, deve ter havido verdadeiro arrependimento pelos pecados que vinham cometendo, um forte e definitivo desejo de mão cometê-los mais; deve ter havido confissão desses pecados, e pedidos de poder para vencê-los. Não é necessário aos servos de DEUS já serem completamente transformados, ainda serão pecadores, porém, detestando os pecados. Quando os cometem, será não mais por vício, mas por causa da fraqueza e da condição de pecador.
Então, na trilha da santificação, pessoas humildes, despretensiosas, desejando somente servir e nunca serem servidas, isto como efeito do poder do alto, essas pessoas devem pedir o ESPÍRITO SANTO, o Seu poder para operar em nome de DEUS. Temos que pedir para receber. Esse pedir não é para que DEUS Se dê conta do que queremos,mas para que nós nos demos conta de que devemos permanecer obedientes e fiéis a DEUS, entregues à Sua boa vontade. “Peçam os cristãos… com fé a bênção prometida, e ela virá. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a “chuva temporã”, e glorioso foi o resultado. Mas a chuva serôdia será mais abundante (Evangelismo, 701).
O poder do ESPÍRITO SANTO será dado para que seja completada a obra da pregação do evangelho pelo mundo todo. Isto é necessário para que JESUS volte e leve daqui muitas pessoas. É pela colaboração nossa que milhares de pessoas serão escolhidas para a vida eterna. “Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do homem. Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuva serôdia; e é por esse poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petições ao Senhor da seara “no tempo da chuva serôdia”. Em resposta, “o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água”. Zac. 10:1. “Ele… fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês” Joel 2:23.” (Atos dos Apóstolos, 55).
Aqueles que não se interessarem pelos pré-requisitos para receber o poder do alto, não terão apreciação por este poder. Eles acham que já são bons e competentes para realizar a obra, quando na verdade não têm poder divino algum. Esses não prosperarão na obra, e eles mesmos se perderão. “Nem todos os membros da igreja cultivam a piedade pessoal; por isso não compreendem sua responsabilidade pessoal. Não reconhecem que é privilégio e dever seu, alcançar a alta norma da perfeição cristã. … Estamos nós aguardando a chuva serôdia, esperando confiantemente um dia melhor, quando a igreja será dotada de poder do alto, e assim habilitada para a obra? A chuva serôdia jamais há de refrigerar e fortalecer o negligente, que não use as faculdades que Deus lhe deu” (O Cuidado de DEUS, MM 1995, p. 364). “Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia” (Testemunhos Para Ministros, pág. 399). “Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos” (Testemunhos Para Ministros, pág. 507). “‘DEUS’ mostrará que não depende de seres humanos instruídos e cheios de si” (5T, 80 e 82; EF, 176).
Um dos pré-requisitos é a obediência com humildade. No Céu todos são humildes, a partir do DEUS Criador. JESUS quando veio à Terra, não Se tornou humilde, Ele já veio assim. Devemos colocar em prática tudo o que já sabemos a respeito das Escrituras, e assim aprenderemos mais, e também colocaremos esse algo a mais em prática. É assim que os verdadeiros cristãos crescem para receber poder. “Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos” (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, 507).

  1. 4.      Quarta: O batismo de fogo
Veja no verso, logo abaixo, João falando que JESUS vem para batizar com o ESPÍRITO SANTO e com fogo. Isto quer dizer que há o batismo por meio das águas, e o que concede o dom do ESPÍRITO SANTO, com fogo. Não são coisas separadas, são um uma só, pois está escrito “e” com fogo. A concessão do ESPÍRITO SANTO é o batismo com fogo.
E que batismo é esse? O que resulta dele?
O batismo com o ESPÍRITTO SANTO, ou seja, com fogo, quer dizer que DEUS habita naquela pessoa, a dirige e orienta o que fazer e como fazer. Tem a guia do poder do alto. Ela tem poder do alto para testemunhar de modo correto, sem incoerências, a respeito da mensagem da Palavra de DEUS, a BíbliaEla dá um bom testemunho, revela ao mundo uma pessoa pura, decente, que não é afetada pelas coisas negativas do mundo.
“Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento”, disse João, “mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Mat. 3:11. O profeta Isaías declarara que o Senhor purificaria o Seu povo de suas iniquidades “com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor” Isa. 4:4. As palavras do Senhor a Israel, eram: “E porei contra ti a Minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza” Isa. 1:25. Para o pecado, onde quer que se encontre, “nosso Deus é um fogo consumidor” Heb. 12:29. O Espírito de Deus consumirá o pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder. Se os homens, porém, se apegarem ao pecado, ficarão com ele identificados. Então a glória de Deus, que destrói o pecado, tem que destruí-los. Depois de sua noite de luta com o anjo, Jacó exclamou: “Tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva” Gên. 32:30 (O Desejado de Todas as Nações, 107, grifo acrescentado).
Uma pessoa nessas condições pode dar um testemunho positivo. DEUS não terá Sua imagem denegrida pelo que ela faz. Portanto, como diz a serva do Senhor, “operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens (Apoc. 13:13). Assim os habitantes da terra serãolevados a decidir-se” (O Grande Conflito, 612, grifos acrescentados).
Assim será concluída a obra de salvação. Quanto mais perto do fim, mais poder será concedido aos santos, e mais santos haverá que desejarão ser puros para ter esse poder. Eles trabalharão conforme a vontade de DEUS, concluirão a pregação da mensagem por meios simples, uma vez que as autoridades do mundo, após o decreto dominical, não permitirão mais os ensinamentos em grande público e nas igrejas. “Permiti-me dizer-vos que o ‘SENHOR’ trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da comum ordem de coisas e de um modo que será contrário a qualquer planejamento humano. Haverá entre nós os que sempre desejarão dominar a obra de ‘DEUS’, para ditar até que movimentos se farão quando a obra avançar sob a direção do anjo que se une ao terceiro anjo na mensagem a ser dada ao mundo. ‘DEUS’ usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãosSurpreender-se-ão os obreiros com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar sua obra de justiça” (Eventos Finais, 175, grifos acrescentados).
Enfim, haverá poder em gente pura para dar um testemunho que sirva para a glória de DEUS. Eles terão sido tão santificados pelo ESPÍRITO SANTO, que é DEUS para poder recriar, que serão corajosos e perfeitos como foram os apóstolos, embora ainda pecadores.

  1. 5.      Quinta: O grande conflito terminou
Enfim, a lição deste trimestre está chegando ao final, e JESUS, três meses mais próximo de voltar. Assim também o que vem antes: o decreto dominical, as perseguições, o alto clamor, as pragas, a angústia de Jacó; e o que mais esperamos, a nossa salvação. Tudo está mais perto.
Principalmente, também está mais perto, o alto clamor, efeitos do reavivamento e da reforma. Com ele vem a fortíssima pregação e os ensinamentos sobre a verdadeira adoração. Com ele vem também o refrigério, uma sensação da forte presença de DEUS conosco. Com ele vem a maior de todas as mobilizações do povo de DEUS nesta Terra, desde que há criação. Os extremos se afastarão, o povo de DEUS sendo transformado, santificado, para o grupo de pessoas mais puro de todos os tempos. Do outro lado, os assassinos mais cruéis de todos os tempo. Aliás, hoje, presentemente, já vemos a tendência.
Não devemos abandonar essas lições maravilhosas. O que devemos fazer é torná-las um manual para continuarmos estudando em grupos, nas igrejas, e até o fim, não mais deixar esse assunto de lado. Assim cumprir-se-á em nós o prometido por DEUS.“Homens humildes, armados unicamente com a Palavra da verdade, resistiram aos ataques de homens de saber, que, com surpresa e ira, perceberam a ineficácia de seus eloquentes sofismas contra o raciocínio simples, direto, daqueles que eram versados nas Escrituras ao invés de sê-lo nas subtilezas filosóficas” (O Grande Conflito, 455).
“Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo podero Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagraram ao Seu serviço. O obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensinoHomens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que ‘DEUS’ lhes dá” (…) Os pecados de Babilônia …tudo será desmascarado” (O Grande Conflito, 606).
“Vi que os santos deverão ter uma compreensão completa da verdade presente, a qual serão obrigados a manter pelas escrituras” (PE, 262).   “Devemos examinar bem o fundamento de nossa esperança; pois teremos de dar uma razão da mesma pelas escrituras” (PE, 262). “Ao se avolumarem as trevas e o erro aumentar, devemosalcançar mais completo conhecimento da verdade e estar preparados para sustentar nossa posição das escrituras” (PE, 104-105). “Quando o tempo de prova vier, revelar-se-ão os que fizeram da Palavra de Deus sua regra de vida” (GC, 602). “Lealdade para com ‘DEUS’,  no invisível – foram a âncora de José. Nisto se encontrava o segredo de seu poder” (Educação, 53).
Com a conclusão da obra, e terminando as pragas, a última batalha aqui na Terra com a presença dos santos terá terminada. O que vem após o milênio será a execução final, não mais uma batalha. A batalha final está justo à nossa frente. A vitória, já garantida na cruz do Calvário, se completará com a vitória do obediente povo seguidor de JESUS, os mansos e humildes, reavivados e reformados. Um pouco antes do fechamento da porta da graça eles estarão prontos para serem julgados e aceitos, ainda em vida, como povo puro e santo. Eles têm seus pecados apagados para sempre, e seus nomes preservados para bem logo serem resgatados dessa Terra maldita.
Eu e minha família estaremos lá! Convido que você também faça o mesmo. Prepare-se para estar em pé naquele dia, o grande dia para os salvos. Viajaremos para junto de DEUS Pai, e ali seremos recebidos como vencedores junto com JESUS.

  1. 6.      Resumo e aplicação – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
a)      Síntese dos principais pontos da lição
  • Qual o foco principal?
A missão da igreja, dada por CRISTO, é levar a notícia da Sua volta ao mundo todo. Não quer dizer que todos se convertam, mas que todos tenham informações suficientes para o arrependimento. O poder do ESPÍRITO ASNTO a uma igreja reavivada capacitará os pastores e membros para realizarem a obra de outra maneira impossível. A atuação de DEUS será por meio de recursos que ao natural não são disponíveis aos seres humanos. Isto ocorrerá nos últimos dias, e só com aqueles que tiverem clamado pelo poder.
  • Quais os tópicos relevantes?
Devemos pedir o derramamento do ESPÍRITO SANTO, pois assim DEUS nos capacitará para recebê-Lo. Então seremos batizados com o ESPÍRITO SANTO e com fogo, isto quer dizer, seremos capazes de testemunhar sobre a glória de DEUS. Só assim o evangelho será levado a todas as pessoas vivas no mundo.
  • Você descobriu outros pontos a acrescentar?
_________________________________________________________________________

b)      Que coisas importantes podemos aprender desse estudo?
DEUS só concederá o poder máximo a uma igreja pura, isto quer dizer que ela deverá ter pastores e membros puros. Esse é o nosso desafio, buscar o reavivamento e a reforma, para que sejamos transformados pelo ESPÍRITO SANTO.
  • Que aspectos posso acrescentar a partir do meu estudo?
_________________________________________________________________________

c)       Que providências devemos tomar a partir desse estudo?
Humildemente (porque aos arrogantes jamais será concedido poder do alto) clamar em oração pelo derramamento do ESPÍRITO SANTO sobre a igreja, e tratar de fazer alguma coisa prática pela salvação de pessoas para o reino de DEUS.
  • O que me proponho a reforçar, se for bom, ou mudar se for mau, em minha vida?
_________________________________________________________________________

d)     Comentário de Ellen G. White
“Se nos humilhássemos perante Deus, e fôssemos bondosos e corteses e compassivos e piedososhaveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma. Mas, professando ser convertidos, levamos vida de egoísmo que consideramos excessivamente preciosa para ser abandonada. É nosso privilégio depositar esse fardo aos pés de JESUS, assumindo em Seu lugar o caráter e semelhança de CRISTO. O Salvador está esperando que assim procedamos” (Testemunhos Para a Igreja, v.9, 189, 190, grifos acrescentados).

e)      Conclusão geral
“O Senhor terá um povo tão verdadeiro como o aço, de fé tão firme como o granito. Eles devem ser-Lhe testemunhas no mundo, instrumentos Seus para realizar uma obra especial, gloriosa, nos dias de Sua preparação” (I Testemunhos Seletos, 590, grifos acrescentados).

  • Qual é o ponto mais relevante a que cheguei com este estudo?
_________________________________________________________________________

Assista o comentário clicando aqui.

Related Posts with Thumbnails