ESTUDO 8 APOCALIPSE: "DUAS TESTEMUNHAS DE LUTO"

VISLUMBRES DO EVANGELHO - MEDITAÇÃO DIÁRIA 11-03-2015

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8, 9

Bates pode ter conseguido convencer os outros dois fundadores do adventismo do sétimo dia a respeito do sábado, mas eles não aderiram a seu legalismo.

Tiago White, por exemplo, foi bem claro quando escreveu: “Que fique claramente compreendido que não há salvação na lei, isto é, não há qualidade redentora na lei.”


Para White, o mais importante era ter “fé viva e ativa em Jesus”. Ao falar sobre a mensagem milerita, em 1850, ele declarou: ela “nos levou aos pés de Jesus a fim de pedir perdão por todos os nossos pecados e obter salvação plena e livre por intermédio do sangue de Cristo”.


Se, por um lado, Tiago apelava ao povo para “obedecer e honrar [a Deus] mediante a observância de Seus mandamentos”, em contrapartida, escreveu que “devemos buscar perdão livre e completo de todas as nossas transgressões e falhas mediante a expiação em Jesus Cristo agora, enquanto Ele apresenta Seu sangue perante o Pai”.


Ellen tinha a mesma opinião do marido. Sua aplicação da história do jovem rico, encontrada em Mateus 19, ao longo de seu duradouro ministério é especialmente esclarecedora. Ela nunca citou Jesus nesse contexto dizendo que o caminho para conquistar o Céu era a guarda dos mandamentos.


Em vez disso, invariavelmente apontava para além daquilo que chamava de compreensão “externa e superficial” do relato do jovem rico (defendida por Bates). Ela chamava a atenção para a necessidade mais profunda da transformação total que só pode ocorrer por meio de um relacionamento pessoal com Cristo.


Para ela, a lição de Mateus 19:16, 17 não é que a salvação é obtida pela lei, mas que o jovem rico fracassara por completo. Ela observava que, embora seja verdade que ele obedecesse aos aspectos exteriores dos Dez Mandamentos, não conseguia ver que as raízes da lei se encontravam no amor de Deus. Para ela, o jovem rico não fora salvo por guardar os mandamentos; em vez disso, estava totalmente perdido (ver, por exemplo, SG2, p. 239-243; DTN, p. 518-523; PJ, p. 390-392).


Um dos entendimentos mais importantes para nosso viver diário tem a ver com a relação entre a lei e o evangelho. Falaremos mais sobre a mensagem evangélica posteriormente neste ano.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails