ESTUDO 6 APOCALIPSE: "AS 7 TROMBETAS"

BATES PREGA O SÁBADO 4 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 09-03-2015

"Não tenha medo, continue falando e não fique calado". Atos 18:9, NVI

José Bates não tinha nem um pingo de vergonha de contar aos outros sobre o sábado. 

Contudo, um de seus fracassos mais patentes em relação ao assunto foi com a própria esposa. Mesmo escrevendo livro após livro sobre o assunto e provavelmente incomodando-a o tempo todo, ela devia ser tão obstinada quanto o marido. O resultado é que “ele guardava o sábado sozinho”.

Na cidade de Fairhaven, era de conhecimento público que o “capitão Bates costumava levar a esposa de carruagem para a igreja cristã aos domingos, mas ele próprio não entrava para adorar ‘no sábado do papa’. Voltava para buscá-la após o culto”. A boa notícia é que Prudence Bates aceitou o sétimo dia, em 1850. As orações, o exemplo e a persistência de Bates finalmente trouxeram sua recompensa.

Outra boa notícia para Bates foi a conversão de Tiago e Ellen White ao sétimo dia, provavelmente em novembro de 1846. Após ter lido a obra “O Sábado do Sétimo Dia, um Sinal Perpétuo”, escrita por Bates, Tiago relatou: “constatei a verdade sobre o sábado e comecei a ensiná-la.”

Tal aceitação abriu caminho para a formação do adventismo do sétimo dia.

A partir de então, Bates e o casal White começaram a trabalhar juntos.

As coisas finalmente começavam a acontecer. Em dezembro de 1846, o livro de Bates havia chegado ao oeste do estado de Nova York. No fim do ano, Bates e Tiago tinham a expectativa de se encontrarem com Hiram Edson, Owen R. L. Crosier e Franklin B. Hahn (os homens que desenvolveram o entendimento sobre o santuário celestial) na casa de Edson, em Port Gibson, Nova York, mas as circunstâncias forçaram White a permanecer no Leste.

Um dos itens em pauta era o sétimo dia. Edson afirmava ser favorável à guarda do sábado havia alguns meses, mas ainda não tinha uma convicção definitiva.

Entretanto, após a explicação de Bates, durante a qual Edson “mal conseguia permanecer sentado”, ele se levantou e disse: “Irmão Bates, isso é luz e verdade.

O sétimo dia é o sábado e estou contigo em guardá-lo.”

Portanto, no fim de 1846, encontramos um grupo de fiéis unidos em três doutrinas únicas e cruciais: o segundo advento, o sábado e o santuário celestial. O palco estava montado para o surgimento do adventismo do sétimo dia.

De nossa perspectiva, Deus pode até conduzir as coisas fora de nossa expectativa, mas Sua orientação é segura.

Ajuda-nos, Senhor, a ter fé em Tua orientação.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails