Sob a Nuvem de Deus

(adaptado do sermão de Eli de Barros)

"E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã" (Núm 9:15)

Não sei se você também já teve aquele momento gostoso de criança, quando deitamos de barriga para cima e ficamos observando as NUVENS... os formatos, os desenhos que elas fazem. As nuvens são um conjunto de partículas de água ou gelo em suspensão na atmosfera terrestre, produzindo chuvas ou mesmo queda de granizo, geadas, etc.

O texto bíblico que lemos nos fala da NUVEM, não de uma nuvem qualquer, mas uma nuvem que simbolizava a presença de DEUS no meio do povo durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite. Em um caso, o povo era beneficiado diante do calor forte do deserto e, no outro, a boa temperatura e a visão eram oferecidas pela coluna de fofo que evitava a escuridão da noite. De qualquer forma, o DEUS gracioso estava sempre perto do seu povo.O livro de Números retrata parte da história do povo hebreu quando Moisés saiu do Sinai, rumo à Terra Prometida. No hebraico, este livro chama-se: “No deserto”. Foi portanto um tempo em que o povo passou pelo Deserto do Sinai rumo à Palestina. E nesse tempo, diz o texto lido que DEUS cobriu o tabernáculo com uma NUVEM, ou seja, a NUVEM cobriu a Tenda da Congregação, enchendo o Tabernáculo com o resplendor da glória de Deus. Não sabemos como era essa nuvem, o seu formato, se era grande ou pequena.... mas uma coisa temos certeza: Era uma nuvem especial. Ela abrigava a presença do Deus Vivo. Era o símbolo real dessa nuvem que projetava a sombra do próprio DEUS e protegia aquele povo do sol e da escuridão.

O Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Corintios (10:2) chamou esta cena da nuvem, no deserto de batismo: “Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar”. Ou seja, como o batismo simboliza a graça de Deus na vida da pessoa, a NUVEM simbolizava a graça protetora de Deus na vida daquele povo. Portanto, vamos refletir sobre algumas vantagens de andarmos SOB A NUVEM DE DEUS:

1a.: SOB A NUVEM VOCÊ TERÁ A PROTEÇÃO DE DEUS. O v. 16 diz que: “Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem cobria, e de noite tinha a aparência de fogo”. O texto esta afirmando que esta nuvem cobria; servia de proteção ao povo. A Nuvem era sombra para o dia ensolarado e também era calor e luz para vencer o frio da noite. Era o cuidado de DEUS para a vida daquele povo. DEUS deu uma nuvem para protegê-los no deserto. Por isso o salmista (91:1) diz que: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo descansa à sombra do Todo-Poderoso”. Ou seja, DEUS guardou o povo de desfalecer ou mesmo desistir da jornada rumo a terra prometida.O mesmo Deus que os havia protegido na travessia do Mar Vermelho estava agora protegendo-os de dia e de noite. E a bíblia diz que DEUS é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Por isso ELE continua hoje nos protegendo. Quando você anda sob a nuvem de Deus, você conta com Sua proteção! Salmos 121:5-8 diz: “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”. Você está sendo perturbado por alguém? Sentimentos de culpa, de indignidade, de amargura estão presentes na sua vida? Você esta atravessando um período duro, difícil, ... um calor escaldante do sol? Talvez problemas que estão queimando o seu coração, tirando o couro da sua alma? Mesmo que você esteja pronto a desistir de tudo.... SAIBA QUE DEUS quer projetar uma sombra sobre a sua cabeça. A nuvem do Senhor quer lhe dar proteção. Assim como qualquer casa precisa do telhado, você também precisa ter a benção de Deus para estar protegido do inimigo;

2a.: SOB A NUVEM VOCÊ TERÁ A ORIENTAÇÃO DE DEUS. O v. 17 diz: “Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam, e no lugar em que a nuvem descia, ali eles acampavam”. Ou seja, o povo de Deus precisava estar atento ao mover da Nuvem de Deus. A orientação de iniciar a caminhada ou parar para descansar vinha da Nuvem do Senhor.Você pode visualizar naquele deserto milhares de seres humanos avançando sem qualquer conhecimento da rota que deviam seguir? Uma multidão numerosa de homens, mulheres e crianças, viajando através num tremendo deserto arenoso, sem bússola, sem guia humano, sem um celular, sem gps? Ali estava aquela multidão avançando sem qualquer conhecimento da rota que deviam seguir, apenas dependentes de Deus, dependentes da Sua Orientação. Eles não podiam fazer planos para o dia seguinte: quando acampavam, não sabiam quando deveriam pôr-se em marcha novamente; ou quando em marcha, não sabiam onde iriam acampar! O que eles tinham que fazer? Apenas olhar para cima a fim de receber orientação de Deus. Os seus movimentos eram dirigidos pela Nuvem de Deus. Assim como este povo estava com seus olhos fixos na nuvem esperando o cuidado de Deus, você também precisa olhar para o alto e buscar a orientação de Deus. O livro de Hebreus 12:2 diz: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...” - É isso que Deus quer que você faça: Assim como aquele povo dependia inteiramente do mover da orientação de Deus, ELE quer que você faça a mesma coisa! Você vai iniciar um namoro? Olhe para Jesus, receba orientação primeiro. Você vai construir? Vai trocar de carro? Vai fazer um negócio? Olhe antes para a orientação do Senhor. Nossa vida aqui é como a travessia de um deserto: desconhecido, arenoso, imprevisível. Por isso precisamos da Orientação do Senhor! JESUS em João 8.12 disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas; mas terá a luz da vida". Isto é direção! Isso é orientação divina. Você precisa dessa direção.Você não precisa ir aonde Deus não orienta: Se a nuvem não está se movendo, não se antecipe... Se Deus não está orientando suas companhias... se Deus não está orientando que você se case... se Deus não está orientando que você se mude... se Deus não está orientando a aplicação do seu dinheiro... Se a nuvem de Deus não está se movendo, você não precisa embarcar numa furada! Olhe para cima: Há uma nuvem no céu – Deus está lá! Ele tem a direção certa. Por isso, obedeça a Deus! Siga a nuvem!

3a.: SOB A NUVEM DE DEUS VOCÊ VAI DESCANSAR À SUA SOMBRA. O v. 18 diz que: “Conforme a ordem do Senhor os Israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.” Ou seja, quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra do Senhor. Podiam ficar despreocupados porque a nuvem de Deus estava li. De fato no livro de Deuteronômio 29:5 Moisés diz que: “Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram”. Tudo estava debaixo da providência de Deus! Aliás o salmista confirma isso em seu livro no capítulo 91:10-11 - “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos”. Quem está debaixo da nuvem não tem o que temer, pois descansa à sombra do Onipotente Deus. Ele cuida de tudo para nós quando lhe entregamos a direção da nossa vida. O Apóstolo Pedro expressa isso em sua primeira carta (5:7) – “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. - “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá, jamais permitirá que o justo venha a cair” (Salmos 55:22). Quem sabe você seja uma pessoa ansiosa, preocupada... alguma prestação está vencendo; o filho está mal na escola; o casamento passa por turbulências... inseguro no trabalho..., não consegue visualizar melhoras... - SAIBA que debaixo da nuvem de Deus há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer quando estamos debaixo de seus cuidados. Quem confia no Senhor, quem caminha debaixo da nuvem de Deus, mesmo que esteja em perigo, correndo riscos, fica em paz e descansa! - Por isso o SENHOR faz um convite hoje, aos ansiosos, desesperados, a todos que estão fora da nuvem dizendo: "vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu os aliviarei".

REFLEXÃO: Quando tomamos em nossas mãos o manejo das coisas com que temos que lidar e confiamos em nossa própria sabedoria quanto ao êxito, atraímos sobre nós mesmos a responsabilidade que pertence a Deus, na verdade, pondo-nos assim, em Seu lugar..." (EGW, O Maior Discurso de Cristo, p.100, 101)
Related Posts with Thumbnails