A Unidade do Evangelho - Comentários da Lição 3

Lição 03 – 08 a 14 de outubro de 2011
(Comentários do irmão César Pagani)

VERSO EM DESTAQUE: “Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.” (Fp 2:2)

“[...] a fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em Nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste.” (Jo 17:21)

A fervente oração de Jesus expressava o anelo incontido de Seu santo coração pela unidade de Seus seguidores. É surpreendente a ênfase que Cristo dá à unificação. Ele deseja que nós, Seus discípulos, tenhamos a mesma unidade de propósito, de amor, de dedicação que Ele tem com o Pai. A Divindade é o modelo perfeito de unidade. Essa integração é tão grande que três Pessoas distintas constituem um só Deus. “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6:4) “A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão Ele.” (Dt 4:35) “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o primeiro e Eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Is 44:6. Comparar com Ap 1:17)

Não podemos confundir unidade com ajuntamento. São conceitos diferentes. Como bem explicita a introdução da lição, não podemos comprometer princípios para conservar a integração. Os que são unidos no Mestre têm “o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2:5).

A primeira unidade tem de ser em amor. Que nos amemos uns aos outros assim como Ele nos amou. A segunda unidade tem de ser de doutrina. Não podemos crer em ensinos diferentes daqueles revelados nas Escrituras. A terceira unidade tem de ser a de ação. Temos a Grande Comissão pesando sobre nossos ombros. Precisamos trabalhar unidos, movidos pelo Espírito Santo e segundo os planos e campanhas nos quais somos orientados. A quarta unidade tem de ser mediante o exercício da paciência e tolerância mútuas. Não é à-toa que Paulo recomenda: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós...” (Cl 6:13) A quinta unidade é de princípios. Um adventista não pode agir, em termos comportamentais, espirituais e morais, diferentemente de outro. Um não pode tomar vinho fermentado alegando razões de saúde, enquanto outro se abstém conforme o ensino das Escrituras. Em seguida vem a unidade na imitação de Cristo; todos temos o Modelo Perfeito no qual plasmar nosso caráter.

Por que existe a desunião? – “Em vez da unidade que devia existir entre os crentes, há desunião; pois a Satanás é permitido entrar e pelos seus enganos e ilusões leva ele, os que de Cristo não estão aprendendo a mansidão e humildade de coração, a seguir um rumo diferente da igreja, e, se possível, a quebrar-lhes a união. Levantam-se homens que falam coisas perversas para atrair discípulos para si. Pretendem que Deus lhes deu grande luz, mas como agem sob sua influência? Seguem eles a atitude assumida pelos dois discípulos na viagem para Emaús? Ao receberem a luz, voltaram e foram ao encontro daqueles a quem Deus guiara e ainda estava guiando, e lhes contaram como haviam visto a Jesus e com Ele tinham falado.” IR, 144, 145.

Continue lendo aqui


Related Posts with Thumbnails