O SÁBADO E A VISÃO APOCALÍPTICA 2 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 13-03-2015

"Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17


A descoberta do santuário em Apocalipse 11:19 levou Bates naturalmente ao capítulo 12. 

Esse capítulo é uma representação da igreja cristã desde o nascimento de Jesus até o tempo do fim, quando o dragão (identificado como “diabo e Satanás”, no v. 9) se ira contra a mulher (a igreja) e vai “pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus” (Ap 12:17).


Nessa ocasião, Bates encontrou o elo entre Apocalipse 11:19 e 12:17. A abertura do segundo compartimento do santuário celestial no tempo do fim, revelando a arca que contém o decálogo (11:19), relaciona-se com os mandamentos, que ficam em evidência no ponto culminante do capítulo 12.

Em seu estudo, Bates concluiu que não só os Dez Mandamentos seriam restaurados no tempo do fim, como também surgiria um conflito em torno deles. De acordo com sua perspectiva, o conflito envolveria principalmente um dos mandamentos: o sábado, aquele que fora mudado pela igreja (ver Dn 7:25). Ele continuou a ler e viu que tal mandamento foi destacado em Apocalipse 14:7.


Conforme expressou, “a realidade de que ainda haverá uma luta ferrenha a respeito da restauração e da guarda do sétimo dia, a qual provará todas as pessoas que entrarão pelas portas da cidade, não pode ser contestada. Fica claro que o diabo está guerreando contra todas elas. Leia Apocalipse 12:17. ‘Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.’ Amém”. Com essas palavras, Bates concluiu a edição de 1847 do livro Seventh-Day Sabbath.


As descobertas sobre o livro do Apocalipse deixaram Bates boquiaberto. Além de Deus ter um “remanescente” que guardaria o sábado no tempo do fim, haveria discórdia em relação a esse mandamento. Tal conclusão ficou ainda mais firme após o estudo de Apocalipse 13 e 14.


É impossível saber se Bates compreendia com tanta clareza, mas Apocalipse 12:17 é o texto-chave do restante do Apocalipse. De maneira mais imediata, o capítulo 13 detalha o poder do dragão de 12:17, e o capítulo 14 dá mais informações sobre a mulher nos últimos dias. Ambos espelham o conflito ligado ao povo de Deus no tempo do fim. Ademais, Apocalipse 15–19 desenvolvem os períodos de tempo dos capítulos 13 e 14, expondo acontecimentos proféticos do tempo do fim.


Ajuda-nos, Senhor, a estudar estas passagens tão significativas como Bates e outros o fizeram.

George Knight "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails