BATES ACEITA O SÁBADO 4 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 03-03-2015

"Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos". João 14:15

A experiência adventista com o sábado em New Hampshire, durante a primavera de 1844, foi significativa. Entretanto, a conversão de Thomas M. Preble ao sábado bíblico teve impacto ainda maior. Preble, pastor de uma congregação da Igreja Batista do Livre-Arbítrio na região de Nashua, era milerita desde 1841. Parece que foi Frederick Wheeler quem lhe falou sobre o sábado. A congregação de Wheeler em Washington ficava a cerca de 50 quilômetros da casa de Preble, que começou a guardar o sábado no verão de 1844.

Não temos o registro de nenhuma publicação de Preble sobre o sábado antes do desapontamento, embora seja provável que ele tenha participado da agitação que deu origem às várias respostas publicadas na edição de setembro do periódico Midnight Cry, com o objetivo de arrefecer a discussão sobre o sétimo dia.

No entanto, no início de 1845, Preble abordou o assunto com muita ênfase, publicando um artigo sobre o sábado em Hope of Israel, no dia 28 de fevereiro. Ele concluiu seu estudo afirmando que “todos aqueles que guardam o primeiro dia como se fosse ‘o sábado’, são guardadores do domingo papal! E transgressores do sábado de Deus!”

Declarou: “Se eu só tivesse um dia para viver nesta Terra, deixaria de lado o erro e abraçaria a verdade assim que a conseguisse enxergar. Que o Senhor nos dê sabedoria e nos ajude a guardar todos ‘os Seus mandamentos, para que [tenhamos] direito à árvore da vida’” (Ap 22:14, ACRF).

Um panfleto de 12 páginas intitulado “Livreto Demonstrando que o Sétimo Dia Deve Ser Guardado como Sábado em vez do Primeiro Dia, Segundo o Mandamento” foi escrito logo em seguida ao artigo.

Em abril de 1845, Bates entrou em contato com o artigo de Preble sobre o sábado em Hope of Israel. Ele nos conta que “leu e comparou” as evidências de Preble com a Bíblia e se convenceu de que “nunca houvera mudança” do sábado para o primeiro dia da semana.

“Esta é a verdade”, declarou. E “em poucos dias”, ele relatou: “minha mente se convenceu a guardar o quarto mandamento”. Uma das características impressionantes de Bates era sua disposição de mudar opiniões sólidas quando deparava com evidências bíblicas adequadas.
Deus deseja que cada um de nós também tenha uma mente disposta a aprender à medida que Ele nos guia no caminho da verdade.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails