ESTUDO 11 APOCALIPSE: "A BESTA QUE SOBE DA TERRA"

O SÁBADO E A VISÃO APOCALÍPTICA 4 - MEDITAÇÃO DIÁRIA 15-03-2015

"Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas". Apocalipse 14:7

Nos últimos dias, estamos estudando a compreensão crescente de Bates acerca de Apocalipse 12–14. Ele sentiu um fascínio especial pelas três mensagens angélicas do capítulo 14, retratadas como as últimas que Deus daria ao mundo antes do segundo advento.

Ele achou o versículo 12 particularmente pertinente. Mais uma vez (ver Ap 12:17) é ressaltado o fato de que, logo antes do fim dos tempos, Deus teria um povo guardador dos mandamentos. É claro que ele não deixou escapar os desdobramentos do versículo 7, que revela qual mandamento estaria em foco na batalha do tempo do fim. Ele acertou ao reconhecer que as palavras “adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” aludem ao mandamento do sábado, encontrado em Êxodo 20:8-11 (ver Gn 2:1-3).

Também percebeu com clareza, com base em Apocalipse 14:7 e 9, que a adoração seria um tema central no fim da história do mundo. Segundo Apocalipse 14, antes do segundo advento, ou as pessoas estarão adorando a besta de Apocalipse 13 (ver Ap 14:9) ou o Criador do céu e da terra (v. 7). O segundo grupo obedecerá, é claro, a todos os mandamentos de Deus enquanto aguardam com perseverança (v. 12) a volta de Jesus nas nuvens do céu (v. 14-20).

A leitura de Apocalipse 12:17–14:20 levou Bates a muitas conclusões. A primeira delas, de que, desde 1845, Deus vinha levantando um povo que honraria todos os Seus mandamentos, inclusive o sábado. “Agora”, escreveu ele, em 1847, “é indiscutível e claro que tal povo pode ser encontrado na Terra, […] e este tem se unido em grupos ao longo dos dois últimos anos, para guardar os mandamentos de Deus e ter a fé ou o testemunho de Jesus.”

Em segundo lugar, “João revela ainda que se trata de um remanescente […] que pelejaria […] por guardar ‘os mandamentos de Deus’ […] (12:17)”.

Terceiro, Bates notou que o Apocalipse retrata apenas dois grupos no tempo do fim. “Um deles guarda os mandamentos e tem a fé de Jesus. O outro carrega a marca da besta.”

Seus insights abriram caminho para o desenvolvimento da teologia adventista do sétimo dia. Em 1847, ele havia desenvolvido, em essência, aquilo que se tornaria conhecido, dentro dos círculos adventistas, como a teologia do grande conflito.

Pai, mais uma vez, pedimos que nos dê uma mente clara para meditar em Tua última mensagem para este mundo.

George Knight - "Para não esquecer"
Related Posts with Thumbnails