Comentários Lição 13 – Recriação (Carlos Bitencourt)

23 a 30 de Março de 2013

No dia em que Adão comeu o fruto proibido, o Pecado tomou posse – e o mundo passou a ser o palco do grande conflito entre Cristo e Satanás.

No final do milênio, a Cidade Santa descerá do Céu. Nela, o trono de Deus.

O SENHOR, todos os Seus anjos e todos os remidos virão para a Terra.

Aqui, os ímpios são ressuscitados, e se ajuntarão a Satanás e seus anjos.

Ocorre, então, o Juízo Final. A sentença dada no Éden é, enfim, executada. Nunca mais existirá Pecado e pecadores. O inimigo e seus adeptos são destruídos para todo o sempre. Do Pecado, não fica nem raiz e nem ramo, nem folha, nem cheiro. O Pecado não se levantará segunda vez. A morte morrerá.

A glória de Deus, retida por misericórdia desde o momento em que Adão havia pecado, é agora manifestada em sua plenitude – ela é um fogo consumidor – e, assim, a Terra é purificada. E o que Deus havia criado para Adão e Eva é recriado para eles e seus descendentes – uma multidão incontável de remidos, como as estrelas que Abraão enxergou quando, ao sair de sua tenda, olhou para o céu noturno.

Todas as profecias são completadas. O Plano da Redenção é cumprido em sua totalidade.
A Palavra de Deus é verdadeira.

DomingoUm Novo Começo (24 de março). O texto bíblico é esplêndido: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Apocalipse 21:1-5).

Querido leitor, não basta saber essas coisas! Viva! Fale delas! Deixe a confiança fazer ninho em sua mente! Mantenha a chama da esperança acesa todo o tempo!

Para este finalzinho da história, o inimigo nos cercou de materialismo. O secularismo está tomando conta das nossas conversações e condutas. Até o púlpito tem se calado a respeito da Segunda Vinda de Cristo! Prega-se a respeito de coisas bonitas, bacanas, legais – mas não necessariamente sobre o novo Céu e a nova Terra.

Graças a Deus a Lição da Escola Sabatina tratou desse assunto. Louvado seja Deus.
João escreveu o que o Espírito Santo continuou lhe revelando: “Quem vencer, herdará todas as coisas” (Apocalipse 21:7).

SegundaDo Pó à Vida (25 de março). Adão veio do pó, e ao pó retornou. Na Segunda Vinda de Cristo, Adão ressurgirá do pó. Ouvirá a ordem dAquele que o criou. Assim como dEle havia recebido o fôlego de vida, novamente o tem – e, agora, para todo o sempre.

Irmãos, no final do livro “O Grande Conflito” é relatado que Jesus Cristo levará Adão até a Árvore da Vida, tirará um fruto, e dará  ao Seu amado filho.

Dia glorioso será esse. Maravilhoso dia.

Olhando para esse futuro, lembro do passado, quando Jesus disse: “Eu Sou a ressurreição e a vida” (João 11:25).

TerçaRestauração do Domínio Humano (26 de março). Deus disse que Adão exerceria o domínio sobre a criação – o que explica ter sido ele coroado o rei da Terra. Por ocasião da desobediência, esse reino passou às mãos do inimigo, que, conforme sabemos, o exerce de forma destrutiva. [Não fosse o Plano da Redenção, instituído naquele mesmo momento, será que ainda estaríamos aqui?].

Quando por ocasião da consumação do Plano da Redenção, na cruz do Calvário, e Sua vitoriosa ressurreição, Jesus Cristo reassumiu o domínio para a humanidade. O inimigo perdeu. O Salvador ganhou.

Depois de ressurgir do pó, Adão será recebido no Céu. Nesse momento, o Redentor lhe restituirá o domínio.

QuartaMais Restauração (27 de março). Como tudo tornará a ser perfeito, animais e seres humanos viverão em paz. O medo não mais será experimentado nem por eles e nem por nós. Não existindo mais morte, seremos vegetarianos.

QuintaA Restauração do Relacionamento com Deus (28 de março). Eis o ponto primário e principal do Plano da Redenção: em Cristo Jesus, somo aceitos pelo Pai. Tornaremos a ficar próximos dEle, conversar com Ele, e vê-Lo face a face.
Tudo o que temos para falar para Ele, falaremos – só que com palavras e expressões santificadas. Nós O entenderemos e seremos entendidos.
Já parou para pensar?! Jesus nos apresentando, um por um, ao Maravilhoso Pai da Eternidade: “Esse aqui é fulano. Por ele morri. Essas marcas são porque Eu o amo muito”. “Esse aqui é sicrano, filho dele…”.

SextaEncerramento (29 de março). “E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor. [...]

O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (O grande Conflito, no dois últimos parágrafos).

Obrigado, Senhor, por tão maravilhosa lição. Sua Palavra é verdadeira.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails