Escolhas: boas e más

(adaptado do texto do Prof. Sikberto Marks)

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11)

O que são escolhas boas, e o que são escolhas más?

Antes de tudo cuidado, pois se focar o imediato, aquilo que acontece logo após a escolha, pode errar no julgamento sobre se uma escolha foi boa ou se foi má. Por exemplo, se escolher ir ao cinema ver um filme de ação, lá dentro talvez se sinta entretido, com a sua mente absorta pelas cenas. Mas depois essas cenas passarão a fazer parte de seu processo decisório, e lhe dominarão durante o restante de sua vida. Muitas vezes nem percebemos os efeitos nefastos de uma decisão errada. Outras vezes só conhecemos esses efeitos ao longo dos anos, e em certos casos só no final da vida. Por exemplo, comer muita carne, mais para o final da vida revelará entupimento de artérias, com alto risco de enfarte e outras consequências ruins. Então essas pessoas precisam viver tomando medicamento todos os dias, ou morrem. Todos sabem que a carne faz mal, mas poucos se importam com isso, e muitas pessoas, nem mesmo quando se vêem à beira de algum colapso, deixam de arriscar, continuando a comê-la em grande quantidade, até na janta. São escolhas e suas consequências. Uma sucessão de más escolhas gera o hábito de sempre fazer tais escolhas. A pessoa adquire gosto por elas. Assim como uma sucessão de boas escolhas gera o hábito de fazer essas escolhas sempre. Mas, em razão de nossa natureza pecadora, temos a tendência bem forte de mais facilmente formarmos maus hábitos.

Como, então, formar bons hábitos e reverter a tendência de pecar para uma sucessão de decisões construtivas? A Bíblia responde. No Salmo 119:11 orienta que devemos guardar no coração (mente) as palavras de DEUS [a Lei de Deus], para não pecar contra Ele. Isso quer dizer o quê? Fácil, tendo o conhecimento de DEUS (a Bíblia) em nossa mente, esta se encherá desse conhecimento, e por meio dele teremos bem maior facilidade de obedecê-Lo. Sabe que obedecer a DEUS não é seguir supostas ordens dEle o tempo todo, e sim, viver segundo os princípios de liberdade que Ele estabeleceu, para vivermos felizes. A vontade de DEUS é ótima para os seres humanos, pois Ele gosta de nós, nos ama!
.
Em Filipenses 4:8 há uma lista em que devemos pousar nossos pensamentos. Em tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, e ainda, se nisso há louvor (se enaltece e honra a DEUS), isso deve ocupar os nossos pensamentos. Agora reflita um pouco. A pessoa que segue essa simples orientação, ela ao longo do tempo vai ou não vai experimentar mudança para melhor em sua vida? É evidente que com uma pessoa assim o ESPÍRITO SANTO estará colaborando. Portanto, as suas escolhas irão sempre melhorar.

Em Colossenses 3:2 diz que devemos pensar nas coisas do alto, não nas que são daqui da terra. Que conselho perfeito. Se nossos pensamentos se demorarem nas coisas do Céu, imagina se há condições de fazermos escolhas erradas! Só mesmo por falha humana, e ainda assim, estas falhas irão diminuindo ao longo do tempo, com a santificação da vida da pessoa.
Em Isaías 31:21 está o grande verso para nos orientar a tomar decisões corretas. “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra dizendo: Este é o caminho, andai por ele”. Esse é o ESPÍRITO SANTO orientando a cada momento o que é uma decisão boa e o que é uma decisão má. Nós devemos aprender a sentir essa palavra dita por Ele. Para isto devemos, evidentemente, fazer a reforma da saúde [nos alimentarmos de acordo com os princípios bíblicos de saúde], pois assim nossos neurônios entenderão melhor essa sutil orientação. Devemos também ter forte desejo de sermos transformados para seres santos, separados desse mundo.

Nesses casos, seres humildes sentirão, em seus pensamentos, essas orientações de DEUS sobre como devem se comportar.

REFLEXÃO: "Rios de águas correm dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei" (Salmo 119:136)



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails