LIDANDO COM A MORTE

(por Marcio)

"EU SOU A RESSURREIÇÃO e a vida. AQUELE QUE CRÊ EM MIM, AINDA QUE MORRA, VIVERÁ". (João 11:25)

A morte é o inimigo em comum de todas as pessoas, de todos os lugares, de todos os tempos. E foi no começo do ano de 2004, que senti pela primeira vez o que é perder alguém que se ama com todas as suas forças para este cruel inimigo; provavelmente você também já tenha sentido algo assim.

Apesar de já saber o que ouviria das pessoas, muitas foram as dúvidas naquele momento. Me interroguei profundamente, porque até então, só havia me interessado superficialmente pelo assunto. Naquele momento, muitos eram as sensações, os sentimentos, as perguntas, o vazio. Jamais ouvira qualquer instrução sólida sobre o assunto, portanto, muitas das coisas que também acreditava, ouvi naquele momento as pessoas repetindo: "Não fique assim, ela está aqui entre nós". Outros exclamavam: "Ela agora está em um plano mais avançado, e em breve reencarnará como outra pessoa neste estágio evolutivo de sua 'alma'". Outros ainda afirmavam categoricamente: "Ela está bem melhor agora, pois já está no céu".

Como disse, estas mesmas foram as expressões que por muitas vezes usei em situações semelhantes. São conceitos interessantes, que geralmente adquirimos por tradição familiar ou por alguma das tantas filosofias que o mundo ensina sem ao menos nos darmos conta. E isto é um direito, cada um crê naquilo que quiser, mas como sempre confiei muito em Deus, algum tempo depois, resolvi recorrer ao Livro dos livros e me deparei com este versículo: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol (sepultura), para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Ecles 9:5-6,10).

A Bíblia ensina que a morte é um estado de total inconsciência. Cristo a compara com um SONO (João 11:11-14). Na verdade no livro todo, podemos encontrar a morte sendo comparada com o sono por 54 vezes. Por isso entendi, que os mortos não sabem de coisa alguma, estão num sono profundo de completa paz, na sepultura; não podem se comunicar conosco e muito menos estar entre nós, porque por lá permanecerão até a segunda vinda de Jesus. Portanto, como ela poderia estar conosco no dia do seu enterro? Como ela poderia "reencarnar" se esta palavra sequer aparece em toda a Bíblia, e de acordo com Hb 9:27 "... aos homens está ordenado morrerem uma vez..."? Além disso, como poderia estar no céu se Jesus diz que voltará para ressuscitar os mortos (I Cor 15:51-53)? Entende? Se os mortos já estão no céu, Ele virá para ressuscitar quem?

Tenho certeza que este é um assunto que interessa a todos e muito complexo para ser esclarecido neste pequeno texto. Mas uma coisa é certa: da aflição, veio o conforto; da dúvida, a esperança; e aquela que foi um dia tragada pela morte, será certamente trazida de volta por ocasião do retorno do Mestre. "Eu os remirei do poder do Seol (sepultura), e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol (sepultura), a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.” (Oséias 13:14).

Você também já perdeu alguém que muito amava? Ela um dia poderá estar esperando por você, na "nuvem do reencontro", para subirem juntos... tenha esperança, agarre esta promessa; seja fiel ao Mestre!

REFLEXÃO: "Não queremos que vocês sejam ignorantes quanto AOS QUE DORMEM, PARA QUE NÃO SE ENTRISTEÇAM COMO OS OUTROS QUE NÃO TÊM ESPERANÇA... Pois dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, E OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO. Depois NÓS, OS QUE ESTIVERMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS COM ELES nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. CONSOLEM-SE UNS AOS OUTROS COM ESSAS PALAVRAS". (I Tess. 4:13, 16-18).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails