AUTO AJUDA ou AJUDA DO ALTO?

(Adaptado do texto de Célia Ferrarez)

"Meu conselho é a verdadeira Sabedoria, Eu sou o Entendimento, minha é a Fortaleza" (Prov. 8:14)

O "herói" infantil He-Man mostra a espada e grita: "Eu tenho a fooooorça", frase famosa nos lábios das crianças dos anos 80. O verso bíblico acima nos sugere Outra força, diz que a FORÇA é dEle, do Deus criador dos céus e da terra, do mar e das fontes das águas.

Quem tem a razão? Alguém está mentindo. Não pode haver duas verdades ao mesmo tempo, você concorda? Eu aposto em Deus, e você? Ok, trata-se apenas de um desenho, mas infelizmente o ser humano imita "a arte" e já faz algum tempo que diz ser obtentor da força, quando se auto-proclama solucionador de todos os seus problemas.

O humanismo de nossos dias ensina que há energia quase divina dentro do ser humano. “Concentre-se, tire a energia de dentro de você, mentalize”, afirmam. Quanta verdade existe nessas afirmações? Quanto poder e força interior possui o homem? A Bíblia ensina que a força vem de Deus. É dEle que vem o conselho e a verdadeira Sabedoria. O valor da criatura não é próprio. Valemos porque Deus nos considera valiosos, não porque tenhamos valor em nós mesmos. Portanto, para ser feliz e realizado nesta vida, você precisa ir diariamente à fonte inesgotável de Sabedoria. Deus é o Criador e conhece melhor do que ninguém a obra de Suas mãos. Quem melhor do que Ele para mostrar-nos o caminho...do verdadeiro amor, do trabalho ideal, do par ideal, da prosperidade... da verdadeira força?

A bíblia não propõe técnicas de controle da mente, mecanismos de autosugestão, autoajuda, programação neurolinguística ou artifícios de influência pessoal. O evangelho não proclama um homem que se desenvolve por si só, mas fala do homem que precisa e só pode ser transformado pelo PODER de Cristo.

O ser humano natural não gosta de receber conselhos, prefere aconselhar. Não aceita ser o segundo, quer ser sempre o primeiro. Não aceita admitir o erro, prefere fazer rodopios em suas fracas explanações. Foi assim desde o princípio. A serpente disse a Eva: “Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gên. 3:5). Que idéia sedutora essa não é? ser como Deus... Desde aquele dia, a humanidade iniciou a desesperada corrida em direção da sua própria divinização. O ser humano gosta de brincar de deus, inventa pequenos deuses, sente-se deus.

Para que conselho? Ou instrução? Correção? Repreensão? Nem pensar... pois afinal: “Eu tenho a força” como dizia o He-Man, o ser humano grita bem alto. No fundo, nem ele próprio acredita na sua teoria superficial, mas persiste e insiste, a despeito de suas frustrações e derrotas.

Evidentemente, o êxito pessoal implica disciplina, esforço, desejo, vontade... Deus não fará nada se você não permitir. É como o caso da pessoa que diz que Deus irá tirar o vício do cigarro, mas no fundo não deseja que Ele o faça. A "Força" só é dada a quem não tem medo de depender inteiramente dEle, que confia nas Suas instruções e O ama verdadeiramente com todas as suas próprias forças. Isso mesmo. Você quer sentir de perto a Força de Deus? Faça algo simples: Ame-O com toda a sua singela força!

Quando você precisar de sabedoria e de conselho para tomar uma decisão importante, sentir-se cansado, triste, magoado e precisar ser fortalecido... vá a Jesus. Ele sempre está com os braços abertos, esperando o abraço dos Seus filhos. Só nEle podemos encontrar refúgio, alívio e forças para carregar o fardo que as circunstâncias nos impõem.

REFLEXÃO: "Eu Sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (João 15:5)
Related Posts with Thumbnails