AMIGO ou “AMIGO”

(Adaptado a partir do texto do pr Alejandro Bullon)

"Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes" (Prov. 19:6)

Conheço pessoas que enquanto possuíam dinheiro e podiam fazer favores viviam rodeados de gente que se dizia amiga. Quando por algum motivo atravessaram momentos críticos, viram-se inesperadamente sozinhos. “Parecia que eu tinha lepra”, se queixou um deles. “Ninguém mais queria a minha companhia.” Por experiência própria, infelizmente posso dizer o mesmo. Apoiado em boa conta bancária, quantas não foram as festas lotadas regradas a bebidas e comidas, com dezenas e dezenas de pessoas... Onde eles estão agora? Onde estão estes "amigos"?

O texto de hoje não é um desestímulo à generosidade. É uma advertência para diferenciar os amigos, dos "amigos".Os verdadeiros amigos não fazem tudo que você pede, nem concordam sempre com suas opiniões. Dizem o que pensam, sem temor de represálias. Dificilmente pedem algo. Você percebe muitas vezes as dificuldades que eles enfrentam e lhes estende a mão. O amigo verdadeiro corre riscos ao lhe dizer aquilo que você não gostaria de ouvir, porque quer sempre seu bem. Age como os noivos nos votos do casamento: "Na saúde e na doença; na riqueza e na pobreza"

Um dia, ouvi um grande mestre dizer: “Faça-se amigo das pessoas enquanto elas não são importantes.” É uma grande verdade. Na grande maioria das vezes, você sabe quem são de fato seus amigos quando não tem um nome conhecido, nem possui dinheiro e nem posses. O verdadeiro amigo não está o tempo todo ao seu lado, fisicamente, mas você pode contar com ele em todas as circunstâncias da sua vida.

O “amigo” é um adulador. Adular não é o mesmo que elogiar. Não há nada de errado em reconhecer as virtudes das pessoas e dizer isso para elas. Todos precisamos de elogios para continuar realizando. Os “amigos” não elogiam. Adulam ou bajulam. Dizem o que você deseja ouvir. Nunca discordam de sua maneira de pensar e agir. Essas pessoas não servem de conselheiras, mas “estão” o tempo todo ao seu lado.

Seja sábio. Aprenda a distinguir os verdadeiros amigos. O tolo vive rodeado de “amigos” que alimentam o seu ego e suas manias de grandeza. Tem medo da verdade. Compra mentiras a alto preço. Vive as irrealidades que os outros constroem para ele.

Vá pelos caminhos que a vida lhe apresenta hoje, com sabedoria. Evite arapucas. Fuja do perigo. Não brinque com a sedução. Pense na sua família e nos seus AMIGOS, e com prazer viva em harmonia com estes presentes do Criador, que lhe serão os únicos dons visíveis que poderão lhe acompanhar pelo resto da eternidade.

REFLEXÃO: "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles” (Eclesiastes 12:1)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails