Comentários Lição 11 - Reforma: Nova maneira de pensar (Prof. César Pagani)

07 a 14 de Setembro de 2013

Verso para Memorizar

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” (Cl 3:1,2)

César L. Pagani
            “Satanás exulta ao ver a família humana mergulhando mais e mais profunda-mente no sofrimento e na miséria. Ele sabe que as pessoas que têm hábitos errôneos e corpo doente, não podem servir a Deus tão resoluta, perseverante e puramente como se fossem sãos. Um corpo doente afeta o cérebro. Com a mente servimos ao Senhor. A cabeça é a capital do corpo... Satanás triunfa na obra danosa que faz mediante o levar a família humana a condescender com hábitos que os destroem, e uns aos outros; pois por esse meio está ele roubando a Deus o serviço que Lhe é devido.” Spiritual Gifts, vol. 4, pág. 146. 
            O Dr. Neil Nedley, cientista norte-americano, escreveu em seu livro Uma Prova Positiva: “Nossas práticas diárias de vida podem afetar o temperamento, as emoções e o comportamento. A parte frontal do cérebro pode ser expandida ou comprometida por nossas escolhas habituais.” 
           
DOMINGO
 A importância da mente
“A mente controla o homem todo. Todas as nossas ações, boas ou más, têm sua origem na mente. É a mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais. No entanto, muitos passam a vida toda sem se tornar entendidos quanto ao escrínio que contém esse tesouro.” Fundamentos da Educação Cristã, p. 426.
Ainda o Dr. Nedley, falando sobre a importância do lobo frontal, onde se acha instalada a mente, afirma: “ [...] Estudos demonstram o papel vital do lobo frontal na determinação de nosso caráter. Um lobo frontal com distúrbio resulta num caráter danificado. Autocontrole, probidade, confiança, aprendizado sério, raciocínio abstrato e relacionamentos interpessoais, são todos funções complexas que dependem de um lobo frontal bem ajustado e funcionando perfeitamente. Um agravo acidental ou cirurgicamente planejado do lobo frontal tipificado em nossos estudos de casos é uma coisa, mas o que dizer de danos inconscientes resultantes de um estilo de vida não saudável.?” Obra citada, capítulo O Lobo Frontal: A Coroa do Cérebro, inserido na apostila do mesmo nome à p. 7.
            O apóstolo Paulo dá uma receita infalível de como alimentar espiritualmente o lobo frontal e, por conseguinte, a mente: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8)
            O filósofo Schopenhauer escreveu sobre as pessoas pensantes: “Os pensadores podem ser divididos em os que primeiro pensam para si mesmos e os que ao mesmo tempo pensam para os outros.” Sobre a Leitura e Livros.  Se você tem de pensar para si mesmo, precisa de parâmetros de pensamento para selecionar os que vão ocupar sua mente e os que devem ser descartados. Não há maior e melhor padrão de pensamento do que aquele ensinado na Palavra de Deus.
            Nela encontramos a revelação divina em todo o AT através de visões, sonhos, comunicações, ilustrações. Ali temos mandamentos, estatutos, juízos, razões, ensinos, valores éticos, morais e espirituais e tudo o que precisamos para a formação de um caráter requerido pelo Céu.   “A leitura limpa e sã será para o espírito o que é para o corpo o alimento saudável. Haveis de tornar-vos assim mais fortes para resistir à tentação, formar bons hábitos, e proceder segundo os retos princípios.” Review and Herald, 26 de dezembro de 1882. 
            Há uma importante conduta recomendada pela Palavra, que é a prática da contemplação modeladora, transformadora. Paulo escreve: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2Co 3:18)
             “Muitos há que, detendo-se demasiadamente na teoria, têm perdido de vista o poder vivo do exemplo do Salvador. Deixaram de vê-Lo como o humilde e abnegado obreiro. O que eles necessitam é contemplar a Jesus. Necessitamos diariamente uma nova revelação de Sua presença. Cumpre-nos seguir-Lhe mais de perto o exemplo de renúncia e sacrifício.” A Ciência do Bom Viver, 457.
            “Os que estão consagrados ao serviço do Mestre necessitam de uma experiência mais alta, profunda e ampla, que muitos nem sequer pensam ter. Muitas pessoas que são já membros da grande família de Deus pouco sabem do que quer dizer contemplar Sua glória, e ser mudadas de glória em glória. Muitos possuem uma vaga percepção da excelência de Cristo e, contudo, seu coração palpita de alegria. Anseiam por um mais completo e profundo sentimento do amor do Salvador. Que eles nutram todas as aspirações da alma para Deus. O Espírito Santo trabalha aqueles que desejam ser trabalhados, molda os que desejam ser moldados, cinzela os que desejam ser cinzelados. Obtende por vós mesmos a cultura de pensamentos espirituais e santas comunhões. Não vistes ainda senão os primeiros raios do despontar da aurora de Sua glória.” Idem, 503.

SEGUNDA
            A mente é a capital do corpo.” Testimonies, vol. 3, p. 136.  “Todos devem sentir a necessidade de manter a natureza moral estimulada por constante vigilância. Quais fiéis sentinelas devem eles guardar a cidadela da alma, sem jamais achar que podem relaxar sua vigilância por um momento sequer.” Conselhos Sobre Saúde, p. 411. 
            O homem se comunica com seu exterior através dos cinco sentidos. O interior do homem recebe  influências más (em seu montante) e boas (bem poucas há) de seu ambiente externo também pelos canais dos sentidos. Há influências que ele pode enfrentar  se se mantiver vigilante e sob o controle do Espírito. Há outras sobre as quais não tem nenhum controle de mudança, porém, caso se prepare espiritualmente reunirá condições de resisti-las.
            Para resistir à cobiça sensual Jó adotava o seguinte critério: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jó 31:1) E parece que essa não foi a atitude de Davi no caso de Bate-Seba. Sansão, idem. Jesus ensinou: “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lc 11:34)
            Mas ainda temos de pensar  nos outros canais sensoriais: audição, olfato, tato e paladar.  As astúcias da prostituta citada por Salomão em Provérbios 7:17, 18, usou o canal das sensações olfativas para seduzir o pobre moço que por ela se atraíra: “Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores.”
         O paladar também pode ser uma arapuca se não controlado por princípios. Intemperanças entorpecem a mente e a tornam incapaz de discernir os valores espirituais e morais. Glutonarias e bebedices são obras da carne e Satanás se vale delas para afastar os homens de Deus. Foi esse pecado que atraiu sobre os israelitas recém-saídos do Egito a ira do Senhor: “Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.” (Ex 16:3)  A intemperança jaz à base da depravação moral do mundo. Pela satisfação do apetite pervertido, perde o homem seu poder de resistir à tentação.” A Ciência do Bom Viver, 335.
            Até o tato pode servir de cilada se não controlado: “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e Eu vos receberei...” (2Co 6:17)
            Paulo estabelece o critério de abastecimento da mente cristã: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8)
            “Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o assunto que o adversário das almas possa sugerir. ‘Cingindo os lombos do vosso entendimento’, diz o apóstolo Pedro, ‘sede sóbrios, ... não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.’ 1Pe 1:13-15. Diz Paulo: ‘Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.’ Fp 4:8. Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. ‘Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o conforme a Tua Palavra.’ ‘Escondi a Tua Palavra no meu coração’, diz o salmista, ‘para eu não pecar contra Ti.’ Sl 119:9-11.” Patriarcas e Profetas, 480.  

TERÇA

                 Visto estar nossa mente exposta a tudo o que contraria um viver espiritualmente próspero, como podemos escudá-la das influências do mundo?
            “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp 4:7) Paz com Deus refere-se ao resultado da aliança feita no sangue de Cristo, a qual coloca o pecador em perfeita consonância com a Lei de Deus e a justiça, resgatando-o da pena da transgressão e pondo-o no terreno da graça restauradora.  Romanos 5:1 afirma: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
            Já a paz de Deus diz respeito a um estado pacífico de coração e mente criado pelas consolações do Espírito Santo, produzindo supressão da ansiedade, da perplexidade,   ações de graças, santificação dos pensamentos,  contentamento real em todas as circunstâncias e plena confiança no poder de Deus . Essas condições elevadas trazem ao coração do crente  tranquilidade ímpar. Esse estado é tão prazeroso que praticamente exclui a outra condição mental produzido pelos prazeres mundanos.
            Paulo  diz que o crente é um soldado envolvido em cruenta batalha. Ora, se é soldado, precisa estar equipado para a guerra. A armadura de Deus, segundo descrita pelo apóstolo, é composta de alguns elementos protetores: capacete (da salvação), couraça (da justiça), escudo (da fé). A experiência da salvação, a justiça perfeita de Cristo Jesus e a fé que Ele exemplificou constituir-se-ão seguros baluartes da integridade cristã.
            Ellen White, certa vez, desfrutou a doce paz de Deus em sua experiência cristã. Em seu testemunho ela diz: Durante seis meses, nenhuma sombra me nublou o espírito, tampouco negligenciei um dever sequer que conhecesse. Todo o meu esforço visava a fazer a vontade de Deus, e conservar Jesus e o Céu continuamente em vista. Estava surpresa e extasiada com as claras perspectivas que agora a mim se apresentavam do sacrifício expiatório e da obra de Cristo. Não mais tentei explicar minhas lucubrações de espírito; basta dizer que as coisas velhas haviam passado, e todas se tornaram novas. Não havia uma nuvem para empanar minha perfeita ventura. Eu aspirava contar a história do amor de Jesus, mas não sentia disposição para entreter conversação vulgar com qualquer pessoa. Meu coração estava tão cheio de amor a Deus e daquela ‘paz... que excede todo o entendimento’ (Fp 4:7) que eu me comprazia em meditar e orar.” Vida e Ensinos, 32.  

QUARTA
Relação entre mente e corpo
            Faz-se necessário inicialmente definir biblicamente os vocábulos corpo, mente e espírito, porquanto muita confusão e heresias têm surgido do entendimento equivocado dessas palavras.
            Bacchiocchi esclarece em seu estudo titulado A Alma Humana (1999): “Na Bíblia ‘alma’ é o princípio animador da vida que tanto homens como animais apresentam. O termo hebraico para ‘alma” em o Antigo Testamento é nephesh. Ele ocorre 754 vezes e é traduzido de 45 maneiras diferentes.”
            Pode referir-se ao ato de respirar, ao alento, à vida, à criatura vivente, à pessoa, sentimentos, afeições, emoções, etc. Algumas vezes nephesh refere-se a pronomes pessoais. O Dr. Adam Clarke diz que nephesh “é um termo genérico para expressar todas as criaturas possuidoras de vida animal, em qualquer de suas infinitamente variadas graduações, desde o semirracional elefante até ao estúpido potó, ou ainda mais baixa, ao pólipo, que parece participar igualmente da vida vegetal e animal.
            Corpo é a unidade física, a vida biológica, a entidade material na qual sobrevivem alma e espírito, composto de substâncias químicas e animado pelo fôlego de vida divino. Quando a vida se extingue, o corpo é chamado cadáver.
            “Espírito é traduzido do hebraico ruach, que o Léxico de Gesênio define como ‘espírito’, fôlego, ar em movimento, brisa, vida, sede dos sentidos, afeições e emoções de várias espécies’, etc. A palavra ‘espírito’ no Antigo Testamento é sempre  traduzida de  ruach, exceto em Jó 26:4 e Pv 20:27, onde o original é neshamah. Ruach é a maior parte das vezes traduzido por espírito; mas muitas vezes é traduzida por vento. (Todas as vezes que se encontra esta palavra no Antigo Testamento, provém ela do original ruach.) Outras vezes a tradução verte como respiração (Sl 104:29, etc.). Outras, fôlego (Ec 3:19, etc.). Sopro (Ex 15:8, etc.). À vezes é traduzida como ira, ar, tempestade, etc.” Bible Readings for the Home Circle, pp. 497- 499.
“Há uma íntima relação entre a mente e o corpo, e, a fim de atingir-se uma elevada norma de alcance moral e intelectual, devem ser atendidas as leis que governam nosso ser físico.” Patriarcas e Profetas, p. 601. 
 “Devemos procurar preservar o pleno vigor de todas as nossas faculdades, para a realização da obra que está diante de nós. Tudo que abate o vigor físico, enfraquece o vigor mental. Daí, toda a prática desfavorável à saúde do corpo deve ser resolutamente evitada.” Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 380. 
 “O cérebro é a cidadela do ser. Maus hábitos físicos afetam o  cérebro, e impedem a realização daquilo que os estudantes desejam - uma boa disciplina mental. A menos que os jovens sejam versados na ciência de como cuidar do corpo assim como da mente, não serão estudantes bem-sucedidos. O estudo não é a causa principal do esgotamento das faculdades mentais. A causa principal é o regime impróprio, refeições irregulares, falta de exercício físico, e desatenção às leis da saúde em outros sentidos. Quando fazemos tudo que podemos para conservar a saúde, podemos então com fé, rogar a Deus que abençoe nossos esforços.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pp. 268 e 269. 

Imagens de influência
            Aulete descreve influência como: “Ação de uma pessoa ou de uma coisa sobre outra.”
No texto em estudo, Jesus usou duas imagens de influência: sal e luz. Paulo fala de “carta escrita... conhecida e lida por todos os homens” ao mundo (2Co 3:2). Salomão usa a imagem de uma fonte borbulhante de vida ao referir-se a alguém que ensina com sabedoria (Pv. !3:14)
            Nosso Senhor referiu-Se a Si mesmo como luz do mundo e também usou a mesma imagem para falar de Seus servos.  Ele dizia ser o Pão da Vida, o Caminho, a Porta das Ovelhas... Eram imagens de Sua influência santa no mundo.
            Podem cristãos não reavivados, não reformados, serem o sal da Terra e a luz do mundo? Não! Porém, a recíproca é positiva. Lembremo-nos da influência espetacular e duradoura até hoje do apóstolo Paulo.  Você estuda suas epístolas durante anos e está sempre aprendendo.  Até o nome de nossa cidade é em sua homenagem. Que dizer de William Miller, o precursor da igreja remanescente? Aquele fazendeiro humilde e bom pai de família que descobriu a maior profecia de todos os tempos: as 2.300 tardes e manhãs, que nos guiou à distintiva doutrina do santuário.
            Mas o foco do estudo de hoje é a influência de cristãos reavivados e reformados. Quantas almas estarão na vida eterna por causa da vida dessa gente?
“A influência espontânea e inconsciente de uma vida santa é o mais convincente sermão que se pode fazer em prol do cristianismo. O argumento, mesmo quando seja irrespondível, pode só provocar oposição; mas o exemplo piedoso tem um poder a que é impossível resistir completamente.” AA, 511. 
“Você é propriedade do Senhor tanto pela criação como pela redenção. Você pode ser uma luz em seu lar e continuamente exercer uma influência salvadora vivendo a verdade. Quando a verdade está no coração, sua influência salvadora é sentida por todos que vivem no lar. Uma responsabilidade santa repousa sobre você, e requer que mantenha a alma pura, consagrando-se inteiramente ao Senhor.” Cartas a Jovens Namorados, 25.

“A influência é um talento, e é um poder para o bem quando penetra em nosso trabalho o fogo sagrado aceso por Deus. A influência de uma vida santa tanto é sentida no lar como em toda parte. A beneficência prática, a abnegação e o sacrifício próprio que assinalam a vida de um homem exercem influência para o bem sobre aqueles com quem este se associa...” Conselhos Sobre Mordomia, 115. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails