Comentários Lição 11 – Sábado: feito para o homem (Carlos Bitencourt)

09 a 16 de Março de 2013

A lição fala sobre o sábadomas, lembre-se, a lição não é sobre o sábado. É sobre o sábado dentro da criação, conforme o perfeito planejamento e execução de Deus, dentro do Éden, para Adão e Eva; e dentro da redenção, conforme a misericordiosa providência de Deus, fora do Éden, para Adão, Eva e seus descendentes, durante todas as gerações, incluindo a nossa.

Terminava a primeira sexta-feira. Tudo era, conforme o critério do próprio Criador, bom, muito bom. A Terra estava habitada. E Deus fez o sétimo dia, o sábado, o dia de descanso, o sagrado dia separado para exclusivo louvor e glória ao Seu precioso nome. Assim, olhemos para esse dia sétimo como uma benção, uma extraordinária benção. Nele Deus descansou. 

Só que isso não significa que Deus estava cansado – mas, sim, que Ele concedeu descanso nesse dia. Nem a humanidade estava cansada – mas encontrou descanso em Deus neste último dia da Criação, semanalmente repetido desde então.

Porém, é verdade, com o Pecado, e fora do Éden, o homem passou sim a se sentir cansado. Cansado de suas lutas e provas. Cansado das aflições. Passou a lutar até mesmo para buscar o seu sustento. O stress passou a fazer parte de suas relações.

A profecia foi lançada. Os acontecimentos iam ocorrendo. Graças ao Plano da Redenção, no entanto, o Sábado continuou a ser a referência. Temos um Criador! Temos alguém que Se importa conosco, mesmo sendo nós, agora, pecadores, indignos de Suas bênçãos.

DomingoA Criação e o Sábado (10 de março de 2013). Os patriarcas permaneceram com a observância do sétimo dia. Porém, é sabido, e registrado na Bíblia, em consequência da apostasia, veio o dilúvio. Tempos depois, pela família de Abraão, originou-se a nação judaica, que foi habitar e aumentar no Egito, fruto daquela história da fome, de José, de Jacó. Ultrapassado uns 400 anos, e sofrendo por uma imposta escravidão, o povo quase que se esqueceu de Deus e de Suas sagradas ordens. Mas Deus não Se esqueceu deles.

É dado, através de Moisés, o livramento ao povo, que, de imediato, passa a ser ensinado sobre o fundamento das coisas. E o maná serve como primeira lição: não lhes era dado no sábado, e só o que sobrava da sexta-feira, para justamente ser consumido no sábado, não estragava. Se houvesse sobra em outros dias, de nada aproveitavam.

Disso tiramos uma lição para nós também: Deus preservou não somente a santidade do sábado, mas também a contagem dos dias da semana (o ciclo diário e semanal). Os dias – depois de uns 2.500 da Semana da Criação – estavam contados corretamente. O sábado era o sábado, e o maná provava isso. (A páscoa prova que no tempo de Jesus também a contagem do sábado mantinha-se corretamente preservada. Tenhamos certeza: hoje, o sábado é o mesmo da criação. O mesmo!).

Poucos meses depois da saída do Egito, e já desfrutando do maná, o povo recebeu as tábuas dos 10 Mandamentos, cuja 4ª regra diz: “Lembra-te do dia de sábado”. Notaram? “Lembra-te”. Isso mesmo! Deus buscava na memória deles um conhecimento dado no passado – passado não só em Jacó, Abraão ou Noé, mas em Adão, quando ainda dentro do Éden. “Lembra-te” !!!

Paulo assegura esse conhecimento, falando dele em Hebreus 4, algum tempo depois do ano 50 dC.

SegundaO Rico Significado do Descanso Sabático (11 de março de 2013). Moisés passou 40 anos com o povo, atravessando o deserto. Nesse final, toca no assunto novamente, e isso está registrado em Deuteronômio 5. Porém, abre o horizonte deles. Fala do sábado não pela criação, mas pela libertação do Egito – o seu livramento, a sua redenção, o cumprimento da promessa feita a Abraão. Em suma, o sábado também serviria de lição no que se refere ao entendimento sobre o descanso em Deus, Aquele que nos tira da aflição, oferecendo-nos um lugar de paz, em Sua excelsa presença.  Que o sábado seja um dia de lembrança disso também! Além de criação, também restauração. Só encontramos descanso no sábado se no sábado encontramos Cristo Jesus. “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:28-29).

TerçaJesus e o Sábado (12 de março de 2013). Hoje, estamos rodeados de pessoas que ignoram a santidade e benefício do sábado. E, no meu entender, devemos ensinar através do testemunho e de nossa experiência, sem nenhuma pitada de controvérsia e tentativa de empurrar o assunto goela abaixo, mesmo que provocados a isso. Eles estão no papel de nos forçar, mas nós não temos o direito de forçá-los. Falar da doutrina do sábado é uma coisa, mas usar a doutrina do sábado como chicote é outra coisa.

Bem, no tempo de Cristo, Ele estava rodeado de fanáticos, que, ao mesmo tempo, estavam longe do relacionamento com Deus (Daí a falta de práticas misericordiosas). Viam motivos para encrenca até mesmo nos atos de bondade durante o dia de sábado. Colher uma espiga, mesmo que para saciar a fome, era motivo de lenha na cabeça. Cristo respondeu assim: o sábado foi feito para o homem – o sábado é um benefício para o homem – o sábado é uma benção para o homem. [Para os rejeitadores de plantão, um lembrete: o assunto não era sobre anulação, abolição ou substituição do sábado, mas, como devia ser observado, guardado, santificado].

QuartaO Sábado e os Últimos Dias (13 de março de 2013). Para alguns, as notícias da televisão são apenas notícias. É um acontecimento atrás do outro. Para o atento leitor da Bíblia, no entanto, algo está para acontecer. Há quem veja os animais, em pares, entrando na arca, e ache isso normal. Para aquele que presta atenção nas profecias, no entanto, algo extraordinário já está acontecendo.

Cremos, sem medo de errar, que falta um pouquinho só para a volta de Jesus. Falta o evangelho ser pregado em todo o Mundo, a todas as gentes.  E a pregação que falta tem a ver com o sábado, no seguinte sentido: o sábado é um memorial da criação, ou seja, um relembrar e reconhecer que temos um Criador – o nosso Deus, o Senhor Jesus Cristo. E Apocalipse 14:6 e 7 é justamente isso. Um chamamento para este tema. “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”(Apocalipse 14:6-7).

Deus está chamando pessoas para adorá-Lo, em reconhecimento de que Ele é Deus.

QuintaUm Salmo para o Sábado (14 de março de 2013). O israelita cantava o salmo. Pena não termos a partitura musical. Mas a letra é essa: “Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a Tua benignidade, e todas as noites a Tua fidelidade; sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. Pois Tu, SENHOR, me alegraste pelos Teus feitos; exultarei nas obras das Tuas mãos. Quão grandes são, SENHOR, as Tuas obras! Mui profundos são os Teus pensamentos. O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto. Quando o ímpio crescer como a erva, e quando florescerem todos os que praticam a iniquidade, é que serão destruídos perpetuamente. Mas Tu, SENHOR, és o Altíssimo para sempre. Pois eis que os Teus inimigos, SENHOR, eis que os Teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade. Porém Tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco. Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. 

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha e nEle não há injustiça” (Salmos 92).

SextaConclusão (15 de março de 2013). Renove o seu sábado. Reafirme o seu compromisso com Deus. Com o maior prazer do mundo, prepare-se para o próximo pôr do sol. Organize-se de forma a respeitar já o início desse dia sagrado. A roupa, o banho, o alimento: que tudo seja pensado de modo a receber o Senhor em Seu belo dia, o dia de repouso. Que a cabeça esteja focada num só propósito: vou me preparar para, no horário correto, descansar em Deus, desfrutar Seus cânticos e ler Sua Santa Palavra – e, de preferência, rodeado de amigos e familiares.

Da parte de Deus, a certeza: Ele abençoará esse santo propósito, e vai ajudar-nos na execução desse especial planejamento.

* A propósito: será que Deus previamente contou para Adão e Eva, naquela sexta-feira em que foram criados, que o dia seguinte seria o sétimo dia, o sábado, e que ele seria santificado como um dia absolutamente especial para adoração ao Seu nome? Eu creio que há possibilidade disso ter acontecido. Sabe por que? Porque Deus os estaria ensinando a fazer os devidos preparos e criando neles o desejo que esse dia logo chegasse. É provável que eles, já para o primeiro sábado, exultassem diante de tamanha benção ainda a ser concedida pelo Criador.

Sejamos felizes, queridos irmãos. Com a graça de Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails