Relato verídico sobre quem tinha dúvidas [sobre o sábado]

Muitas vezes acreditamos que nossas dúvidas sobre o guardar o Shabat são "pessoais" ou mesmo que são "exclusivas".
Procuramos reproduzir alguns diálogos reais na sua integralidade, para que todos possam entender a dimensão que isto pode tomar com sua renovação pessoal quando optam pelo obedecer ao Shabat.

Esta narrativa abaixo é sobre uma senhora que foi cristã [evangélica] e procurou entender como o quarto mandamento não era cumprido pela sua congregação e os motivos de tal prática. 

Abaixo alguns diálogos que ela teve com líderes de sua igreja:

Senhora: A gente acredita nos 10 mandamentos?
Prof. Escola Dominical: Sim, claro!
Senhora: E por que a gente não segue o Shabat?
Prof: Porque Jesus aboliu a lei.
Senhora: Então eu posso roubar? Posso desonrar pai e mãe?
Prof: Claro que não! É mandamento não fazer essas coisas
Senhora: Mas o mesmo lugar que diz isso diz pra cumprir o Shabat.
Prof: (Irritado) Você está tendo aula com algum judeu? Olha, não acredite nos judeus. Eles não têm Jesus.
Senhora: Eu conheço um que acredita.
Prof: Olha, se a irmã quer guardar o Shabat, tudo bem. Mas não vai poder nem falar mal dos outros no Shabat, hein?
Senhora: Mas falar mal dos outros em dia de semana pode?
Prof: Não é isso. É que a gente adora o Senhor todos os dias.
Senhora: Sim, mas a Bíblia manda guardar o Shabat independente do que a gente faz nos outros dias.
Prof: Mas veja aqui: Jesus repreendeu os judeus porque falavam que ele curava no Shabat.
Senhora: Mas a Bíblia não diz que não era permitido curar no Shabat.
Prof: Olha, se você quer guardar o Shabat tudo bem, mas não traz mais esse assunto pra igreja, ok? Guarda para você.
Uma amiga se oferece para ligar para uma grande missionária para “tirar a dúvida sobre o Shabat”.
Senhora: A senhora acredita nos 10 mandamentos?
Missionária: Claro que sim!
Senhora: Então a senhora guarda o Shabat?
Missionária: Não, eu não preciso fazer isso. Jesus aboliu a lei.
Senhora: Então eu posso roubar? Posso matar?
Missionária: Olha, a Bíblia manda guardar um dia pro Senhor, e a gente faz isso já, no domingo.
Senhora: Mas a Bíblia não fala do domingo, fala do Shabat. E mais: ninguém guarda o domingo, as pessoas só vão à igreja e pronto.
Missionária: Sim, eu sei que a Bíblia não fala. Quem criou o domingo foi o império romano.
Senhora: O império romano?!?!
Missionária: Sim, mas veja bem, o Senhor mandou a gente obedecer aos governos. E o império romano criou o domingo como dia de descanso. Mas no início, judeus e cristãos guardavam os dois dias.
Só que aí o império romano decretou que só podia guardar o domingo, porque os judeus queriam vida fácil: queriam ficar com o Shabat e também não trabalhavam no domingo.
E mais: os judeus só guardam o Antigo Testamento. Eles cumprem a lei à risca, mas não acreditam em Jesus.
Senhora: Mas é errado cumprir o Antigo Testamento por que se o Senhor não é homem para que se arrependa?
Missionária: Imagina se um judeu tiver um negócio milionário para fechar no Shabat, ele não vai deixar de fazê-lo. Duvido!
Senhora: Então se eu tiver que roubar muito dinheiro, eu posso? Missionária: É diferente... roubar é pecado. Ah tá...
Missionária: E então, tirou sua dúvida?
Senhora: Tirei sim, muito obrigada.
A senhora tirou sua dúvida sim. Tirou sua dúvida de que o Shabat é mandamento, e está super feliz por cumpri-lo.
Recentemente, ela esteve na casa de um conhecido no Shabat, para estudar a Bíblia. O amigo dela havia convidado um casal de pastores neo-pentecostais. Abaixo reproduzo o diálogo entre eles:
Senhora: Pastor, não tenho muito tempo na fé. Você poderia me falar sobre os 10 mandamentos?
Pastor: Claro: Não terás outros deuses, não farás imagem ou escultura, não matarás, não roubarás, não adulterarás, honra teu pai e tua mãe, não levantarás falso testemunho, não cobiçarás, não tomarás o nome do Senhor em vão. Xi, minha filha, não me lembro qual é o décimo.
Senhora: O “décimo” não seria para guardar o sábado?
Pastor: Sábado? Acho que não. Peraí, deixa eu olhar aqui na Bíblia.
O pastor então procura na Bíblia. Com o auxílio da Senhora, localiza o trecho dos 10 mandamentos, e diz:
Pastor: Puxa, é verdade! Aqui diz para a gente guardar o sábado.
Senhora: E por que a gente não guarda?
Pastor (meio sem jeito): Puxa, não sei... Eu nunca tinha lido isso antes. Esposa, vem ver isso aqui!
Pastora: O que foi?
Pastor: Você sabia que um dos 10 mandamentos era para guardar o sábado?
Pastora: O sábado??? Não, isso é coisa de adventista. A Bíblia não diz isso. A Bíblia diz para guardarmos o domingo.
Senhora: Diz? Onde?
Pastora: Sinceramente, não sei.
Pastor: Não, aqui nos 10 mandamentos diz para guardar o sábado! Puxa vida, a gente aqui nunca tinha lido isso.
Pastora: Deixa eu ver... É verdade. A Bíblia diz para guardar o sábado! Por que ninguém ensinou isso para a gente antes.
O amigo da Inês então diz:
Amigo: Não, mas Jesus aboliu o sábado.
Senhora: Onde?
Amigo: Aqui, ele curou no sábado e disse que se uma ovelha cair num buraco, ela pode ser retirada no sábado.
Senhora: Mas aqui ele está falando de salvar uma vida, e não de trabalhar no sábado.
Curar e fazer o bem no sábado é servir ao Senhor. Isso é guardar o sábado.
Jesus não disse: “Agora é a festa do caqui” no sábado.
Amigo: Você tem razão... Eu não tinha pensado por esse lado. Eu ia levar meu filho para cortar o cabelo hoje, será que devo?
Senhora: A Bíblia diz que não deve trabalhar nem teu servo nem tua serva.
Amigo: Puxa, então não vou levar ele hoje.
Pastor: Nós também vamos estudar mais sobre o sábado para poder servir ao Senhor.
Por um lado, essa história me deixa feliz, pois mostra o despertamento que gradativamente vai ocorrendo nas pessoas. 

Como Ele nos prometeu: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 

Fonte: Torah Viva

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails