Os tomates ainda não estão maduros Niquinha

(adaptado do texto de Celinha Ferrarez)

"Vós, filhos, sede obedientes, a vossos pais no Senhor, porque isto é justo" (Efésios 6:1)

Amados,

Tenho uma sobrinhazinha de 3 anos, a Nicoly a quem carinhosamente chamo de Niquinha, uma das minhas grandes paixões (vocês sabem que sou uma eterna apaixonada rs) e com quem procuro curtir algumas "novidades" pra ela...

Alguns meses atrás plantamos roseiras no meu jardim... uma novidade que ela ainda não entendeu bem (o crescimento das plantas)... mas o verá quando os botões aparecerem...

Algumas semanas atrás descobrimos um pé de tomates... eram 3 tomates grandes que mostramos a ela, que AMA comer tomates com tudo... expliquei que aqueles tomates que comemos nascem em pés... ô palavra difícil... e eu, brincalhona, ainda prá ajudar disse... “mas o pé não tem chulé” como costumo brincar com o pezinho dela rs... aí ela entendeu menos ainda... e eu tentei explicar a brincadeira... rs e me enrolei mais ainda...né? Ela me olhou com uma carinha de interrogação quando falei que o tomate vinha daquela planta... "mas eu posso comer agora?" e eu disse, “ainda não, os tomates ainda não estão maduros" qual a cor deles? Perguntei ... “São verdes” ela disse (ela tem um português impecável, inclusive para plurais... desde pequenina (mais pequenina ainda rs)...” só poderemos comê-los quando ficarem vermelhinhos, bastante vermelhinhos” e agora, cada vez que nos encontramos, ela pergunta, antes mesmo de falar “Oi tia” e fala: “E os tomates estão vermelhinhos tia?” E eu digo, “Ainda não, querida, ainda não”.

Agora não são mais 3 tomates, 21 no total, como podem ver em partes na foto... Niquinha vai comer muitos tomates vermelhinhos... Mas Celinha, onde você vai arranjar o link pro fundo espiritual tratando-se de tomates? Hoje não será espiritual. Tratará de pais e filhos... pais que amam e filhos que querem crescer rápido demais...

Eu queria repartir com vocês um exemplo de uma jovem moça que insiste em fazer uma viagem com os amigos de faculdade. Os pais não permitiram, pois sendo cristãos, sabem os riscos que um fim de semana na praia pode trazer, não conhecem a “turma”, não sabem onde ficarão, não haverá adultos maduros por perto. Há quem defenda que devemos, como pais, expor os filhos a todo tipo de situação, e deixar que os mesmos decidam por si sós o que fazer, mas há também os que entendam que a maturidade traria decisões mais bem tomadas e com conseqüências menos desastrosas. Eu particularmente entendo que é uma questão de decisão própria do casal, como pais e que a maturidade nos ajuda a prevenir muitos sofrimentos e a ter prazeres mais intensos e seguros no momento próprio. Afinal, é nossa competência e obrigação zelarmos pelos nosso filhos e por aqueles que nos são confiados, quantos acidentes , tragédias e perdições (estupros, assassinatos...) lembram do caso da menina Eloá, ou já esqueceram do jovem casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé, ele assassinado e ela torturada, estuprada e seviciada de todas a maneiras, pelo Champinha, depois de barbarizarem a moça, ao irem acampar no Embu ?!?http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Liana_Friedenbach_e_Felipe_Caff%C3%A9) vemos por aí diariamente na TV e comentamos "nossa, como os pais deixaram isso acontecer!"?

Pois é, os pais permitiram os filhos se exporem a todo tipo de situação... cada caso é um caso... (minha amiga E, obrigada pelas pesquisas. Perfeitas!) Quando atingimos a maturidade? Quando os tomates ficam prontos para serem comidos... não adianta querer apressar o seu amadurecimento. Somente o tempo, a ação do sol, da chuva, dos nutrientes da terra poderão fazer isso... o ideal... ??? é esperar... pois, por mais que eu queira dar os tomates pra Niquinha comer, eu não posso, pois tomates muito verdes fazem mal pra barriguinha dela...rs

Ahhhh, não posso terminar, é claro, sem aproveitar pra levá-los a uma meditação espiritual... então, leiam comigo:

REFLEXÃO: “Alegra-te jovem, na tua juventude, e receie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao tue coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas” (Eclesiastes 11:9)

Conheça o site da Celinha http://www.historiasbiblicas.advir.com/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails