JUSTIÇA

(Adaptado a partir do texto do Pr Alejandro Bullon)

"És rei poderoso que ama a justiça; Tu firmas a eqüidade, executas o juízo e a justiça em Jacó." (Sal. 99:4)

Está triste porque alguém cometeu uma injustiça contra você? Está cansado das injustiças do nosso dia a dia? Pense no conselho bíblico de hoje.

Vivemos num mundo de injustiças. Volta e meia você se depara com situações que revoltam o seu espírito. O justo aparentemente perde; o injusto ganha. O falso e mentiroso progride, e o que ama a verdade não se destaca. A lei protege os bandidos, e os mocinhos são condenados. Os juízes erram. Nem tanto por incapacidade, mas pela fragilidade das leis humanas. Quem tem dinheiro paga advogados espertos, detêm a aparente vitória, já que a lei humana é capaz de burlar a justiça.

Essa cultura de injustiça que permeia nossa cultura nos torna, de alguma forma, também injustos. Queremos fazer justiça com nossas próprias mãos; queremos resolver as coisas da nossa maneira e não pelo ângulo divino.

As pessoas acabam se envolvendo nesta cultura de obtenção de vantagens ilícitas, por viverem em meio a esta prática podre. Quem já não se vê viu tentando driblar, pelo menos “de leve”, as normas estabelecidas para a convivência sadia da sociedade?

O poder torna as pessoas mais injustas. Alguém disse: “Se você quer conhecer de verdade uma pessoa, entregue-lhe o poder.” E é verdade. O poder confunde, ofusca a visão, distorce o caráter. Ou, talvez, cria as condições para que a verdadeira personalidade se revele.

No texto de hoje, o salmista menciona Deus como fonte de poder, justiça e eqüidade. Deus é a fonte de justiça verdadeira. É impossível exercer justiça sem o temor de Deus. Inútil querer praticar a justiça, separado de Deus.

Distante de Deus, o poder torna a pessoa injusta, abusiva e arbitrária. Qualquer poder que não provém de Deus é destrutivo e subjugador. O verdadeiro líder não é aquele que exerce poder sobre seus liderados. Mas aquele que administra o poder para fazer felizes as pessoas. Estas o seguem voluntariamente, não por temor.

Foi assim que Jesus conquistou o coração da humanidade. O fato de ser Deus lhe daria direito a obrigar todo o mundo a segui-Lo, mas Ele morreu como servo. E, com a Sua morte, conquistou multidões. De um punhado de seguidores, na hora da Sua morte, nasceram os milhões que hoje O seguem espontaneamente.

Para que serve o poder nas mãos? Que tipo de líder é você? Para onde vai? O que pretende? Quais são os objetivos de sua vida?

Antes de iniciar suas atividades hoje, diga a Deus em seu coração: “És rei poderoso que ama a justiça; Tu firmas a equidade, executas o juízo e a justiça em Jacó”.

REFLEXÃO: “Estes são os que viveram no reino de Deus: aquele que anda em justiça, e fala com retidão; aquele que rejeita o ganho da opressão; que sacode as mãos para não receber peitas; o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal.” (Isaías 33:15)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails