Esperança para quem enfrenta a solidão

(adaptado do texto de Evandro Fávero)

“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes” (Deut. 31:8)

Você já se sentiu sozinho? Se sua resposta é sim, você não é o único. O que é solidão? O dicionário Aurélio define solidão como um "estado do que se encontra ou vive só, isolamento". Mas o mesmo dicionário também define a mesma palavra como "situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade". Talvez você não viva em um lugar ermo ou despovoado, mas esteja se sentindo solitário e sem esperança.

A Bíblia apresenta alguns personagens que enfrentaram a solidão. Elias ficou vários dias sozinho junto ao ribeiro de Querite (I Re. 17:1-7). perdeu os bens, família, saúde, e os únicos "amigos" que ficaram ao seu lado o acusavam de pecar. Ele estava acompanhado, porém só. Daniel ficou só na cova dos leões durante uma noite inteira. João ficou só na ilha de Patmos.

Mas talvez a maior solidão tenha sido experimentada por Jesus no Getsêmani e na cruz. Ele ficou só. Os discípulos dormiram quando deveriam orar e estavam longe quando deveriam estar perto (Lc. 22:39-46). Na cruz, Ele também estava só. Seu clamor foi "Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?" (Mt. 27:46). Ele estava só.

No entanto, o homem não foi criado para viver sozinho. Ao criá-lo, Deus declarou que "não é bom que o homem esteja só" (Gn. 2:18). Apesar de referir-se ao casamento, este texto também diz respeito aos relacionamentos, por isso Salomão diz que "melhor é serem dois do que um..." (Ec. 4:9-12).

Como vencer a solidão? A melhor receita foi prescrita por Jesus quando disse que "onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles" (Mt. 18:20).

Por isso, em primeiro lugar, tenha um relacionamento saudável com outras pessoas através do ambiente do Pequeno Grupo ("dois ou três reunidos em Meu nome"). Ali a solidão é banida, pois é o lugar onde Deus está presente, amigos se encontram, sonhos são compartilhados e orações são atendidas.

Em segundo lugar, procure relacionar-se com as pessoas através da igreja, comunidade e estreitando a amizade com um amigo. A Bíblia afirma que "há amigos mais chegados que um irmão" (Pv. 18:24), e este certamente poderá lhe ajudar.

E, acima de tudo, tenha esperança e certeza de que Deus está ao seu lado. Ele afirmou: "não temas, porque Eu sou contigo..." (Is. 41:10), e Jesus disse "eis que Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt. 28:20). Isso fará você se sentir feliz e acompanhado.

REFLEXÃO: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails