Comentários Lição 03 - A Palavra: Base do Reavivamento (Carlos Bittencourt)

13 a 20 de Julho de 2013

Veja um impressionante texto de O Grande Conflito: “Satanás emprega todo artifício possível para impedir os homens de obter conhecimento da Bíblia, pois os claros ensinos desta põem a descoberto os seus enganos. Em todo avivamento da obra de Deus o príncipe do mal está desperto para atividade mais intensa; aplica atualmente todos os seus esforços em preparar-se para a luta final contra Cristo e Seus seguidores. O último grande engano deve logo patentear-se diante de nós. O anticristo vai operar suas obras maravilhosas à nossa vista. Tão meticulosamente a contrafação se parecerá com o verdadeiro, que será impossível distinguir entre ambos sem o auxílio das Escrituras Sagradas. Pelo testemunho destas toda declaração e todo prodígio deverão ser provados.
Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus ser-lhes-á possível subsistir. A fim de suportarem a prova que diante deles está, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra; poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito” (Pág. 593, cap. 37, Nossa Única Salvaguarda).
Outro texto, no Prefácio do Comentário Bíblico Adventista, vol. 4 (Isaías a Malaquias), faz essa consideração: “Os adventistas do sétimo dia sempre devem ser distinguidos por seu amor pela Bíblia, amor este que é expresso pelo estudo diário do livro sagrado. O movimento adventista nunca teria existido se não fosse esse estudo, e não se pode esperar que continue sendo fiel a Deus de maneira forte e vigorosa se não for mantida uma disposição constante de examinar as Escrituras”.
Retornando ao Espírito de Profecia, vejamos essa explicação: “Nenhum outro livro é tão poderoso para elevar os pensamentos, para dar vigor às faculdades, como as amplas e enobrecedoras verdades da Bíblia” (Caminho a Cristo, pág. 90).
Incrível, não é mesmo?
Pois bem, o Senhor Espírito Santo está trabalhando em favor de nossa salvação. Em Adão, a humanidade esteve ligada ao Criador. Com a sua desobediência, passamos para a condição de mortos em nossas ofensas e pecados (Efésios 2:1 e 5), destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), separados do Criador (Isaías 59:2). Graças a atuação Divina, nos foi disponibilizado o Plano da Redenção, com todas as ferramentas necessárias para nos conduzir à salvação. Por exemplo, na semana passada estudamos o papel daoração nesse reavivamento – agora, o poder da Bíblia, a Palavra de Deus, que pode mudar nossa vida, quando acatamos com fé e obediência seus preceitos e verdades.
Tomara que seja dito assim de você, querido leitor: “Este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado” (Lucas 15:24).
Domingo – Reavivados Pela Palavra (14 de julho). A experiência de Davi está atrelada a sua busca pela leitura da confortante Palavra de Deus.
A Bíblia incrivelmente mostra a realidade negativa de várias pessoas, como é o caso de Davi, e também a poderosa obra de Deus em Sua incansável busca por salvar os perdidos, e sempre a Sua Palavra esteve disponível nessa obra – às vezes através de uma revelação direta, ou por profetas, e, como bem retratado no Salmo 119, através da leitura e estudo daquilo que o Senhor deixou registrado na Bíblia.
É verdade que nem nela encontramos todas as respostas que queremos, mas nela está, com certeza, o suficiente para a nossa salvação.
Suas páginas são como as folhas da árvore da vida, para cura de todas as nossas enfermidades.
A experiência de outras pessoas, incluindo a de alguns de nossos conhecidos, e quem sabe até mesmo de algum dos nossos leitores, reforçam a importância desse apego diário ao Está Escrito.
Há livros que nos ajudam a apreciar a leitura da Bíblia. Entre eles: Caminho a Cristo eComo Jesus Tratava as Pessoas. Você verá a Bíblia sob um novo e delicioso ponto de vista, e vai sentir uma vontade enorme de estar com ela aberta para leitura e estudo.
O querido Senhor Espírito Santo vai conduzir esse saudável hábito, ajudando-nos a ser reavivados por Sua Palavra.
Se de início você não a compreender, mesmo assim, continue lendo.
Segunda – Poder Criativo da Palavra (15 de julho). O livro Educação diz assim: “A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Esta Palavra comunica poder, gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a alma à imagem de Deus” (Pág. 126, cap. 13, Cultura Mental e Espiritual).
A Bíblia não é apenas um livro. É verdade que é um livro, mas não é apenas um livro.
O Espírito Santo de Deus revelou determinados assuntos e conduziu algumas pessoas para que registrassem essas inspiradoras mensagens. Entre Moisés e João há uma diferença aproximada de uns mil e seiscentos anos. Deus também preservou as Escrituras. A já se passou mil e novecentos anos de Apocalipse, e ela está em nossas mãos, traduzida em quase todos os idiomas conhecidos no mundo, para acesso a todas as pessoas.
Então, a Bíblia não é apenas um livro, mas é a Palavra de Deus, cujos dizeres farão que o leitor reviva espiritualmente, caso se permita também ser influenciado pelo Autor, o Espírito Santo.
Se você não tiver tempo para ela, sacrifique outras coisas, mas a leia. (Tempo é preferência).
Terça – Jesus e a Palavra (16 de julho). A obra de autoria do Espírito Santo tem propósito de existir: nos levar a ter uma experiência verdadeira com Jesus, nosso Salvador e Senhor. É uma relação plena para o reavivamento. E assim se explica João 5:39, que diz: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam”.
“A história da aparição de Jesus aos dois discípulos no caminho de Emaús revela o papel da Bíblia no início do verdadeiro reavivamento. Esses seguidores de Cristo estavam muito confusos. Aos poucos, porém, Ele expôs “o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Ele repetiu as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias. Jesus poderia ter operado um milagre para provar Sua identidade ou mostrado as cicatrizes em Suas mãos. Ele não fez assim. Em vez disso, deu-lhes um estudo bíblico.
Observe a resposta deles, quando refletiam sobre o que havia acontecido naquele dia. ‘Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras’” (Lucas 24:32).[Extraído da Lição].
Se você tem desejo de ver milagres mirabolantes, pare com isso. Simplesmente leia a Bíblia, e experimente o maior de todos os milagres: ter a vida transformada.
Quarta – Reavivamento, Fé e a Palavra (17 de julho). Numa visão de futuro, Jesus declarou que, por ocasião de Sua segunda vinda, a fé não estará tão em evidência (Lucas 18:8). Poucos a experimentarão. A descrença estará em moda.
Por outro lado, explica que os que exercitarão fé não poderão se fiar em seus própriossentimentos. Essa conversa de que se você ainda não recebeu é porque ainda não tem a fé verdadeira é um engano medonho. A base da fé está em ouvir, em ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). O foco sempre será a vontade de Deus, e não os nossos sentimentos. Devemos confiar em Deus e em Suas promessas, agindo conforme Sua Palavra.
Quando nos afastamos da leitura da Bíblia, por conseguinte estamos levando a fé a inanição.
Em seus pedidos de oração, querido leitor, ao pedir que Deus aumente sua fé, lembre-se que você deve ler mais a Bíblia. Não quero dizer que a fé aumenta simplesmente porque se lê a Bíblia, mas, por ler, compreende-se melhor que Deus está disposto a nos dar maravilhosas bênçãos – inclusive a fé.
Quinta – A Palavra: Guardiã e Salvaguarda do Reavivamento (18 de julho). Enquanto Cristo não retornar, Seus filhos ainda estarão em perigo. O reino do inimigo está em vigor. Inclusive, como já foi dito, quando da segunda vinda de Jesus, quase não se encontrará homens de fé aguardando Sua chegada.
Ora, até lá, carecemos de uma cerca, um muro, uma blindagem – e a Palavra tem esse papel. Ela tem sido a guardiã e a salvaguarda daqueles que se permitem estar em constante contato com o Criador.
Se você tem pedido que Deus o livre do mal, da tentação e de pecar, preencha sua vida com a leitura da Bíblia – ela é a resposta de Deus para você.
Então, como vimos, a oração e o estudo da Bíblia têm papel preponderante na religação, no reavivamento – e está completamente ao nosso dispor.
Sexta – Conclusão (19 de julho). “Na procura das verdades celestiais reveladas, o Espírito de Deus Se aproxima em íntima ligação com o sincero pesquisador das Escrituras. A compreensão da vontade revelada de Deus amplia, expande, eleva e dota a mente com renovado vigor, colocando suas faculdades em contato com as extraordinárias verdades. Nenhum estudo supera o estudo da Bíblia, para dar energia à mente e fortalecer o intelecto. Nenhum outro livro é tão capaz de elevar os pensamentos, revigorar as faculdades como a Bíblia, que contém as mais enobrecedoras verdades. Se a Palavra de Deus fosse estudada como deveria ser, veríamos mente esclarecida, estabilidade de propósito, nobreza de caráter, como raramente se vê nestes tempos” (Signs of the Times, 30/01/1893). [Recomendamos a leitura de “O Deus que eu conheço” – clique aqui].

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails