Comentários Lição 12 - O Melhor Presente do Céu (Zacarias) - Dr. Bruce Cameron

(Zacarias 7-14, Mateus 21) 
Introdução: Quando eu era criança, as pessoas mais velhas me diziam que se eu não obedecesse Deus, Ele não ouviria quando eu precisasse de ajuda.  Outros diziam que Deus me ouviria, independente daquilo que eu pudesse fazer. Nosso estudo em Zacarias 7, ajuda a desvendar esta questão. Uma outra questão, quando eu era jovem, consistia em saber se o cristianismo era a religião correta. Havia muitas religiões. Cresci como cristão então, como eu poderia ter certeza de que nasci na religião certa?  Zacarias 9 e 11 auxiliam nesta questão. Vamos mergulhar na lição e ver que lições Deus tem para nós!

I. Com os Ouvidos Tapados

A. Leia Zacarias 7:2-3. Parece estranho, hoje em dia, jejuar no “quinto mes,” mas essa tradição surgiu porque o templo de Jerusalém foi destruído no quinto mes. O que você acha que motivou o povo a pedir a Deus para continuar essa prática?  (Eles estavam recontruindo o templo! Talvez tivesse chegado o momento de parar com o jejum, em memória de sua destruição.)

B. Leia Zacarias 7:4-6. Isto é um “sim” ou um “não?” (Parece ser como um:  “sim, parem de jejuar no quinto mês.”)

1. Por que Deus diz: “sim?” Por que Seu “sim” é tão ambíguo? (Deus diz que o povo nunca foi sério mesmo!  Eles não estavam chorando a perda de suas residências. Eles estavam, meramente, pensando em si mesmos.)

2. Lembre que, quando estudamos Ageu, surgiu uma controvérsia sobre a possibilidade dos 70 anos terem passado e o povo poderia começar a trabalhar para reconstruir o templo?  Quando Deus falou para o povo, Ele não discutiu a questão técnica sobre o momento em que a profecia terminou.  Em vez disso, falou-lhes quanto a serem devotados para o Seu trabalho. Por que? (Deus parece estar mais preocupado quanto ao nosso relacionamento com Ele, do que com interpretação profética.)

C. Leia Zacarias 7:8-10. O que isto tem a ver com jejum? (É um “jejum” do pecado. Deus deseja que neguemos o próprio "eu", para refletirmos Sua bondade e tratamento justo.)

D. Leia Zacarias 7:11-12. Como as pessoas estavam reagindo às instruções de Deus?

E. Leia Zacarias 7:13-14. Isto é “vingança?”  Isto é - “se você não Me escuta, não vou escutar você?” (Considere o contexto. Deus diz: “Você nunca esteve , realmente, preocupado comigo ou em ouvir-Me.  Por que Eu deveria ouvir e responder ao que você não vai ouvir?” Não acho que isto seja vingança. Acho que Deus está dizendo que não seria nada bom ouvi-los.)

F. Qual é a lição para nós, se pensarmos que Deus não está nos ouvindo? (O problema é deixar tudo sob nosso controle. Se não estamos ouvindo Deus, Ele não vai desperdiçar esforços, respondendo para nós.)


II. Um Novo Dia

A. Leia Zacarias 8:3-5. Qual é o futuro de Jerusalém? (Os mais indefesos sentir-se-ão seguros nas ruas..)

B. Leia Zacarias 8:6. Como você responderia a Deus? (As pessoas não tiveram um relacionamento correto com Deus. Elas ficam maravilhadas quando Deus as abençoa.)

C. Leia Zacarias 8:14-17. Como Deus pode dizer: “não tenha medo?”  Deus não está dizendo que Ele mudou Seu modo de pensar e que agora fará coisas boas para Seu povo, ao invés de fazer coisas ruins?

1. Leia Jeremias 29:11-13. Como você enquadra os “planos de Deus”, no que acabamos de ler, a respeito de como Ele muda Suas atitudes em relação a nós? (O objetivo de Deus é sempre o mesmo - dar-nos esperança e um futuro. Podemos parar de escutar Deus e as coisas ruins podem resultar, naturalmente, mas o plano de Deus étransformar isto em algo bom. Deus quer que sejamos Seus parceiros em fazer o bem.)

D. Leia Jeremias 8:20-23.  Que mensagem “um judeu” deve ter para aqueles dez que querem aprender sobre o Deus Todo-Poderoso ? (Busque a Deus. Preste atenção a Deus. Seja justo com os outros. Deus abençoará você!)


III. A Mensagem do Rei

A. Leia Mateus 21:1-3. O que Jesus viu, profeticamente, na aldeia? (Uma jumenta com um jumentinho.)

B. Leia Mateus 21:4-9 e Zacarias 9:9. Qual foi a profecia de Zacarias sobre Jesus?

C. Leia Mateus 21:10-13. Que tema está repetido aqui que vimos, anteriormente, em Zacarias? (As pessoas estavam concentradas em suas próprias necessidades e riqueza. Elas não estavam focadas nas necessidades de Deus e na casa de Deus.)

D. Leia Zacarias 9:10. Se você acreditou nesta profecia, deveria achar que Jesus viria como um herói militar? (Isto diz que o povo de Deus estará desarmado , mas vai desfrutar da paz.)

1. O que isto nos ensina sobre Jesus? (Ele não foi predito apenas pelos profetas, mas Ele reflete a mensagem histórica de Deus.)

2.  “Prestar atenção às necessidades de Deus” é uma message para nós, hoje? (Sim. Continuamos vendo este tema: se nos concentrarmos nas necessidades de Deus, Ele cuidará de nós e nos dará paz.)

3. Vamos verificar a realidade. Daniel era um seguidor de Deus? (Sim. Veja, por exemplo, Daniel 1:8-9.)

a. Daniel também esteve cativo? (Sim. O mal das outras pessoas pode criar problemas em nossa vida.  Entretanto, a intenção de Deus para conosco é abençoar-nos se O tornarmos prioridade.)

E. Leia Zacarias 11:4-7 e João 10:14-15. Temos dois tipos diferentes de pastores, aqui. Quem é o Bom Pastor? (Jesus)

1. O que faz a diferença entre os pastores? (Os maus pastores usam as ovelhas para suas próprias vantagens.)

F. Leia Zacarias 11:8-11. Quando Jesus veio, como Seu povo reagiu a Ele? (As autoridades, em geral,O detestavam.)

1. Esta é, agora, uma profecia sobre Jesus?

2. O que aconteceu ao rebanho que detestava Jesus? (Deus quebrou Seu cajado chamado “Favor", revogando Sua aliança com eles.)

G. Leia Zacarias 11:12-13, Mateus 26:14-16, e Mateus 27:3-8. O que isto nos diz sobre Jesus? (Esta é uma profecia específica sobre Jesus, que foi cumprida. Não era uma questão que Jesus e Seus discípulos poderiam manipular.)

H. Leia Zacarias 11:15-16.  Já discutimos sobre o cativeiro babilônico e como Deus abençoou Seu povo, posteriormente. O que isto sugere sobre o bem estar, a longo prazo, do povo de Deus? (Tendo rejeitado o Pastor que se importava com eles, eles recebem um pastor que “arranca seus cascos”.) 

I. Leia Zacarias 13:7-8. Qual o resultado específico de golpear o Pastor? (Terrível ruina para o povo de Deus.)


IV. Restauração

A. Leia Zacarias 13:9. Qual é o futuro, para o povo de Deus? (O grupo que sobreviver ao terrível tempo, sairá fortalecido na fé. Deus irá reivindicá-lo como Seu povo, e eles proclamarão: “O Senhor é nosso Deus.”)

B. Leia Zacarias 14:1-3.  Recentemente, li um livro sobre a história de Jerusalém. Ela foi palco de muitas batalhas.  Quando esta batalha terá lugar? (“O Dia do Senhor” aponta para a Segunda Vinda de Jesus.)

C. Leia Zacarias 14:4. Isto já aconteceu? (Não. Claramente, este é um evento futuro.)

1. O que Jesus está fazendo em favor de Jerusalém e Seu povo? (Ele está vindo em poder, para defender a cidade.)

2. Leia Zacarias 14:5. Quem está com Jesus? (“Todos os Seus santos.”)

3. Como essa sequência de eventos se desenrola?  Leia 1 Tessalonicenses 4:16-17. Isto tem a ver com a Segunda Vinda de Jesus e Seu encontro conosco nos ares, e não com Ele estar indo para Jerusalém, para dividir a montanha ao meio.  Como você explica isto?

4. Leia Apocalipse 20:4-9 e Apocalipse 21:1-3. Como isto esclarece a sequência de tempo? (Na Segunda Vinda de Jesus , seremos levados, diretamente para o céu, para viver com Ele, por mil anos. Esta é a “primeira ressurreição,” a ressurreição dos justos.  Após os mil anos se passarem, Jesus, a Nova Jerusalém e os salvos retornarão à terra. Os ímpios serão levantados na segunda ressurreição, atacarão a Nova Jerusalém e Jesus os vencerá.)

D. Leia Zacarias 14:6-9 e Apocalipse 22:1-5. Zacarias e João, o revelador, estão descrevendo a mesma cena? (Acho que sim.)

E. Se Zacarias tão bem descreveu a forma como Jesus iria cumprir a profecia, podemos duvidar do cumprimento da profecia de Zacarias, sobre o fim do mundo?

F. Amigo, Jesus está procurando aqueles que querem ouví-LO, aqueles que desejam avançar o reino de Deus, na terra. Se vocênão está entre eles, por que não decidir, hoje, a fazer essa mudança? Por que não decidir ouvir a Deus, e fazer com que seu maior objetivo seja dar glórias a Ele ? Você pode enfrentar problemas, mas Deus prometeu vencer a batalha para Seu povo e Sua cidade!


V. Próxima semana: Para que não nos esqueçamos! (Malaquias) 

Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Toda referência às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI), copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da ZondervanBiblePublishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses. Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu alguma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.

Direito de copia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudos na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003, pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves {  } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam do original. Ore pela orientação do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita, via Dr. Bruce Cameron Blog

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails