(adaptado do texto de Nilma Coimbra)
"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mateus 18.3)
"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mateus 18.3)
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os demais deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como o "Dia da Criança" pelo então presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
No entanto, somente em 1960, foi que a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser "oficialmente comemorada". A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. (Sem dúvidas, um dia de consumismo desenfreado).
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar suas vendas. No ano seguinte, fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. Desde então, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
O Mestre nos ensina: descanse nos braços do Pai, seja como uma criança! Seja puro, sincero, inocente em palavras, simples no agir e no sorrir. Ame desinteressadamente, esteja sempre contente, aprenda incansavelmente.
Não sabem dissimular. Não criticam, indagam apenas. Não discriminam, aceitam a todos sem distinção. Sabem conviver com as diferenças.
São alegres a todo tempo, cantam, dançam… Fazem da vida uma eterna festa. Satisfazem-se com qualquer brinquedo, independente do valor. Não são ambiciosas. Nos ensinam mais que qualquer sábio.
Não nos pedem nada em troca, no entanto, quando amadas, nos enchem de amor. Tocam a nossa alma com a sua inocência.
Seus olhares brilham, donos de sorrisos verdadeiros. Mesmo as que não tem a oportunidade de ter um lar, sabem sorrir, sabem brincar. Quando nos dão este presente, ganhamos o dia… Pois o seu sorriso é sempre uma lição de amor. Amor do Pai.
Que o mesmo Pai de amor hoje, possa te lembrar que um dia fostes uma criança, e da mesma forma que um dias fostes, terás que voltar a ser. Tente fazê-lo hoje! Feliz dia das crianças.
Que Deus te abençoe!
Reflexão: "Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão" (Salmo 127:3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário