Pão de Massa Azeda

(por H. Dennis Fischer)

"Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos." (Lucas 12:1-7)

O pão de massa azeda tornou-se popular durante a corrida do ouro na Califórnia em meados dos anos 1800. Este era o pão favorito durante a grande corrida do ouro no Alasca, em 1890. Os exploradores de minas carregavam consigo uma pequena porção da massa azeda que continha fermento natural. Essa massa podia então ser usada como matéria-prima inicial para produzir mais do pão de massa azeda, o favorito.

Na Bíblia, no entanto, o fermento ou levedura pode ter uma conotação negativa. Por exemplo, no Novo Testamento, “levedura” refere-se frequentemente à má influência. Por esse motivo, Jesus disse: “… Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lucas 12:1).

Os hipócritas aparentam justiça enquanto escondem comportamentos e pensamentos pecaminosos. Cristo advertiu Seus discípulos e a nós também de que os pecados secretos serão um dia expostos para completa revelação. Ele disse: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12:2). Por esta razão, devemos temer a Deus com reverência, pedir Sua graça para renunciar o pecado e crescer como cristãos autênticos.

O fermento pode ser algo positivo numa padaria, mas pode também relembrar-nos de que devemos nos proteger da influência permeável do pecado em nossos corações.

Pensamento: “… sabei que o vosso pecado vos há de achar”. (Números 32:23)

Fonte: RBC

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails